Todo Transistor do tipo Mosfet tem três terminais(gate,drain,e source), sendo que o do meio é cortado e a chapinha do fundo do transistor tem a sua função (Dreno).

abaixo colocarei as perguntas e a foto do mesmo respectivamente:

1 - Qual o teste que preciso fazer para armar e desarmar o "FET"  e para saber se o mesmo esta em curto ou aberto ou com problemas ?

2 - Se eu tirar este transistor com ferro de solda de 70W da placa mãe ele corre o risco de dar algum tipo de problema devido a temperatura alta, ou geralmente os transistor suportam muita temperatura.

obs: ocorreu que na hora que eu retirar os "FETS" a solda derretida grudou no source e no gate, unindo os pinos com a solda, sendo que não estava ligado o pc, isso pode danifica-lo durante a dessoldagem do componente ?

Exibições: 10175

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bom dia!

Na vida temos sempre que seguir passos ou etapas para conseguir atingir nosso objetivos. Para testar um determinado componente eletrônico, devemos primeiro conhece-lo e termos em mãos as suas características á saber:

1º  Passo: Identifica-lo em termos de numeração/código do componente.

2º Passo: Buscar na net o datasheet deste componente, para poder conhecer as suas característica interna e também a ligações dos seus terminais.

3º Passo: Já com o domínio das características, poderemos testa-lo e definir se ele esta com defeito ou não.

Vamos agora ao seu questionamentos, indo pelos mais fáceis.

1 - Quanto ao ferro de solda de 70W se pode ou não danifica-lo, a questão é a seguinte, se você usar um ferro de solda de potência menor, você precisará de ficar mais tempo aquecendo os seus terminais, consequentemente este calor será transferido para o componente e no caso contrário será mais rápido, tudo irá depender da sua habilidade, sabendo que quanto mais rápido você dessoldar, menor será o calor transferido.

2 - Quanto ao curto entre os terminais durante a retirada, não tem problema, desde que o equipamento não esteja ligado ou com qualquer carga remanescente. Lembre-se de desfazer o curto e checar isso com o multímetro.

3 - Conhecendo o transistor MOSFET, o termo armar e desarmar este tipo de transistor, não existe, pois o que acontece que ele fica conduzindo é devido a capacitância que ele tem entre o o GATE e o SOURCE e quando você polariza ele este capacitor armazena essa tensão, mantendo o GATE ligado, como a corrente para polarizar é baixíssima, da ordem de de microamperes este fica ligado, basta curto-circuitar o GATE com o SOURCE, para descarregar.

Para mensurar o transistor, primeiro tem que identificar se ele é CANAL P ou CANAL N, para saber qual a polaridade que circula a corrente entre o DRAIN e o SOURCE.

NO caso do CANAL N, o positivo vai do DRAIN para ou SOURCE, ou seja o SOURCE é NEGATIVO.

NO caso do CANAL P, é o contrário.

Para medir este tipo de componente, é mais simples do que parece, a saber, curto-circuita o GATE com o SOURCE e mede se tem continuidade entre o DRAIN e o SOURCE, caso tenha, compre outro pois este esta com defeito,lembrando que tem alguns transistores que possui um diodo entre o DRAIN e o SOURCE, quando eles são feitos para chaveamento, testa trocando a polaridade das pontas de prova do multímetro.

Depois vamos medir a condição que o GATE se encontra, para isso usamos a polaridade contrária do que ele necessita para polarizar o gate. NO CASO DO CANAL N, ligamos a ponta negativa no GATE e a POSITIVA no SOURCE, com escala alta de resistência, para verificar qualquer fuga. O CANAL P é análogo.

No mais, espero tem tirado algumas duvidas suas.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço