Garagistas, bom dia.

Talvez alguém possa me ajudar.

Estou tentando conectar para fazer um teste simples de um disaplay LCD 16x2 com um Arduino Nano Conforme arquivo anexo (com exceção que eu mudei as portas para 9,8,7,6,5,4 e tambem sem este sensor de temperatura).

Peguei este sketch no site do Filipeflop conforme consta em anexo mas editei as portas conforme a ligação fisicamente.

//Programa: Teste de Display LCD 16 x 2
//Autor: FILIPEFLOP

//Carrega a biblioteca LiquidCrystal
#include <LiquidCrystal.h>

//Define os pinos que serão utilizados para ligação ao display
LiquidCrystal lcd(9, 8, 7, 6, 5, 4);

void setup()
{
//Define o número de colunas e linhas do LCD
lcd.begin(16, 2);
}

void loop()
{
//Limpa a tela
lcd.clear();
//Posiciona o cursor na coluna 3, linha 0;
lcd.setCursor(3, 0);
//Envia o texto entre aspas para o LCD
lcd.print("FILIPEFLOP");
lcd.setCursor(3, 1);
lcd.print(" LCD 16x2");
delay(5000);

//Rolagem para a esquerda
for (int posicao = 0; posicao < 3; posicao++)
{
lcd.scrollDisplayLeft();
delay(300);
}

//Rolagem para a direita
for (int posicao = 0; posicao < 6; posicao++)
{
lcd.scrollDisplayRight();
delay(300);
}
}

No entanto, ao invés de aparecer os caracteres "FILIPEFLOP", as letras não aparecem e ficam toda a matriz de cada caractere "pintado" e o display de fundo acende normalmente. Também ao girar o potenciômetro, não ocorre os caracteres ficarem mais acesos ou menos acessos conforme oscila a impedância no pino correspondente.

Exibições: 787

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Outra duvida que tenho.Meu Arduino Nano tem o Bootloader antigo (Old Bootloader).Isso influi em rodar algumas bibliotecas como a do display?

Olá, Sérgio!

1. O datashhet do display das fotos está aqui:

   LINK >> Display Ampire AC162D < LINK

2. Os pinos 1 e 2 ligados ao 15 e 16 indicam que a alimentação da lógica do display está sendo utilizada também para o backlight. Sem problema.

3. Se o boot antigo do Arduino pode ser utilizado com esta biblioteca, eu não sei, mas se não houver uma outra necessidade de utilizar o boot antigo, você pode atualizar o boot do Arduino.

4. O display das fotos usa o controlador KS0066, da Samsung, que é compatível com o HD44780 da Hitachi, o modelo mais amplamente utilizado e para o qual a maioria das bibliotecas são escritas. Deve funcionar "seamless".

5. Faça as ligações de acordo com a numeração dos pinos e não como o Fritzing.

6. Poste resultados, por favor.

Abração!

D.T. Ribeiro

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço