olá amigos do LDG...

      estou fazendo um sistema para uma escada, vou colocar  em cada degrau  um Led 3W/220v.. quando estiver subindo as escadas quero que os leds acendam sequencialmente, e quando não estiver mais ninguém quero que volte apagando.. no caso tem dois sensores de presença. primeiro em baixo, e o outro em cima, da mesma forma se eu for descer quero que acenda em sequencia. e depois apague em sequencia..... 

quero ajuda de vocês, pois quando dou inicio no primeiro sensor de presença ele liga.passa um tempo, mas quando vou descer as escada ele não perceber que passei e sai apagando.. ele só funciona quando os leds estão todos apagados, quero também colocar um modulo (TEMT6000) de luminosidade, só que quero que funcione durante a noite!! 

obs: vou deixa meu (sketch) a simulação que fiz no (tinkercad) e o esquema de ligação..

lembrando que são (17) leds só que no tinkercad não tem o Arduíno mega, então eu tirei alguns.

simulação no tinkercad >( https://www.tinkercad.com/things/1vHPpw4WRDT-grand-hango-fyyran/editel )

Exibições: 915

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite MgFB,

veja o fluxograma do seu programa e tente entender porque ele não funciona corretamente.

RV

Olá Macgyver,  kkkkk, que pretensão eih kkkkk

    Cara, eu já vi esse projeto nos grupos e na internet uma trocentas vezes, e em todos sempre rola a mesma discussão,  que é,  usar apenas dois sensores um e cima e outro em baixo,  ou colocar um LDR, em cada degrau.

     Pessoalmente, seu eu fosse fazer, eu colocaria um LDR em cada degrau,  esse negocio de o faixo acionar a iluminação por um tempo para cada degrau e apagar é extranho, pois cada pessoa tem uma velocidade de locomoção, crianças vivem correndo,  idosos se movem lentamente, logo, estimar um tempo pra ascendimento sequencial vai forçar as pessoas a se adequarem a você.

      Já se você colocar um LDR em cada degrau, obviamente dentro de um tubinho preto, direcionado pra frente, pra que apenas pegue a iluminação do led a sua frente,  isso ira possibilitar que cada vez que você pisar em um degrau, ele acenda o seu degrau e o proximo, seja subindo ou descendo, e isso gerara alem de beleza, segurança.

Boa dia a todos obrigado RV, vou já revisar o código. tirei uma foto da escada já com seus lugares para colocar os leds.. o sensor de presença vai fica na alta de 1 metro. altura padrão de tomada residencial, vai ser colocado um la em cima. e outro em baixo de frente para escada.. colocar apenas 1 sensor de LDR. pq la tem muita claridade durante o dia.. vou querer que funcione apenas a noite. ja que em cima do teto da escada não tem luz. vai ser so essas luz em cada degrau

Uma dica para te orientar.

Quanto tempo o sensor 1 ou sensor 2 ficam ligados após sentirem que alguém passou na frente deles?

Ponha esta informação na cabeça e estude o fluxograma que elaborei.

Principalmente a parte que fica dentro do loop().

RV

Bem, é um questão de gosto colocar só um sensor em cima e outro em baixo,  pois a simples lógica nos ensina que quanto mais sensores, mais dados, mais informações e melhor sua lógica no sketch.

  O grande problema no seu caso, é que sua escada só tem um lado, , o outro é aberto isso complica muito as coisas, pois o emissor e o receptor da luz deverão estar do mesmo lado.

   Pra isso existem os sensores reflexivos, mas eles tem alcance curto,  pra o alcance da largura de uma escada você teria que usar SENSORES SHARP,  

https://www.youtube.com/watch?v=GL8dkw1NbMc

ou sensor ultrasonico

https://www.youtube.com/watch?v=OniiFRBLY5I

"O tempo seria de 1 minuto ligado quando ele sentir que não tem ninguém, ele vem  fechando os leds. mas se no meio do caminho aparece alguém!!!  quero que venha ligando no meio do caminho. ou então tipo a pessoa desceu a escada, os leds tem que volta para posição que ele começou. mas na hora que ele tive voltando e a pessoa vai subir ,  ele vem apagando, so que ele tem que entender que e para começa na outra posição de subida na hora que a pessoa ta subindo.. 

Minha sugestão:

Escreva um fluxograma com a sua ideia, depois sim, escreva o programa.

RV

olá RV boa noite eu refiz meu Skertch. tem como vc da uma olhadinha.. deixar na discrição. 

Skertch >>> Projeto_Escada.ino

Boa tarde Sr. MgFB,

veja se é isto que precisa.

RV

Projeto_Escada2.ino

olá noite Mineirin RV.. obrigado mas uma vez, ja fiz um teste no  (tinkercad.) ficou muito bom!!!..  uma coisa que notei não sei se  e possível. na hora que tive apagando os leds e uma pessoa for subir ou descer. interromper seu deligamento.. e começa na posição que a pessoa ta subindo.. pós ela só volta a perceber  que passou gente quando os leds tão tudo apagado.. 

Bom, agora fica esta parte pra você fazer.

RV

Mac,  olhando direito sua escada acabei de ter uma ideia.

    Se você desistir dessa historia de fazer por tempo e resolver colocar um sensor por escada eu tenho uma ideia.

    A ideia é colocar um sensor laser na parede em diagonal, percebi que entre as escadas tem uma união, nela internamente você poderia colocar um pequeno pedaço de espelho, a luz do laser bateria e refletiria de volta na parede em outro ponto, nesse ponto, você colocaria um LDR, e dessa forma você conseguiria fazer as luzes acenderem conforme a pessoa caminha e não por tempo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço