Bom dia.

Sou iniciante e estou com um grande problema.

Estava testando algumas coisas com meu MotorShield que é um igual a este: http://dx.com/p/arduino-compatible-2-channel-relay-shield-module-13...

e de uma hora para outra nas saídas(4, 8, 12) que o Arduino usa para fazer funcionar o shield a voltagem cai absurdamente de 5V para 2V e assim os CI`s do MotorShield não são ligados por falta de energia.

Como eu descobri que as saídas estavam com voltagem baixa:

Removi o MotorShield e tudo que estava conectado no Arduino e fui com o Multímetro testando todas as saída e obtive baixa saída nas saídas 4,8 e 12 que são as que ligam os motores.

Agora o grande problema:

Quando eu retiro a linha de programação

motor.run(FORWARD);

todas as saídas ficam normais com seus 5V.

Pensei então em trocar na biblioteca as saídas utilizadas para alimentação do shield e assim fiz:

troquei a 4 pela 6, a 8 pela 5 e a 12 pela 9.

E quando boto pra rodar o programa a Voltagem do Arduino caem nessas portas(5, 6 e 9) de 5V para 2V.

Não tenho idéia do que seja, fico muito grato se alguém puder me ajudar.

Obrigado,

Amauri

Exibições: 1589

Responder esta

Respostas a este tópico

O setup do motor aí não iria interferir muito eu acredito, não é obrigatório coloca-lo eu acho.

Mas vou mexer nisto também.

Obrigado,

Amauri

Muito obrigado pessoal, problema resolvido.

Agradeço a atenção de Euclides Franco, Luís Bulek e Victor Santos.

Abraços,

Amauri

Mas então, diz aí qual foi a solução.

Assim trocamos informações, e também ajuda caso alguém tenha um problema parecido.

Funcionou fazendo como no comentário do Luís Bulek eue stava usando a alimentação da placa pelo arduino, na placa tem um contato que você escolhe alimentação pelo arduino ou externa. Estava pelo arduino, deixei externa e tudo funcionou 100%.

Abraços,

Amauri

Que bom que funcionou. 

Você tem que lembrar que o L293D é composto de 4 pontes H, o que por si só já necessita de uma fonte robusta,acrescentando mais os motores, ele pode gerar picos de 1A. 

Observe que dependendo dos motores que você estiver usando, os L293D esquentaram bastante, se for este o caso, cole um dissipador de alumínio em cima de cada L293D. Talvez com motores CC não aqueça tanto, mas com motores de passo é garantido que sim. 

Entendi!

Eu não sabia desse alto consumo do L293D.

Utilizarei motores CC mas mesmo assim ficarei de olho na temperatura.

Você pode me dar uma dica quanto a qual fonte utilizar?

Muito Obrigado,

Amauri

Isso depende da tesão dos motores que vc vai usar. 

Pode parecer boboca, mas as vezes a gente se esquece: vc ligou o shield na alimentaçao externa?

Esses shields de motores PRECISAM de uma alimentação independente do arduino.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço