O Arduino divide opiniões quando o assunto é desenvolvimento de pequenos sistemas embarcados. Alguns amam a plataforma e todo o 'ecossistema' criado a seu redor, enquanto outros odeiam, por considerar que as facilidades de uso acabam escravizando os usuários à plataforma, tornando-os incapazes de fazer qualquer coisa para a qual não haja uma biblioteca pronta, mas mesmo esses últimos reconhecem que como ferramenta de prototipação o Arduino é fantástico.

Entre as 'bibliotecas prontas' do Arduino existe uma para lidar com cartões SD que é bastante completa, porém é muito complicado utilizar as bibliotecas do Arduino fora do ambiente do Arduino, por causa da interdependência entre suas bibliotecas.

Por outro lado existe uma biblioteca de Fat de código aberto que é muito poderosa chamada FatFs e que pode ser facilmente portada para várias plataformas, inclusive para o Arduino.

O objetivo deste artigo é adaptar a FatFs para funcionar como uma biblioteca do Arduino de forma a permitir utiliza-lo (o Arduino) como plataforma de desenvolvimento ou de prototipagem para projetos envolvendo cartões SD e sistemas de arquivos FAT

Link para o artigo

Exibições: 244

Responder esta

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço