Olá a todos!

Desenvolvi um projeto com base no Arduino Mega 2560 e tudo funcionou muito bem, mas agora quero customizar minha própria placa e levar o projeto adiante, porém não sei qual rumo tomar. Gostaria de sugestões de quais plataformas posso utilizar, se permaneço no Mega 2560 e aceito o desafio de criar uma placa com solta SMD ou considero outros opções que no momento desconheço quais seriam.

Obrigado

Exibições: 1250

Responder esta

Respostas a este tópico

Jonas meu conselho é que você, antes de transformar seu projeto em produto tente "reduzi-lo". Digo isso pois muitas vezes as pessoas se baseiam em um Arduino Mega, que possui um microcontrolador caro, porem os projetos cabem em outros microcontroladores mais barato.

Verifique em uma lista de AVR's qual atende as necessidades do seu projeto a fim de evitar o uso do Atmega2560 que pode chegar facilmente a 60 reais (ou mais) cada microcontrolador.

Outra dica é pesquisar sobre empresas especializadas na fabricação de PCB. Já que seu intuito é comercial, você pode encomendar várias placas e assim diminuir o preço unitário delas e ter um acabamento mais profissional do que feito "à mão".

Aqui no LdG tem um tópico sobre o uso do arduino em produtos comerciais, é uma discussão interessante a respeito da parte legal disso.

Olá João. Eu reduzi o projeto inicial ao minimo possível, mas ainda não foi o suficiente para utilizar um microcontrolador menor. Inicialmente utilizava o Uno, mas logo tive que migrar para o Mega. Minha ideia é prototipar o projeto em uma protoboard e depois de testado mandar fabricar as placas. 

Agora em meio a discussão, eu me pergunto se seria possível usar dois microcontroladores menores na mesma placa, dividindo os periféricos entre os dois, desta forma daria para substituir o Mega 2560. 

Jonas.

Jonas posso estar enganado mas pelo que me parece, em sua busca por microcontroladores menores você se limitou a lista de arduinos certo? Existem vários outros microcontroladores AVRs que não são utilizados em placas arduino porém são compatíveis com a IDE do arduino (entre o atmega328 usado no uno e o atmega2560 usado no mega existem vários outros microcontroladores).
Outro detalhe é que várias funções feitas no arduino foram feitas de forma a simplificar o aprendizado, porém isso custa em tamanho. Lendo o datasheet do seu microcontrolador e entendendo o funcionamento dos registradores talvez você consiga diminuir ainda mais seu código. Isso dá trabalho, mas pra uma aplicação comercial acho perfeitamente válido.
Sobre sua pergunta de usar dois microcontroladores, é possível sim, mas precisa estudar se é realmente viável.
Lembre-se que para um produto comercial não basta funcionar, tem que ter o custo reduzido o máximo possível e ser confiável.

João, eu estive pesquisando sobre o que você orientou ao sugerir a otimização do código para poder implementar sobre um microcontrolador menor com menos recursos que o mega 2560. Se eu utilizar o AtmelStudio seria possível otimizar a solução e utilizar um microcontrolador menor que mega 2560, pois como você mesmo mencionou, a IDE do Arduíno simplifica o aprendizado mas isso gera um custo que se reflete no tamanho do espaço ocupado no chip. Eu sei pouco sobre a ferramenta AtmelStudio, mas acredito que para a solução que procuro seja a melhor escolha para o momento. O que você acha?

Jonas

Jonas eu compartilho da mesmo opinião que a sua. O AtmelStudio está sim entre as melhores opções para o que você deseja fazer.

É possível encontrar muito material sobre isso na internet e o colega Jose Murta ja te poupou do esforço inicial. Leia os links que ele postou que já é um grande passo.

Já instalei o Atmel Studio 7 e vou estudar a ferramenta. Caso surgir algo que seja relevante postar aqui no LdG, certamente vou compartilhar com vocês. Quero agradecer a ajuda do João e do José pelo auxilio que me deram. Obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço