Galera, é o seguinte:

To usando um ULN2803 pra controlar um motor de passo de 5 fios, o problema é que esse CI aguenta até 500mA, que é exatamente o que o motor está consumindo. Trabalhando no limite, tanto o CI quanto o motor estão aquecendo demais.

Alguém conhece um CI com a mesma função, mas que suporte uma amperagem maior, tipo 2 amperes (caso eu necessite ligar outro motor ao mesmo tempo)? Ou algum transistor que eu possa ligar individualmente?

Desde já agradeço!

Exibições: 8136

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

voçê mediu a corrente do motor em funcionamento? voçê esta forçando muito o motor ? o motor é mesmo de 24 v ? Verifique e nos comunique , estranho já que me falou que o motor era de 500 mA e os Bd suportam até 1500 mA  (1,5 A ) .

Ao meu ver esses diodos não estão servindo de nada ai. O catodo tem que ser ligados no Vcc e o anodo no coletor de forma a ficar em anti-paralelo com a bobina do motor.

Pode não ser a causa do aquecimento, mas é assim que eu sempre ligo.

Realmente eu não havia observado isso , pois os transistores chaveiam o negativo e dessa forma que estão ligados estao ai em vão.

Erro meu pessoal, o motor consome +/- 780mA energizando 1 bobina por vez...

E segundo o datsheet do motor, sim, ele é 24 volts mesmo: Datasheet

como está nesse circuito?

se o motor é de 750 mA o uln2003 deve ta fritando um pouco

olhando alguns artigos e esquemas eu vi este pode testa-lo com os BD's e os diodos 1n4148 :

Que são drivers com chopper onde se tem parte da potencia dissipada nos resistores de 0,33 r /5w ligados em série do emissor ao GND ,usado para se obter um melhor rendimento do motor de passo aplicando uma tensão maior que a nominal fazendo com que a bobina atinja a corrente nominal mais rapido . e na maioria dos esquemas eu vi a ligação do diodo desta maneira , do coletor para o GND , nao sei se é o correto uma vez que o yure sugeriu outra forma de ligação .  

Por favor corrigam-me se eu estiver errado , é importante para mim e para todos com dúvidas assim como eu.

Vou tentar fazer esse esquema aqui Ilgner, já que tenho esses resistores aqui.
Dou um ok daqui a pouco.

Funcionou Ilgner, ele ainda esquenta, mas tipo, o que antes ele fritava com 20 voltas agora demora umas 300 (+/- 2 minutos de trabalho contínuo).

Nunca trabalhei com motores, menos ainda de passo. Acredito que um aquecimento como esse seria "normal"... ou não?!?

Esta esquentando muito?e outra observação...

Depende da velocidade que voçê está chaveando os passos , quanto maior a frequencia menor o tempo em q uma bobina fica energizada mas aumenta tanto ate um certo ponto em que parece q estao tendendo a ter todas energizadas de tao rapido , não sei se é assim que ocorre no funcionamento ao certo mas so para uma breve hipotese mesmo.

Pois quando começei a mexer com motores de passo , e não tem muito tempo nao , foi em junho do ano passado , eu observei que quanto mais rápido eu chaveava mais esquentava os transistores coloquei um dissipador para obter o maior desempenho dos mesmos e me atendeu muito bem eu fiz o motor girar por um tempão mas cada caso é um caso , se estiver esquentando absurdamente não é normal , verifique pontos de mu contato no próprio motor ou nas conexoes da sua base de testes pois um mau contato pode gerar este aquecimento. confira e nos avise .

Os diodos devem ficar nesta posição que estão mas em paralelo com a bobina.

Quando houver o chaveamento a energia será enviada a bobina, quando ela for retirada a reação da bobina se anularia sobre eles. Simples assim. Senão tudo estará sendo "jogado" contra a fonte de alimentação, o que acredito não seja desejável.

Há mais "segredos" sobre este tipo de circuito e por isso está havendo aquecimento.

Vou ver se acho aqui um link de discussão sobre isso já colocada aqui no LdG.

Até a próxima e boa sorte.

Pessoal é o seguinte:

Agradeço à todos que me ajudaram nessa dúvida, todos os comentários foram de enorme ajuda.

Quanto ao motor estar esquentando, ainda assim ele demora pra esquentar, e por hora vai ficar dessa forma pois por enquanto esse motor não vai trabalhar mais que 1 minuto por dia, então acredito que será tranquilo.

Quanto aos passos dele Ilgner, estou energizando uma bobina de cada vez com intervalo de 5 millisegundos entre uma e outra.

Por hora irei fechar o tópico e colocar um resolvido aqui, pois acredito que da forma que está não irei ter problemas.

Agradeço mais uma vez à todos vocês!

Obrigado!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço