Bom dia a todos, estou tendo dificuldade para resolver um problema pois lembro vagamente desse assunto de portas lógicas e flip flop, mas segue o problema abaixo:

Tenho 2 variáveis A e B que seguem um padrão da seguinte forma:

1 estado:

A  B  S

0  0   0

2 estado:

A  B  S

0  1   0

3 estado:

A  B  S

1  1   1

2 estado:

A  B  S

0  1   1

1 estado:

A  B  S

0  0   0

Como podem ver o problema está no estado 2 que na subida tem o resultado 0 e na descida tem que ter o resultado 1.

Consegui fazer um sistema como eu quero porem não sei se usei o melhor metodo e queria ajuda para descobrir uma forma mais eficaz.

Abaixo está a foto do circuito:

Como estou usando o proteus demo não consigo exportar a simulação, porem em anexo está um video mostrando o funcionamento.

Exibições: 401

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde.

Isto é um trabalho de escola?

RV mineirin

Boa tarde,

Não, é para um projetinho que estou tentando fazer.

Ok,

então:

1. Descreva melhor seu projeto e sua dificuldade.

2. Aquelas tabelas verdade voce obteve ou precisa obter?

RV mineirin

Bom dia RV,

No meu protejo irei ter um sinal que vai variar de 0 a 5V e durante a subida existe uma ordem de acionamento e durante a descida gostaria que tivesse outra:

Subida de 0 a 5V -

tabela para este caso:

A B S

0 0 0

0 1 0

1 1 1

Descida de 5 a 0V -

tabela para este caso:

A B S

1 1 1

0 1 1

0 0 0

e como pode ver durante a subida A= 0 e B= 1 o resultado tem que ser 0 e durante a descida o resultado tem que ser 1

Boa tarde.

Tente assim:

A B X S

0 0 0 0

0 1 0 0

1 1 1 1

0 1 1 1

0 0 1 0

RV mineirin

Nesse caso a ordem é diferente da que eu quero, sendo ela:

Subida de 0 a 5V -

tabela para este caso:

A B S

0 0 0

0 1 0

1 1 1

Descida de 5 a 0V -

tabela para este caso:

A B S

1 1 1

0 1 0

0 0 0

Olá José Leonardo!

   Fiquei com uma curiosidade: Como diria o professor Girafales, "Por que motivo, causa, razão ou circunstância" não usar um microcontrolador de 1/2 dollar para implementar esta funcionalidade? Velocidade?

   Aliás, a sequência de estados lembra um decodificador de encoder incremental. Tenho feito estes decodificadores em software, usando interrupções, em processadores modestos, conseguindo atingir facilmente 20000 transições por segundo.

   Quando preciso mais velocidade, na faixa de 1 MHz, uso processadores com um periférico conhecido como "encoder interface". Claro que, neste caso, são um pouco mais caros, mas nada que assuste.

   O projeto de circuitos sequenciais é mais complexo do que o projeto de circuitos combinacionais. Eles são "pragueados" por problemas como corrida, riscos, etc.

   Hoje em dia, mesmo em aplicações onde se requer muita velocidade, o que pode excluir os processadores da arena, raramente se utiliza esta abordagem "hardwired". O "estado da arte" é o FPGA, hardware definido por software.

D. T. Ribeiro.

Bom dia D. T.,

Acima eu expliquei melhor o que quero com o projeto.

No meu caso não irei precisar de velocidade pois a variação ocorre de forma lenta.

Realmente poderia usar um microcontrolador, porem gostaria de fazer ultilizando esses elementos que citei.

Olá José Leonardo.

   OK. Sugiro que dê uma "googleada" com o termo "Sequencial logic design".

   É um tema muito interessante e, ao mesmo tempo, desfiador.

   Muito sucesso no teu projeto.

D. T. Ribeiro.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço