VANT - Veículo Aéreo Não Tripulado.

 

   O nome diz quase tudo. Provavelmente quem bate o olho, já sub-entende as vantagens desse projeto. Não é atoa que é um mercado com crescimento absurdo nos últimos anos.

 

   Mas não vim aqui falar sobre os VANTs em si. Estou no último ano do ensino médio, e também do técnico em mecatrônica, e o colégio recebeu a proposta para participar de uma competição organizada pela DCA-BR, onde deve ser desenvolvido um projeto relacionado ao VANT. Não precisa necessariamente ser um helicóptero autônomo completo, pode ser desenvolvido apenas um sistema inovador de transmissão de comandos, ou interfaces, ou até mesmo o VANT completo, do começo ao fim.

 

   Estou realmente interessado, fico meio apreenssivo, porque os vestibulares estão ai, somado ao TCC, resulta numa demanda de tempo enorme. Talvez essa competição do VANT me tome um tempo precioso. Mas ainda assim, acho que não vou resistir essa.

 

   Estou abrindo o tópico, para ver a opnião de vocês, talvez idéias, sugestões. Enfim, ainda não li todo o manual de regras do VANT e tal, só vou ter tempo de fazer isso na vdd, quando voltar dos EUA, então vou demorar um pouco ainda para começar a desenvolver esse projeto.

 

   Agradeço desde já, quem for cotribuir com algum comentário.

 

Exibições: 652

Responder esta

Respostas a este tópico

cara, coloca um link

Então, na verdade para esse ano ainda não há links no site da DCA-BR, apenas do ano passado, mas vou postar alguns aqui:

 

http://www.dcabr.org.br/noticias/2010/premio-vant-24-03-2010.aspx (Curso que é ministrado aos participantes gratuitamente, antes do início da competição)

 

http://www.dcabr.org.br/eventos/proximos-eventos/premio-vant-14-12-... (Edital e regulamento da competição de 2010)

 

http://www.dcabr.org.br/noticias/2010/premio-vant-20-12-2010.aspx?l...  (Premiação de 2010)

 

Estou pensando em talvez montar um quadcóptero. Sempre tive vontade...

É então .. dei uma olhada a uns dias atrás.

 

Meu único medo, como eu disse, seria a demanda de tempo, e dinheiro. E o quadcóptero acho que iria consumir bastante dos dois, mas mesmo assim ainda não discartei a idéia.

 

Quando voltar, vou ver isso com mais calma.

 

Estou pensando também, em talvez criar um sistema de movimentação diferente dos flaps convencionais. Algo que proporcione mais manobrabilidade, uma vez que um VANT não sente tonturas, como o piloto de aviões tripulados, penso que seria interessante ele ter uma manobrabilidade mais rápida e eficiente.

Hnn, é, realmente eu não sabia essa parte da manobrabilidade. Obrigado.

 

Não conhecia essa dos Alienígenas do Passado. Nem do mercúrio. Vou pesquisar, obrigado pela dica.

hehehe, fazer o mercúrio rotacionar tanto que crie o efeito dinamo e, como o centro da terra, crie um campo magnético não o fará levitar cara, mas é algo muito legal a se fazer :)

Vc sabia que usando o SDK do Flight Simulator , é possível receber em uma aplicação independente, todas as informações do voo simulado , e com ela passar as informações para o mundo real através de uma porta serial ou USB. 

Também é possível gerar as informações de vôo externamente como em um aeromodelo, balão , ou num VANT e passar as informações por  uma "netpipe" para o flight simulator , que apresentará um vôo como se fosse simulado , mas na verdade é o display virtual de um voo que acontece no mundo real !

Pode-se até usar um arduino com um GPS para gerar estas informações a partir do aeromodelo e passa-las via celular para o console onde se roda o Flight simulator.

link com mais informações sobre o SDK do flight simulator

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço