Olá a todos.

A um tempo atrás adquiri um módulo com o XL4015. A ideia era apenas limitar a corrente de saída (comprei por curiosidade, e pq suporta até 5A, diferente do lm2596, que vai até 3A). Da mesma forma, o primeiro, no anúncio diz que serve para carregar baterias de lítio.

Link do módulo: https://pt.aliexpress.com/item/32984121389.html?

Meu esquema está da seguinte forma:

Fonte 24V -> Módulo XL4015 (Ajustado para 12.6V e limitado a 1A) -> HX-3S-01 (bms) -> baterias.

ps - Não vou entrar no mérito da eficiência dos módulos baseado nos gráficos de carga das baterias e outras coisas.

Aparentemente, tudo está funcionado do jeito que deveria, entretanto, existe algo que está me incomodando.

Quando a fonte NÃO está conectada, a bateria alimentada o XL4015 (através do output), ficando com tensão no in/out (vcc), além de ficar com o led verde (indicando "carga completa") ligado o tempo todo. Isso consome cerca de 12mAh.

Só que:

0,012 x 24 = 0,288 * 7 = 2,016A.

Ou seja. Se o material ficar desligado e SEM USO, em 7 dias, as baterias serão consumidas.

Eu sei que todo circuito consome um pouco de corrente, incluindo o próprio hx-3s-01, mas talvez este consumo com o material desligado, talvez, seja um pouco absurdo.

Para facilitar a vida, bati umas fotos e obtive as seguintes informações:

ps- Esse " 4'31 ", eu não tenho certeza se tinha algo a mais. É um componente muito pequeno, e consegui essa informação com a câmera do celular (e com dificuldade)

Estou procurando soluções para contornar essa situação. Até o momento, a única coisa que imaginei foi adicionar um 10A10 (diodo - que tenho em estoque) em série no out+ do XL4051 e, consequentemente, aumentar o valor de 12V6 para 13~13v5..

Sugestões? Orientações? Gráficos? Links? Video? Imagens? Qualquer coisa? kkkkk

Exibições: 474

Responder esta

Respostas a este tópico

Fazendo uns testes com o módulo, vi uma coisa interessante.

* Fonte 24v e 3A ligada ao IN+/IN- do módulo XL4015.

* OUT+ => Diodo 10a10 => Resistor de 5r6 => Out-.

A) SEM CARGA

- Consumo: 0

- Tensão medida no out+/out-: 12,95v

- Tensão medida no resistor: 12,63v

B) Com carga e ajuste para 5A max. 

- Consumo: 1.85A

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,6v

C) Com carga e ajuste para 4A max. 

- Consumo: 1.88A

- Tensão medida no out+/out-: 12,81v

- Tensão medida no resistor: 12v

D) Com carga e ajuste para 3A max. 

- Consumo: 1.88A

- Tensão medida no out+/out-: 12,80v

- Tensão medida no resistor: 12v

E) Com carga e ajuste para 2A max. 

- Consumo: 1.88A

- Tensão medida no out+/out-: 12,85v

- Tensão medida no resistor: 12v

F) Com carga e ajuste para 1A max. 

- Consumo: 1A

- Tensão medida no out+/out-: 6,92v

- Tensão medida no resistor: 6,10v

Obs- Aqui surgiu um ruidinho que lembra uma panela de pressão, quando pega pressão, só que com o volume baixinho.

F) Com carga e ajuste para 500mA max. 

- Consumo: 500mA

- Tensão medida no out+/out-: 3,85v

- Tensão medida no resistor: 3,10v

Obs- nessa situação, o ruidinho foi mais alto que na situação anterior.

G) Com carga e ajuste para 250mA max. 

- Consumo: 250mA

- Tensão medida no out+/out-: 2,29v

- Tensão medida no resistor: 1,57v

Obs- o ruido foi inferior ao "F"

H) Com carga e ajuste para 100mA max. 

- Consumo: 100mA

- Tensão medida no out+/out-: 1,28v

- Tensão medida no resistor: 0,6v

Obs- o ruido foi inferior ao "G"

Observem que a partir de 1A, a tensão começou a baixar muito. É natural isso?

Testes extras (Testei por curiosidade, mas estou compartilhando aqui) 

Com carga e ajuste para 1A max. 

Resistor: 15K

- Consumo: 0,8mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,43v

Resistor: 1K

- Consumo: 12mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,35v

Resistor: 540r

- Consumo: 23mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,35v

Resistor: 270r

- Consumo: 46mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,28v

Resistor: 81r

- Consumo: 150mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,20v

Resistor: 65r

- Consumo: 182mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,20v

Resistor: 47r

- Consumo: 235mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,20v

Resistor: 31r

- Consumo: 345mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,15v

Resistor: 25r

- Consumo: 500mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,15v

Resistor: 19r5

- Consumo: 645~mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,15v

Resistor: 12r5

- Consumo: 905~mA

- Tensão medida no out+/out-: 12,9v

- Tensão medida no resistor: 12,15v

Onde vc mediu o consumo? Como mediu?

Olá celso.

Quando está tudo desligado, a bateria alimentava o módulo (através do out). Por isso, usei o pino do VCC, com um multímetro, para verificar a corrente que estava sendo passada.

Até o momento, a melhor solução que estou achando, é ajustar o XL4015 para 13,22v e adicionar o diodo, em série, no out+.

com 7~25mA, ele terá exatamente 12,6v na saída.

É um drop do diodo.

obs- Aceitando sugestões.

[RESOLVIDO]

A solução foi adicionar um diodo em série do XL4015 para o HX-3S-01. O ajuste de tensão foi de 12,6v para 13,22. A tensão poderia ir até 13,4v mas, por insegurança minha, preferi manter uma margem de segurança.

Adicionar um diodo 10a10 entre o xl4015 e o HX-3s-01, resolveu o problema do dreno da bateria quando está tudo desligado.

Entretanto, surgiu um novo problema.

10a10 datasheet: https://storage.googleapis.com/baudaeletronicadatasheet/10A10_MIC.pdf

A variação da tensão do diodo é diretamente proporcional a corrente que é passada por ela, digo isso através de um teste prático e também através de uma simulação no Protheus (mas acho que isso é uma característica de todo diodo).

Se formos considerar, o valor de 0,7v, então o regulador (xl4015) deveria ser ajustado para 13,3v, que com a queda, ficaria em 12,6 (ou menos, a depender do estado da bateria).

O problema surge a partir do momento em que a bateria começa a ficar carregada, afinal, a queda da tensão no diodo começa a ser reduzida. Cheguei a medir 12,85v entre o diodo e o hx-3s-01 (que estava ajustado em 13.15v). 

Para "resolver" esse problema, estou pensando em colocar um resistor, acionado por um transistor, para gerar um dreno enquanto o módulo estiver ativo. Vejam a imagem:

Desta forma, em tese, existiria um dreno, em paralelo com o hx-3s-01, que evitaria a redução da queda no diodo (ou seja, manteria a queda na faixa de 0,6v).

Este dreno seria acionado somente quando a fonte de 24v fosse conectada, tendo em vista que a base do transistor estará conectado a ela.

O que acham?

Boa tarde,

A solução é simples, basta desligar os fios entre estes 2 módulos.

O seu módulo foi projetado para carregar várias baterias e não faz sentido deixar os fios ligados.

Boa sorte,

  'Eiju

Olá Celso.

De fato, a solução mais eficaz é exatamente essa. Entretanto, o módulo e a bateria já estão dentro de uma caixinha, e a ideia é que o usuário não tenha controle disso.

Sei que a melhor alternativa, seria colocar um rele, mas o espaço não comporta mais nada.

O projeto está legal, mas não fui capaz de prever alguns problemas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço