Zebra ao trocar um ATmega328-PU por um ATmega328P-PU

Comprei 2 ATmega328P-PU ‘s como backup do original ATmega328-PU dos meus UNO's Rev3 e Rev1. Eles já vieram com o bootloader e também com um sketch default que pisca um led. Quando eu faço o upload de um novo sketch, ambos funcionam certinho executando o novo código.

Mas, quando eu desligo os UNO's e depois os religo, o sketch que executa é o default (que pisca o led) e não o novo que fiz o upload.

Já procurei em vários foruns. O Ricardo Pedroso também já me ajudou. Poré, tudo sem sucesso. A melhor explicação que achei foi que, embora ambos sejam compatíveis (328P-PU e 328-PU), eles são diferentes e possuem parâmetros, certificados diferentes. Como eu não achei em lugar algum uma maneira de informar ao Arduino que o chip náo é mais o 328-PU, mas sim o 328P-PU, continuo tendo que fazer upload toda vez que ligo o UNO com os novos chips.

Algumas pessoas também disseram que é "pau" do bootloader e que eu deveria gravá-lo novamente. A própria ATmell nao quis responder, dizendo que era para ver com a turma do Arduino.

Ainda não quis tentar regravar com receio de perder os chips por falta de conhecimento que justifique o caso ou mesmo barbeiragem na hora de regravar.

Tenho os 2 arduinos, mas não tenho um gravador. Já vi tutoriais de como usar 2 Arduinos para regravar, mas a maioria não falava sobre esses MCU's.

E ai, pessoal, alguma orientação ?

Desde já obrigado.

Paulo Jericoh

Exibições: 3902

Responder esta

Respostas a este tópico

Ué... meu 2009 tem um 328P. Alias, não é o modelo da versão original? Assim como o uC que uso em todos os meus projetos "standalone" é o 328P.

Eu tentaria regravar o bootloader (é simples essa tarefa).

Bom... eu tenho um Rev3 e Rev1. Ambos com 328-PU. Tenho um também um MINI e esse já veio com um smd 328P-AU.

Tive este problema, comprei aqui no LdG um ATMEGA328 e veio com o Optiboot, toda vez que ligava a USB no Arduino, o sketch que eu tinha gravado simplesmente sumia, e ficava o padrão do led piscando. 

Resolvi o problema fazendo uma cópia de bootloader entre o Arduino e o novo processador. 

Grava o Bootloader nesses novos processadores, não pega o optiboot, de preferência a fazer uma cópia de bootloader, veja o esquema para copiar o bootloader que é fácil. 

É exatamente isso. Só não entendi o "não pega o optboot". Você tem um link com o esquema que funcionou ?

Obrigado.

Cara eu tive o mesmo problema, eu usei esse um sketch especial para gravar nesses ATMEGA.
http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637

Ele tem links para dois sketchs, um que identifica o tipo de ATMEGA e um que vem com o bootloader internamente, foi o jeito q achei para gravar eles...

Olá Marcelo, estou tendo problema em gravar o bootloader no atmega 328p-AU, poderia me dar mais detalhes da forma que vc conseguiu?

Não use esse optiboot para gravar nos novos ATMEGAS, acredito que o problema é com isso. 

O esquema está aqui: http://www.seriallink.com.br/lab/Arduino/Gravando_Bootloader_Usando...

aqui tem outro:

http://dqsoft.blogspot.com.br/2011/11/passo-passo-usando-o-arduino-...

Atenção: se você tiver o UNO deve usar um capacitor eletrolítico de 10uF, 16V ou mais.
Atenção para a polaridade do eletrolítico, o terminal '-' deve estar ligado ao terra e o terminal '+' ao pino de Reset do Arduino UNO.

A ideia é montar o ATMEGA NOVOS numa protoboard, como aqui: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-montar-o-garag...

e utilizar o Arduino para copiar o bootloader do ATMEGA328 do Arduino para o ATMEGA328 na protoboard. 

 

 

Boas notícias!

Até tenho quase todos os componentes, exceto o cristal avulso.

No link do Marcelo tem um exemplo sem o cristal. Vou tentá-lo e, se não funcionar, vou providenciar um cristal e seguir o exmeplo do Luís. Obrigado a ambos.

Postarei o resultado.

Obrigado.

Realizei os procedimentos da opção "Alternate clock source" do link http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637.

Fiz o primeiro passo, deu certo, mas quando desliguei e religuei, voltou tudo ao que era antes. Executei novamente e já deu erro. Fiz as verificações e também com erro.

Ou seja, não consigo mais reproduzir o procedimento e, embora não tenha resolvido, pelo menos ele continua funcionando como era antes: não gravando o sketch novo e executando o blink.

Se não errei, acho que o próximo passo é comprar o cristal para fazer os demais casos.

Obrigado.

Siga o exemplo dos dois links que eu postei que dará certo, acredito que nem precise do cristal para gravar o bootloader.

Mas os três links exigem o cristal. Se simplesmente não colocá-lo poderá dar certo ou pelo menos não danificará o chip ? Sou experiente em software, mas nem tanto em eletrônica. Obrigado.

Pode fazer sem medo, não irá danificar seu chip. 

Não esqueça de colocar o capacitor eletrolítico de 10uF, entre o GRD e RESET do UNO.

Eu clonei o bootloader do meu UNO para três chips iguais a este que você comprou, e deu certo. 

E gravei um novo bootloader no chip que comprei no LdG (que veio com o optiboot), também deu certo. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço