Tutorial : ARDUINO + ESC + Motor sem escova (Brushless) => DRONE

Depois que comprei um Drone Phantom 2, estou estudando as partes do mesmo. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/dji-phantom-2-quadricoptero

O ESC ou controlador eletrônico de velocidade é o circuito que controla o motor sem escovas (BLDC) que é usado em Drones ou aeronaves de aeromodelismo. 

Fiz algumas medições com osciloscópio no ESC do Phantom 2, mas por ser uma aeronave cara, fiquei com receio de danificar algo. E se algum motor falhar em pleno vôo, pode ser o fim do Drone. 

Portanto comprei algumas peças (que poderão servir também de backup) : um conjunto  de 4 motores BLDC, um ESC do Phantom 2 e um ESC comum. 

Nessa plataforma da foto que estou montando, pretendo fazer testes dos ESCs e dos motores. Pretendo medir o RPM, corrente de consumo, temperatura e quem sabe até empuxo da turbina. 

Tá ficando muito legal ! Aos poucos, irei disponibilzar  os avanços no projeto. Pretendo estudar a fundo o funcionamento dos ESCs com esses motores. 

Exibições: 31418

Responder esta

Respostas a este tópico

Mais uma etapa de testes do Motor BLDC + ESC controlado por Arduino. Medindo o RPM.

Instalei um sensor ótico (led+fototransistor) na parte superior do motor sem escovas (BLDC). 

Polarizei o sensor com resistores adequados e alimentei-o com 5V.

Veja que a superfície do motor é toda negra, mas onde esta escrita a marca do mesmo, a tinta é 

prateada e reflexiva. Por isso instalei o sensor ótico por cima dessa marca.

Assim o pulso é gerado. Fiz as medições de frequência desse pulso com o meu osciloscópio.

Essas foram as medições de frequência do pulso do sensor de RPM do motor.

Essa medição foi feita sem a hélice no motor (sem carga) = 172,143 Hz. 

A seleção de rotação foi apertando o botão verde (baixa rotação). 

Para calcular o RPM, basta multiplicar por 60, afinal um minuto tem 60 segundos.

Portanto :

     RPM = 172,143 Hz x 60 = 10328 rpm (rotações por minuto) 

Essa medição foi feita sem a hélice no motor (sem carga) = 176,200 Hz. 

A seleção de rotação foi apertando o botão azul  (alta rotação). 

                          RPM = 176,200 Hz x 60 = 10572 rpm (rotações por minuto) 

Essa medição foi feita com a hélice no motor (com carga) = 90,211 Hz. 

A seleção de rotação foi apertando o botão verde (baixa rotação). 

                   RPM = 90,211 Hz x 60 = 5412  rpm (rotações por minuto) 

Essa medição foi feita com a hélice no motor (com carga) = 124,875 Hz. 

A seleção de rotação foi apertando o botão azul (alta rotação). 

                 RPM = 124,875 Hz x 60 = 7492  rpm (rotações por minuto) 

  Eu gravei em video alguns desses testes, assim que eu terminar de fazer o upload no Youtube, eu postarei. 

  Próximo passo = Fazer um medidor de RPM com LCD.

Alguma chance de fazer um ESC?

PIC/Attiny controlando mosfets e talz? Aquele tópico que você acompanhava deu resultado?

Faz tempo que tento 'clonar' um ESC mas é difícil ahahahahha

Não tem jeito de clonar um ESC pois dentro do Microcontrolador (ATMega) tem um firmware (programa).

E acho que o fabricante deve bloquear a cópia do frmware.

O que pode ser feito é tentar desenvolver um ESC a partir de estudos. 

E olha que são muito complexos ! Não cheguei nem perto ainda.

Consegui fazer o upload dos vídeos com os testes do Motor do Phantom 2.

Os videos foram feitos com a minha camera Canon 7D - video full HD.

Esses são os testes do Motor sem hélice. Veja as variações de frequencia do pulso no osciloscópio. 

A partir dessas medições consegui calcular o RPM do motor.

Esses são os testes do Motor do Phantom 2 com hélice. 

As rotações são bem altas e todo cuidado deve-se ter ao fazer esse tipo de teste com hélice.

Esse vídeo foi feito para mostar a potência do Motor BLDC !

A especificação informa que ele pode carregar 600 gramas de peso (empuxo) !

Interessante é como o bixo consegue frear tão rápido!

O freio é configurável !  Brake

Por exemplo no manual que eu anexei anteriormente.

(Não é do meu ESC)

Esclarecendo uma dúvida minha - será que um motor de HD (hard disk) funciona com um ESC ?

Muito bom ! funcionou bem ! 

Posso usar um motor de HD para fazer meus testes, durante as pesquisas.

Pretendo montar uma controladora 3D de Gimbal para motores BLDC.

José, poderia postar o código que está utilizando em seu Arduino?

você tem 3 botões: 'freio'  velocidade 1 e 2 correto?

Desisti do "ESC" caseiro, peguei um ESC que já utilizava, e só preciso de um controlador melhorzinho para ele, o 555 não é tão bom, não tem freio nem nada. Só vou precisar adicionar um potenciômetro para a velocidade. :)

Rodrigo foi postado na pagina 2 desse tópico :

http://labdegaragem.com/forum/topics/tutorial-arduino-esc-motor-sem...

Animação bem interessante para motores sem escova e motores de passo.

Escolha o motor e depois selecione a Operating Voltage. Clique no link abaixo.

http://en.nanotec.com/support/tutorials/stepper-motor-and-bldc-moto...

Para acrescentar mais informação sobre controladores de Motores BLDC, resolvi estudar uma preciosidade que eu tenho aqui em casa.

A mais de 30 anos atrás, eu havia comprado  um Microcomputador da marca Commodore 64. E o diskete driver dele ela separado da CPU e usava disketes de 5 1/4 polegadas. Alguém se lembra disso ?

Ainda tenhos alguns equipamentos da Commodore, e desmanchei o Diskete driver. O motor que gira o diskete é um BLDC. E tem uma placa de circuito integrada. 
Pesquisei PDFs, tirei fotos,montei o diagrama do circuito e medi algumas formas de onda. 

Vejam que beleza de tecnologia. 

O circuito funciona com 12V e aterrando o fio laranja, o motor gira com a rotação precisa de 300 RPM.

O CI de controle do motor é o  HA13432. Só encontrei o PDF dele em japônes. Mas a partir de outros PDFs, consegui entender o funcionamento dele. Anexei os PDFs.

O motor possui três sensores de efeito Hall, isto é sensores que conseguem perceber as variações de fluxo magnético. São sensores bem antigos e portanto o sinal dos sensores é amplificado por amplificadores operacionais dentro do CI HA13432. 

Com a percepção do sinal dos sensores Hall, os drivers das três bobinas do motor BLDC são ativados na sequência. 

O CI usa um cristal para gerar o clock de 614 KHz. 

Esse circuito é do HA13441, mas tem muita coisa parecida com o HA13432. Veja que a pinagem é diferente.

Essas são algumas formas de onda do circuito do Motor. 

Essas medições, são as tensões nas saidas dos drivers para duas bobinas. 

Esses sinais são um sensor Hall (canal 1) e o driver correspondente no canal 2:

Espero que gostem...

Anexos

Nesse circuito do Motor do Diskete Driver, estou com uma duvida que espero esclarecê-la.

Veja que a frequencia do sinal nas bobinas é de 20 Hz. OK, então poderia deduzir que o RPM seria 20 Hz x 60 = 1200 RPM.

Mas o RPM do Motor é de apenas 300 RPM, isto é um quarto da rotação de 1200. 

Supondo que o motor tenha 12 bobinas, isto é quatro devem ser acionadas por vez. 

Será que é por isso ? Não entendi ainda.

Tabela da verdade - sensores HALL x bobinas do Motor ( U, V e W)  do HA13441:

Imagino que o motor por dentro deva ser similar à esse. 

http://freedom2000.free.fr/HDD_Still_Clock_index_eng.html

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço