Garagistas.

Tenho acompanhado aqui no fórum a busca pelo desenvolvimento dos mais diversos projetos com o arduíno por usuários mais avançados ou mesmo ainda pelos novatos que buscam aprender e dominar toda tecnologia envolvida.

Com todo respeito aqueles que estão envolvidos no desenvolvimento:

- Por serem estudantes  e  que se dão por satisfeitos entendendo o conceito  vendo uns leds piscarem.

-  Também pelos que o fazem, por  hobby, pelo prazer de ter um gadget de uso pessoal feito pelas próprias mãos.

Pergunto:

- Quantos desenvolveram algum projeto (útil) que virou produto comercial ?

- Quantos vivem de projetos e produção comercial de hardware com arduíno ,  pic´s e outros microcontroladores ?

Ou sendo mais prático e específico:

Quem está tendo sucesso desenvolvendo e vivendo de microinformática (hardware) sendo um empreendedor ? ( Essa pergunta não vale para funcionários de indústrias do meio ou de grandes empresas) 

Não achei tópico semelhante a este.

Se quiserem colaborar contando sua experiência seria muito interessante ler alguns testemunhos...

Abraços!

Exibições: 5304

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom, vou ser o primeiro a postar uma resposta aqui, eu particularmente, comecei a programar ha mais ou menos um mês, e  só não to ganhando dinheiro ainda devido à minha falta de experiencia em programação e não garantir que meus códigos sejam executados perfeitamente, estou com um projeto para ser alugado a um cliente, que precisaria de um mês para testá-lo, mas o cliente não dispõe desse tempo, então tenho que dar meus pulos, estou no batente, vou chegar la, tenho outra penca de projetos para fazer, que seriam feitos com componentes discretos, (sou bom em eletrônica), agora que to me metendo com programação estou disposto a usar um minimo de componentes a parte para meus projetos... não tenho medo de meter a cara, o problema é que me chefe FDP encomendou um serviço e o único que faz isso na empresa sou eu, mas mesmo assim sou novato... essa ultima semana me deu um UP de experiencia que vou te contar! acho que só trabalho bem sobre pressão! rsrs..

mas eu pretendo atuar no ramo da programação, e se Deus permitir para de trabalhar para os outros!

Augusto.

Obrigado pela resposta vejo que você já vive da profissão e tem uma veia empreendedora que pretende explorar.

Vamos ver o que dizem outros garagistas...

Bem,vou deixar aqui meu legado também sobre o assunto, inicio de 2012 comecei meus trabalhos com uma plataforma livre de scada, chamado scadabr, um programa supervisorio muito maneiro em que eu juntos com um grupo de garagistas desenvolvemos muita coisa, queria tê-lo colocado no mercado agora inicio de 2013. no entanto me percebi uma serie de dificuldades técnicas (ao fim de tudo por ignorância própria), Então atualmente tenho procurando suprir essas deficiências técnicas estudando o que acho necessário para o meu projeto,como o conteúdo de automaçao é muito extenso tenho estudado muito mais na area de TI, e quanto ao projeto deve demorar muito mais do que pensei, para entrar no mundo dos negocios.

Legal Adriano como você disse o aperfeiçoamento técnico é o caminho.

Bom, já que o assunto é empreendedorismo e automacao, vamos la:

Comecei com automacao de projetos de construcao civil e fiz muitos, uns mil pelas minhas contas.

Comecei aí, no velho AutoCAD R12, em MS-DOS, com automacao de projetos (diferente de projetos de automacao) para edificacoes, até que em 2000 fechei um sistema de que automatizava a resolucao dos detalhes de projeto, utilizando o 3D, de forma que não apenas os desenhos ficassem todos sincronizadas (para que se mudassemos uma porta de lugar, essa porta seria alterada automaticamente em todos os desenhos), mas também de forma que cada tijolo, bloco de alvenaria, piso ou azulejo tivessem um encaixe perfeito.

Isso se chama modulaćão de alvenaria e foi utilizada pela primeira vez no Brasil em 1930. Eu simplesmente automatizei o processo: você não quebra blocos nos cantos das paredes para fazer a amarraćão da alvenaria, nem corta as pećas ceramicas pra encaixarem com o tamanho da parede. Tem uma lista detalhada de materiais da obra. Economia mínima: 10% do valor da obra. Uns 50 mil, num galpaozinho qualquer.

Dessa forma, eu esperava ser valorizado profissionalmente, mas o que aconteceu foi o contrario: quem disse que no Brasil é pra você economizar na obra?

Bom, daí fui sendo chutado pra fora do mercado, numa época em que todo mundo falava de eficiencia, justamente por ter um sistema eficiente. E não apenas por isso: apesar de ter o know-how, não tinha os meios de produćão. Pouco importava ter um método revolucionario, não tinha os meios para aplica-lo.

Migrei pro Linux e comecei a procurar alternativas. Lá por 2005 ouvi falar do Arduino. Em 2008, passando um monte de dificuldades, comecei a desmontar radios e monitores, e aprender eletronica. Em 2010 comecei a montar meu laboratorio e estudar lógica de programaćão.

Comprei meu Arduino em 2012, um Mega 2560.

Meus prototipos ainda precisam ser aperfeicoados para pensar em mercado, atualmente a falta de capital ainda é um empecilho, mas tenho um plano de aquisicao de componentes e máquinas que tem funcionado.

Já tenho condićões de automatizar algumas coisas, só preciso de um bom cliente ou um investidor, problema que pretendo atacar nesta semana. Tenho 2 reunioes marcadas e pretendo agendar uma terceira.

No Brasil, acredito que empreendedorismo é um jogo de cartas marcadas. Quando trabalhava com projetos de construćão, tomei muitos tombos por causa delas, mas todo jogo tem uma revanche. A diferenca é que hoje eu conheco as cartas do jogo, tenho mais experiencia e não tenho mais que lidar com os problemas pessoais que tinha na epoca.

Como hoje sou professor concursado, tenho uma renda fixa que me permite planejar meus passos. A internet está muito mais acessivel aqui, os computadores são 1000 vezes mais rápidos e hoje eu sei lidar com o mercado e principalmente com clientes desonestos: trabalho só depois de contrato assinado e pagando 50% de adiantamento. Existem clientes a quem eu atendo prontamente e clientes a quem eu desligo o telefone e mando dizer que não estou e que não recebi e-mail nenhum.

J011y R0g3r

Sou técnico em edificações e hoje já existem softwares dedicados ao sistema que você desenvolveu, pelo seu relato você foi pioneiro na iniciativa pena não ter sido valorizado. Realmente a parte comercial as vezes se torna mais problemática que a técnica. Sucesso em sua nova empreitada.

Ja existia naquela época, o famoso AutoCAD ja fazia isso em 1993, quando eu comecei, o problema é que não tinhamos os computadores que temos hoje e principalmente ninguem sabia fazer 3D, muito menos modulaćão em 3D. Eu só descobri isso e como fazer primeiro.

Olá bom dia,

Estou no ramo da automação a dois anos, mediante ao curso que faço que é engenharia mecatrônica. E desde que ingressei neste setor realizei alguns projetos, tenho projetos em funcionamento na ferrovia como semáforo ferroviário e detector de descarrilamento de trem. 

Agora estou migrando para automação de empresas e residencias, eu e meus amigos estamos sobrecarregados de projetos  e idéias. Já temos contato com muitos clientes e estamos montando uma gama de produtos para ser lançado no mercado. Atualmente estamos finalizando o primeiro projeto que intitulamos de piloto, onde conseguimos a aval do cliente para testar o mesmo. 

Estamos muito contentes com o que esta acontecendo, não queremos só ganhar dinheiro queremos ver nossos clientes satisfeitos e que possam crescer junto com a gente. Os projetos não são projetos difíceis qualquer pessoa que saiba um pouco de eletrônica e programação pode fazer, o que vale é a idéia e o funcionamento. Não adiante ter o melhor projeto e mais complexo, se você não tiver como apresentar ou mesmo lançar no mercado. Quando comecei tentei fazer varios projetos complexos e depois fui vendo que mais vale um projetinho pequeno que funcione e que você possa vender do que um projeto que você fique muito tempo pra desenvolver e depois não conseguir inserir no mercado. 

Valeu

O campo de trabalho é muito amplo, me arrependo muito de não ter estudado eletronica quando era mais novo, mas fazer oq? Bola pra frente.

O Frederico colocou uma coisa importante: não precisa necessariamente ter um projeto complexo, desde que ele esteja bem feito e resolva o problema do cliente.

Olá Alexandre,

bem, vou dar o meu testemunho aqui já que está muito próximo do que você perguntou.

Eu tenho muitas ideias de projetos que gostaria de transformar em produto, eu tenho know-how para fazê-las , mas meu problema vem sendo dinheiro para implementar tais projetos, já que sou estudante e não trabalho.Todos esses projetos são baseados em código aberto, mais especificamente em Arduino e Processing.

No ultimo mês comecei a construir meu laboratório aqui no terraço de casa, e agora estou começando a comprar equipamento para montar meus projetos,e no futuro quero ver se consigo incubar alguns deles, ou mesmo vender pela internet.

Minha expectativa é exatamente o que você citou : viver de projetos e produção comercial de hardware como Arduino.Então acho que me enquadro perfeitamente no cenário que você levantou. A medida que eu for conseguindo executar minhas ideias eu irei dividindo aqui no Lab de Garagem, neste ou outros posts parecidos.

Ola bom dia,

Entao vamos lá, muitas vezes penso em sair da area de Tecnologia pelo alto custo, falta de equipamentos aqui no brasil, Falta de Reconhecimento, Impostos,diversas dores de cabeça , principalemente a inadimplencias de alguns clientes .... mais a 14 anos minha empresa esta em atividade com desenvolvendo tecnologia em Hardwares e principalmente Software integrados com meus Hardwares. resumindo amor a profissão rsrsrsrs!!!!

o lab para mim é muito importante para trocar ideia e experiencias na hora que vc precisa de uma valvula de escape no meio de um projeto.

 

Nossa empresa vive com a renda total com a fabricação de nossos Produtos,

segue alguns projetos realizados por nos na area de automação Comercial, Industrial e Agronegocio.

 

Hoje nossa empresa tem 27 produtos na area de Softwares e todos eles com integração com nossos Hardwares fabricados pela Ciminos

 

conforme os videos abaixo:

 

Automação Comercial:

 

Automação Industrial:

 

 

 

Esse video mostra bem a integração de nosso supervisório com a fabrica de ceramica que

fizemos automação conforme video acima.

 

AgroNegocio:

 

 

todos os nossos produtos ja foram comercializados para diversos clientes,

mais não esta fácil vender pois muitas empresas estão cortando custos, pois o cliente tem a percepção que isso é gasto e não investimetno ou que isso vai aumentar a produção dele, ele prefere fazer tudo no modo manual para não gastar.

ou quando fecha o projeto, faz tudo com orçamento apertado para deixar funcional.

 

conheça mais de nossos projetos no Youtube:

http://www.youtube.com/fabiohenriquecimino

com mais de 5000 mil visualizações

 

abraços se precisar estamos a disposição

 

 

 

 

 

 

 

 

Fábio

Seu depoimento e experiência foram muito enriquecedores, também visitei o site de sua empresa.

Era justamente esse perfil de profissional que eu estava procurando.

Vejo que é possível sim viver da produção de hardware e software sendo um empreendedor.

Parabéns e sucesso !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço