Olá pessoal,

Estou fazendo um sistema de exaustão para uma Capela de química e me veio um problema.

Eu fiz o sistema com 12 Coolers grandes e 5 pequenos (tipo 2 módulos) eu fiz os cases em 

polipropileno (PP) mas não estou tendo acesso fácil (caro e longe) à tubos de PP, então pensei em

usar tubos de PVC aí me veio o problema, como fazer a união do PP com PVC ?, o case eu soldei

com ar quente e ficou perfeito, mas via solda não rola UNIR PP com PVC, gostaria de saber opções....

Alguém já uniu mecanicamente os dois ? Tenho resina epóxi para laminação de fibra de vidro, rola ?

Agradeço desde já.

Exibições: 359

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde FR,  (se não gosta que te chame pelas iniciais, avise).

Este não é o fórum adequado para sua dificuldade.

Como é um fórum para eletrônica/eletricidade/programação, não o será tão competente em áreas de 

plásticos e polímeros.

O pessoal que responde aqui neste fórum é muito competente em eletrônica/eletricidade/programação e conhecedor de várias áreas da engenharia sem profunda competência.

Minha sugestão é que você procure um fórum voltado para plásticos e polímeros em geral.

Exemplo: 

https://www.tudosobreplasticos.com/tsp/forum.asp

RV minieirin

Olá RV,

Eu sei, mexo com programação, pic, arduíno, etc. É que o universo maker é abrangente né....

Mas, obrigado pela ajuda.

Olá Fernando, 

Se já pesquisou na WEB e ainda não encontrou a resposta, sugiro que faça testes com alguns tipos de cola. E depois de colar, faça testes com um soprador de ar quente, para verificar a resitência. Só não pode botar fogo. KKKK

  • cola de polipropileno
  • cola de PVC (barata e fácil de encontrar)
  • cola Epoxi (a velha Araldite) 

Olá. 

  Realmente aqui não é o lugar ideal. Sequer sabia o que era um "capela de química", aprendi agora com o Google.
  O ideal imagino seria vc usar rosca. Todo tipo de tubulação a princípio tem um adaptador para rosca, coisa como PP->Rosca ou PVC->Rosca.
  Aih faz de forma mecânica, como já sugerido.
  Caso queira colar mesmo, se não vai ter pressão, se entendi é um cano de exaustor, sugiro tentar (não sei se ficará bom) com uma cola+catalisador.
   Tenho feito "milagres" com essa cola:
  

  Vc passa a cola de um lado e o spray do outro, tomando cuidado para que os vapores do spray nunca cheguem nem a 1m de distancia do tubo ou da tampa do tubo ou do outro lado da peça (senão vc no mínimo entope o bico do tubo).
  A secagem é instantânea e firme.
  Também é possível usar bicarbonato de sódio+o liquido (200). Tem outros números, acho que determina a viscosidade.

  Essa cola pode manchar, especialmente coisas brilhantes, acrilico, etc. Para proteger a parte que não está sendo colada vc pode usar qualquer tipo de óleo. Óleo mineral é o ideal, nem precisa lavar depois, só uma fina camada passada com o dedo e o dedo mesmo limpa depois.

  O tópico já está off... vou contar uma...
  Morei em um prédio onde mtas crianças abandonavam brinquedos quebrados na brinquedoteca. Coisas bobas como carrinhos. Aih eu pegava pra arrumar e devolvia lá... A coisa começou a aumentar... Acho que os pais falavam que a oficina que tinha lá era mágica... Foi mto legal essa época.

  Tudo nessa cola+bicarbonato, as vezes precisava de algo mais. Teve um que precisei fazer até peça na impressora..

  Cola muito bem inclusive plástico e metal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço