Pessoal,

Estou analisando trabalhar no projetinho a seguir,

http://blog.novaeletronica.com.br/mini-gerador-de-alta-tensao-usand...

Mas estou com dificuldades de encontrar o transformador de ferrite de 5 pinos. Posso substituir nesse projeto o transformador por um MOSFET?

Vlw!

Exibições: 751

Responder esta

Respostas a este tópico

Se entendi esse transformador é usado em telefonia, vc pode encontrar em sucata de PABX.

Não sei se a ferrite vai fazer tanta diferença assim em relação ao normal (aço silício). Sendo assim qualquer transformador serve.

Acredito que um transformador pequeno comum já te atenda. A maioria tem 5 fios.

Agora, por mosfet... Não entendi onde vc colocaria. Acho que a resposta simples é não.

O circuito padrão para o tal livrinho de dar choque vendido a mais de 50 anos em lojas de brincadeiras e magicas não usa nada disso. Ele usa uma molinha que balança e fecha um contato. Tem um indutor enrolado num pedaço vagabundo de ferro (prego) com um primário pequeno e um secundário absurdamente grande. Desmontei um quando era criança.

Esse kra fez com trafo de fonte de tecnologia ultrapassada:

https://www.youtube.com/watch?v=tVOuj_ykgW4

Ainda, como salve engano o Eiju disse em um post ainda a pouco, é preciso fornecer mais informações sobre sua necessidade para que possamos dar respostas mais ricas sem chutes, sem precisar imaginar o uso que dará ao circuito, como acabo de fazer, achando que vc está fazendo um aparelho de choque. Tendo a função real fica mais facil direcionar. Acredito que haja um sentimento do tipo "Vão roubar minha ideia" e as pessoas se fecham. Acredite, não há mais ideias novas a algum tempo... Raramente alguma coisinha... Ou pode ser simplesmente para nos poupar de ler textos longos... 

Por outro lado, não tinha uma ideia menos ruim para fazer de projeto ? Coisa de dar choque é sempre perigoso tanto pra vc quanto para seus instrumentos e outros amigos...

Não quero desenvolver nenhum produto. Encontrei esse projeto e achei interessante pelo fato de com uma tensão de 1,5 obter 400...Apenas isso, depois vou pegar os componentes e explorar outra coisa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço