Em vários sites li que os ULN2003/2008 dispensam o uso de diodo para proteção de corrente inversa quando se está acionando relês e motores, mas também já vi dizendo que ele é sensível então mesmo colocando os diodos de proteção externos ele "queima", como que fica isso, dá para confiar em que?

Exibições: 1317

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Marcelo,

Segundo o datasheet http://www.jaycar.com.au/images_uploaded/ULN2003.PDF

O ULN2003 tem diodos internos para proteção contra cargas indutivas, mas devemos ter o cuidado para não ultrapassar a corrente máxima de cada saída, o que certamente vai provocar a queima do integrado..

Abraço.

Entendi mas como "mensurar" isso, a corrente de um rele 5V "generalizando" vai queima-lo?
Eu já coloquei os diodos para proteção, com isso será que não vou ficar tendo que trocar toda hora o integrado?

Marcelo,

Segundo o catálogo da Metaltex http://www.metaltex.com.br/downloads/ML.pdf

Um relé com bobina de 5VCC tem um consumo de 200mW, ou seja, uma corrente de 40mA ( I = P / V ).

O ULN2003 não passa de uma montagem de transistores darlington, diodo de proteção e resistores de polarização em um circuito integrado e suporta uma corrente de coletor de 500mA com tensão máxima de 50V. Você está usando apenas 10% com esse relê, portanto, pode usar tranquilo.

O "macete" com integrados da família ULN2XXX é sempre ligar o pino common free whelling diodes (9) na alimentação da carga (VCC), se voce quiser incrementar ainda mais a proteção, acrescente os diodos mostrados com a linha pontilhada na página 2 do datasheet.

Acontece que existe na praça muitos "hobbistas" metidos a projetistas que sequer tem interesse em procurar saber as características dos componentes que estão usando, ai os problemas acontecem e eles ficam falando que um determinado componente não presta, mas na verdade o que não presta é o projeto deles que não seguem as recomendações de uso fornecidas pelo fabricante.

Abraço.

Esse macete que é bom saber, apenas em um circuito eu havia visto esse "common", ligado ao VCC,

É o que eu tô falando, tem que ler o datasheet, afinal ninguém sabe mais sobre um componente que o seu fabricante.

O brasileiro em geral acha que é perda de tempo estudar o manual, ai perde tempo e dinheiro depois e ainda fica difamando o trabalho dos outros.

Hoje com a internet, não temos mais desculpas para não consultar o datasheet de todos os componentes que usamos, pena que ficou ainda mais fácil disceminar informações erradas.

Por isso que eu não confio em "mitos" e "verdades" que são muitas vezes alardeadas em chats e fóruns que não são comprovadas por documentos técnicos de procedência comprovada.

Abraço.

Outro dia instalei um ULN2803 e coloquei um Zener de acordo com o que é indicado pelo Rogercom (justamente para que as bobinas não ultrapassassem os 12V e me protegesse de ter que recolocar um monte de relês de volta numa placa).

Um zener? Explica o porque disso.

Veja em: http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm

Na 1a. figura.

Creio que sendo uma bobina o efeito é o mesmo (relê ou motor).

Entendi, mas olhando em outras fontes, o COM deveria ser ligado aos 12V e o ZENER, ligado entre o COM e o GND, para limitar a VOLTAGEM reversa no ULN2003

Creio que a idéia aqui é proteger as bobinas dos relês e não os ULN (As bobinas são projetadas para 12 Volts, os ULN são para 30...se não me engano...), advinha quem pode ser danificado primeiro????

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço