Por favor me oriente:

Preciso ver, de meu escritório, pela internet, se uma lâmpada de casa está acesa.

Tinha pensado no LDR (analógico) mas deve ter sensor melhor (digital).

Obrigado. 

Obs. gostaria de usar o ESP32.

Exibições: 542

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Mark, para verificar se a luz está acessa a melhor maneira é colocando um sensor de tensão AC sendo possível verificar se sistemas que deveriam estar desligados, na verdade estão ligados como o seu.

Vou procurar entender. Tens alguma referência. Muito obrigado

O sensor deveria "sentir" se tem tensão no retorno da lâmpada:?

Exatamente, segue o exemplo deste link:
https://blogmasterwalkershop.com.br/arduino/arduino-utilizando-o-se...

Não sei qual a sua experiência com rede elétrica mas não custa nada deixar avisado, tenha o máximo cuidado e atenção para evitar choques elétricos.

Yuri boa tarde, 

Se a lampada estiver queimda, esse sensor de tensão vai indicar que a lampada está acesa? 

Boa pergunta. Melhor usar um sensor de corrente.

Só não vale dizer agora que uma fuga para a terra também vai mascarar o sensoramento.   :-)

Bom dia, 

Acho mais indicado nesse caso, um sensor de luminosidade. 

Boa! Talvez você esteja se referindo a um outro tipo de sensor, mas como não conheço o assunto, achei que a primeira idéia do O.P. fosse um sensor de luminosidade, quando ele se referiu a um LDR.

Não conheço sensores de luminosidade. Não sei a relação entre sensibilidade e faixa espectral.

Também não sei se tem coisas do tipo filtro espectral, etc.

Então pergunto: Como se faz para que o sensor de luminosidade não dê informação falsa de lâmpada acesa quando o local estiver iluminado pela luz do dia?

Desde já, agradeço.

D.T. Ribeiro.

Bom dia Ribeiro, se a lâmpada queimar o sensor vai indicar que está acesso mesmo. Para isso precisa colocar em série. Mas nesse caso pode ser utilizado o sensor ACS712(sensor de corrente) no lugar do sensor de tensão AC.  O problema do LDR é que qualquer fonte de luz pode causar interferência e ai você vai precisar posicionar ele em um ponto especifico no seu escritório ou definir a intensidade para indicar luz acessa em fim, vai depender da característica luminosa deste local.

Olá, Yuri.

Obrigado por responder.

Por isso que eu admiro Ed Murphy, A primeira lei de Murphy diz:

"Nada é tão simples quanto parece!"

D.T. Ribeiro.

Bom dia, 

Você poderá conferir e calibrar os valores medidos para luz natural e luz artificial dentro do ambiente. 

Dessa forma, obterá uma indicação precisa se a luz está acesa. 

Olá Gustavo.

   Tem algum datasheet deste tipo de sensor onde mostra a sensibilidade espectral?

   Aí poderíamos verificar se a sensibilidade espectral é tal que possibilite esta discriminação.

   Claro que teríamos que saber também que tipo de lâmpada o O.P. está usando, i.e., qual o espectro de emissão. Se for o mesmo ou muito próximo da luz natural, fica complicado.

D.T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço