Utilizando Arduíno para organizar uma fila de discussão (PBL).

Olá, há muito tempo não utilizo o fórum por uma questão de tempo, entretanto tive uma ideia de um projeto que vai me auxiliar muito, por isso preciso da ajuda de vocês com algumas ideias, principalmente quanto a plataforma que poderia utilizar, já que sou muito leigo.

Sou estudante de Medicina e em minha faculdade se utiliza uma metodologia de ensino que chama PBL (Problem Based Leaning), para quem não conhece vou resumir: são basicamente discussões em grupo de um determinado problema. Os grupos são compostos por 11 pessoas + 1 professora. Ultimamente meu grupo está tendo problemas quanto a organização da hora de falar, então tive essa ideia:

Cada pessoa fica com um botão na mão. Quando a pessoa quiser falar aperta o botão. A pessoa é então adiciona a lista de pessoas esperando para falar. Quando chegar a vez da pessoa e ela terminar de falar, ela aperta o botão e é passado para o próximo. Se a pessoa desistir de falar antes de chegar a vez dela é só apertar o botão que o nome é retirado da lista. O nome da pessoa que está na sua vez aparece em um monitor junto com a lista de pessoas que vão falar (em ordem, é claro). 

O meu plano inicial é que o Arduíno apenas forneça quando o botão for apertado para o computador.

Como tenho muita facilidade para trabalhar com Excel estava pensando em adquirir os dados para ele e trabalhar com tudo lá, entretanto acho que não teria todos os recursos necessários lá. Alguém sugere algum programa de programação visual que eu consiga fazer o projeto. Ele é muito simples, mas para alguém que não sabe nada vai ser uma labuta.

Qualquer ideia, nome de bibliotecas que possam me ajudar, ou coisa do tipo vai ajudar muito!!!! 

Antecipo agradecimentos!

Exibições: 593

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Mateus.

Me interessei pelo seu projeto pois sou professor e achei muito interessante sua iniciativa.

Para fazer a programação visual com Arduino você pode usar o Ardublock.

Mas para fazer o que você quer, seria necessário estabelecer a comunicação do Arduino com o Excel via bluetooth ou wifi.

Acho que ficaria um pouco caro pois, pelo que entendi, cada participante teria um botão.

Fiz um projeto usando ESP8266 comunicando com o Excel via wifi. Veja uma demonstração aqui.

Mas para o seu caso, acho melhor descartar o Arduino e fazer uma aplicação para celular, já que todo mundo hoje possui um.

Faça uma pesquisa no Google para ver se já existe um app pronto nesse sentido.

Outra alternativa seria desenvolver uma aplicação WEB (HTML) com PHP ou outra linguagem. Nesse caso seria bem prático, pois  a aplicação poderia ser vista em um monitor e também em celulares.

mateus, não ficou claro para mim se o grupo está reunido na mesma sala ouse é on line.

se for na mesma sala, vc pode criar 11 botões com o arduino, e enviar os dados para um PC usando programa chamado Processing (sempre achei mais fácil que o Excel)

vc precisaria de um Vetor com 11 posições, que mostrariam na tela a ordem.

a ideia é muito legal.

se for on line, não tenho experiência para ajudar...

 

minha sugestão já não usaria arduino.

Hoje é muito difícil que alguém numa sala de aula (professor ou um dos 11 alunos) não tenha ao menos um notebook.

Assim, minha sugestão se baseia em ter uma máquina virtual (tipo vmware workstation) instalada nesse notebook.

Dentro dessa máquina virtual, o sistema operacional que eu instalaria seria um linux, mais APACHE (servidor web) + PHP (linguagem de programação) + MYSQL (banco de dados)

Dessa forma, cria-se um script PHP + HTML , acessível via navegador, que é o responsável por gerenciar a fila no banco de dados e também exibir a tela com a fila dos futuros interessados em falar. Basicamente é uma tabela onde as linhas exibem o nome dos alunos na sequência em que acusaram interesse em falar.

Logo no topo da tabela haveria um formulário preparado para receber o código do aluno para ser posto na fila.

Cada aluno da sala teria um código numérico (escrito numa espécie de placa ou cartaz). Ao levantar com as mãos esse cartaz, o professor identifica a intenção do aluno e lança no formulário da página html aquele código do aluno. O script PHP então trataria de lançar o código no banco de dados para então ser exibida na tabela com a fila sequencial

O professor, quando clicar sobre alguma linha da tabela, executará a ação de remover aquele aluno da fila (seja porque terminou a arguição ou porque o aluno que estava na fila desistiu)

Implantaria dessa forma inicialmente pois só dependeria de um notebook e cérebro. Depois, com o tempo, faria upgrades como instalar um sistema eletrônico para apertar um botão e se cadastrar na fila, como pretendido na mensagem do tópico

Por que máquina virtual? Porque vc terá algumas características interessantes a esse sistema: será prático, seguro quanto a possibilitar recuperação em caso de desastre (roubo/quebra de notebook por exemplo), replicável (facilmente instalável em qualquer outro notebook, possibilitando ser usado por outras turmas por exemplo).

A máquina virtual VMWARE Workstation permite fazer uma espécie de imagem do sistema todo (chamado de snapshot). Dessa forma, basta fazer um snapshot do sistema e ter gravado num pendrive para assegurar uma cópia de segurança ou mesmo para poder replicar o mesmo sistema num outro notebook.

E, fazendo dessa maneira, vc também teria a possibilidade de manter tal sistema online (com cada aluno num determinado local diferente com internet) ou um sistema presencial, restrito a apenas um único ambiente físico.

A desvantagem: exigiria conhecimento para instalar um sistema linux, mais os pacotes mencionados (apache, php, mysql), além de ter que saber construir o banco de dados e manipulá-lo, bem como saber programar em PHP e HTML

Uma grande vantagem desse sistema seria permitir aos alunos acessarem tal sistema de seus próprios celulares, bastando para tanto que a sala de aula tenha um roteador wi-fi também para permitir que uma rede local seja montada. Nesse caso, cada aluno, mediante login/senha, acessaria uma página html+php que simplesmente lhe mostraria um botão pra incluí-lo na fila e outro pra desistir da fila. Se implantar essa forma mais aprimorada, economizaria o trabalho do professor ter que lançar manualmente na fila cada aluno interessado em falar

Muito obrigado pela ajuda de cada um, estou indo para a aula agora e estou um pouco atrasado, mas quando chegar respondo cada explicando melhor. Faltou eu falar que todos os alunos ficam na mesma sala e nós já usamos esse "processo" com lápis e papel mesmo: vai colocando o nome de cada um e riscando.... Gostei muito da ideia do celular, mas logo possível problema que vejo.
Comecei um programa em Small Basic, bem simples, que recebe os comandos por teclado. O Arduino funciona como um teclado mesmo, transformando os botões individuais em alguma tecla: "A", "B", "C".....
Jajá respondo direitinho cada um! Muito obrigado pela ajuda!!! Desculpa a pressa....

Pode fazer isso com CSV Comp (Servidor web) + Arduino.Se precisar criar aplicação,use o Lazarus (Free Pascal)

http://adltecnologia.blogspot.com.br

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço