Olá pessoal.

Estou desenvolvendo um projeto com o Arduino e o Blynk para automação residencial da minha casa e uma das coisas que ele irá fazer é acionar uma bomba de piscina de 1/4 HP em 127 volts.

Comprei um modulo para o Arduino com 16 relés com optoacopladores, e cada relé suporta até 10A em em 127 volts.

Medi com um amperimetro qual o consumo da bomba, que me mostrou algo em torno de 6A, entretanto, na partida do motor, o consumo sobe para 19A por menos de 1 segundo.

Minhas dúvidas são:

- o relé de 10A vai suportar essa carga inicial de 19A por menos de 1 segundo?

- e se eu usar 2 relés em paralelo, para que o consumo suportado fosse de até 20A?

O que acham?

Abraços,

Jonas Lima

Exibições: 2340

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim, você pode usar, geralmente os reles estão preparados para a chamada corrente de pico, essa corrente produz um arco que através do tempo é o responsável pelo dano ocasionado nos reles, existem formas de proteger essas saídas com circuitos para melhorar a extinção da chama, de qualquer maneira, se um dia tiver problemas sempre existe a possibilidade de trocar o rele na placa, não é tarefa difícil para um hobysta experiente ou um técnico.

Quanto a usar dois reles em paralelo não vai ocasionar que a carga será dividida da maneira que você imagina, pode até resultar em um problema em vez de solução, não aconselho fazer isso, se o regime de trabalho é de 6 amperes, você deve levar em conta algo importante, normalmente  os fabricantes de rele indicam a carga máxima permitida nos contatos do rele, para cargas resistivas (Coseno fi =1) e para cargas indutivas, e essa corrente de 10, se é para cargas resistivas, pode cair até para 2 amperes com cargas indutivas como motores, se tiver marca e modelo do rele, podemos verificar na folha de dados isso para você, ou você mesmo pode buscar na internet.

Boa sorte.

Abs.

Olá Carlos. Muito obrigado pelo comentário.

O modelo do relé é: SRD-12VDC-SL-C, da marca SONGLE.

O módulo é este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679973637-modulo-rele-de-16-...

Boa tarde Jonas,

sugiro você acionar através deste módulo uma contatora, e esta acionar o motor.

Como dito anteriormente pelo nosso amigo Carlos, estes relés são feitos para acionamento de cargas resistivas. Os contatores tem sua categoria de utilização (geralmente para acionamento de cargas indutivas em CA) onde possuem arco voltaico. Os contatores tem uma câmera de extinção, já os relés não tem.

Aconselho não improvisar em Corrente Alternada.

Uma outra solução é comprar relés (mini relés) da Schinaider ou Metaltex (só que vc vai pagar o preço de um mini contator da WEG). 

Abraços

J.Antonio

Olá Jonas,

Realmente eu não ligaria um motor neste rele, mais ainda sendo parte de uma placa.

Aqui o link do seu rele, não aguenta 10A nem aqui nem na china onde é fabricado, rsrs.

https://www.ghielectronics.com/downloads/man/20084141716341001Relay...

Uma outra alternativa muito boa para usar no seu projeto, embora o colega José lhe disse uma alternativa valida, é um SSR (Solid State Relay) rele de estado solido, que tem a característica de poder ser acionado diretamente pelo Arduino, já que em vez de bobina como as contatoras, possui um circuito de baixa tensão e corrente na entrada, de um optoaclopador, podendo ser energizado por uma saída do Arduino como se fosse um LED, e na saída isolada, possui contatos desde 25A, e mais, mas no seu caso é mais que suficiente, embora coloco aqui um link do exterior para não ferir as regras do forum, é fácil de conseguir no nosso mercado, e seu tamanho também favorece o projeto.

Link: http://www.scienceprog.com/considering-solid-state-relays-ssr-for-y...

A proposito, veja no meu canal, um video de um modelo que comprei a algum tempo, vem como uma placa Wi Fi incluída, e você baixa uma APP que uma vez instalada comanda os reles, realmente sem graça, porque você não faz nada, apenas liga, rsrsrsrsrsrsrs.

https://www.youtube.com/watch?v=bHonsmC_Sow

Boa sorte!

Abs.

Mais uma vez obrigado José e Carlos.

Carlos, quanto ao SSR desse link que você me passou, o FOTEK SSR-25 DA, perguntas: (rsrs)

- Ele é suficiente para o meu caso? Os 25A dele são também referentes a cargas indutivas?

- Para o meu caso, preciso de um dissipador ou não, afinal são somente 6A na maior parte do tempo?

- Posso alimentar ele direto numa porta digital do Arduino (o meu é o Mega)? O consumo é tão baixo assim?

Ja achei ele para comprar, só preciso mesmo de esclarecer essas dúvidas.

Abraços e muito obrigado por tudo.

Olá Jonas,

Respostas:

Sim, ele é mais que suficiente para atender a demanda de ligar seu motor (Bomba).

Não, não é necessário no seu caso o uso do dissipador, este pode ser dispensado.

Sim, você pode alimentar ele direto de uma porta Arduino, UNO, ou Mega, já que este modelo possui um resistor limitador de corrente para acender o led do foto transistor, aceita tensão desde 3 a 30V por tanto com 5V do Arduino não haverá problemas, possui um circuito RC para amortecimento, e drena uma corrente de apenas 7.5mA, uma porta Arduino pode drenar até 40mA sem problema, lembrando que no total a soma das portas não deve superar os 200mA.

Colo aqui uma parte que traduzi da folha que achei mais relevante.

Se olharmos para folha de dados do SSR-25DA , podemos ver que ele pode comutar cargas 25A. Tensão de comutação é de 24V até 380VAC 600VAC com bloqueio de tensão repetitiva. Por isso, é seguro para uso em linha de 240 VCA.  SSRs são bons porque o disparo é equivalente a acender um LED. Então, se seu sua eletrônica é capaz de acender um LED, você pode acionar o SSR. Os reles SSR-25DA já incluem um resistor limitador de corrente. Além disso, ele também possuem um indicador ligado/desligado com LED  . Outros relés SSR precisam de  resistor limitador de corrente LED e podem não ter LED indicador. Nosso relé pode ser ligado a partir de 3V a 32V sinal DC, e exigir apenas 7.5mA.pode ser conectado com segurança em qualquer microcontrolador AVR como (Arduino), PIC, e até mesmo Raspberry Pi. Sem necessidade de outros componentes externos, com rele mecânicos você precisaria interruptores, transistores etc. 

Na hora de comprar veja que o produto similar cumpra com estas características.

Boa sorte e a disposição.

Abs.

Carlos, meu muitíssimo obrigado. Você não sabe o quanto me ajudou! Estou efetuando a compra do SSR hoje ainda.

Abraços e valeu!

Jonas,

De nada!

Sempre que tenha duvidas poste aqui, assim como eu os demais colegas do forum sempre estão a disposição para ajudar um colega, coisa que um dia tenho certeza você estará fazendo da mesma forma.

Boa sorte com seu projeto, poste os resultados para que todos possamos apreciar seu projeto, depois desta etapa, se ainda não o fez, comece a pensar em como acessar seu projeto pela internet e ter os resultados das aferições em um site de IOT.

Veja o video no meu canal.https://www.youtube.com/watch?v=3LjNP-tKnUk

PD Li agora que vai acessar pelo Blink e internet, muito bacana!

Abs.

carlos me cede esse code rele 16ch.desde ja obrigado

Oi Moiseis, com muito prazer compartilharia com você, mas note, eu comprei a placa pronta em um site dos US, deixei o link para você no meu canal do youtube porque vi sua pergunta lá também.

Comece a usar o ESP8266 Moises, é muito mais flexível e amigável para este tipo de aplicações,mas se tiver interesse na placa do vídeo, veja o link no meu canal do youtube onde você postou a pergunta, e eu acabo de responder lá.

Abs. 

Jonas, boa noite. Só duas perguntas. Você disse que o motor e monofásicos 1/4. Como você pretender fazer este controle ? Porque através de um Arduino ?

JA
Vi sua resposta, vc utilizará com temporizador, fica x minutos ligados e X minutos desligados. Fiz isto com um simples tímer, liguei na tomada, e a saída liguei uma contatora. Como ele é 24 horas, coloco 1 hora para bater por dia (ex todo dia às 14h). Como nem sempre tem pessoas para para ligar a bomba, sei que todo dia tera circulação de 1 hora. Valeu

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço