Bom dia galera,


Estou Querendo fazer um trabalho para a faculdade, que faz a leitura da metragem de solo e o calculo??
Gostaria de saber se tem como?? E se tiver como em qual linguagem de programação eu teria que desenvolver essa leitura e o calculo??

Exibições: 1701

Responder esta

Respostas a este tópico

Eu não consigo entender como esse princípio de medir o tempo de ida e volta pode ser aplicado em distâncias pequenas, digamos 30cm (0,3 metros).

A luz viaja numa velocidade tão grande, mas tão grande, que se vc for tentar calcular, perceberá o laser gasta um tempo tão pequeno pra ir e voltar, que chega a ser duvidoso que esse seja realmente o princípio de funcionamento de trenas laser portáteis. Veja que não estamos fazendo de distâncias quilométricas não, estamos falando de 30cm a 60~100 metros apenas.

Considerando que a velocidade da luz no vácuo seja de 300.000.000 metros/segundo, isso equivale a 300.000 metros por milisegundo, ou 300m por microsegundo

Seguindo o raciocínio, 30cm de distância seria percorrida em 1/1000 microsegundo. Portanto, se o alvo estiver a 30cm, a luz percorrerá 60cm, e gastará o equivalente a 1 microsegundo dividido por 500.

Tudo bem, dê um desconto nessa velocidade porque 300.000.000 m/s é a velocidade no vácuo. No ar, deve ser pouco abaixo disso, mas mesmo assim, dá pra processar essa informação entre ida e volta do feixe laser num tempo tão curto assim nesses aparelhos de bolso?

Vamos calcular:

1segundos =300 milhoes de metros  (resolução de 1 metro  usando 300MHZ)

Para um 10 milimetro preciso de 10 vezes mais rápido ,ou seja (3GHZ)

Veja exemplo de portas logicas:

http://www.hittite.com/products/view.html/view/HMC843LC4B

Tem amplificadores também.Basta saber onde achar os componentes certos.Mas é possível sim.

Almir, esse medidor é para kilometros de distância. 

Prece que o Marcos pretende medir metragem de terreno.

Isso!!! Será que seria possível com um ultra som ??

Tudo isso depende de "saber como" se fazer e dos componentes específicos.
Trabalhando nas faixas de várias dezenas de GHZ fica fácil.
http://www.hittite.com/products/index.html/category/373

Usando um relogio de vários GHZ (clock) num registrador de 32 bits podemos representar X mm do percurso da luz em cada  incremento deste registrador (barramento).

Quanto maior o barramento e a velocidade do clock,mais preciso é a medida

Galera, o método mais comum de medição de distancia com laser é a triangulação. 

Um led emite laser e um sensor CMOS mede o angulo de inclinação do reflexo do raio. 

Usando trigonometria, a distância é calculada com alta precisão. 

Realmente não me convenceu a idéia de que a medição era feita pela velocidade de ida e volta do laser... 

já essa medição através de triangulação (semelhança de triângulos), faz todo sentido

obrigado pelo esclarecimento, Murta

Trabalhei 5 anos com topografia.(Medição de terreno,área com precisão milimetricas).O aparelho usado nisso chama-se estação total.Nenhum outro aparelho tem tanta credibilidade,pois é o mais preciso.
O principio dele é medir tempo de ida e volta,.A Estação TopCon e Leica são as mais precisas.
Pergunte a qualquer engenheiro de agrimensura (Engenharia de agrimensura requer precisão milimétrica)
Estes aparelhos alcançam até 3,5 km de distancia com prisma,ou seja, de zero milímetro até 3,5 km.Ninguem que mede terreno no mundo,aceitará outro equipamento nos proximos 50 anos para substituir.(Ja fui do ramo).
http://www.santiagoecintra.com.br/Produtos.aspx?idProduto=79dede30-...

O aparelho é top, mas custa 10 mil reais como ja disse.

E essa estação já deve fazer tudo que o Marcos pretende. 

Acho que ele esta procurando algo mais acessível.

Almir, creio que o ponto aqui seja a relevância.

Se o rapaz veio aqui pedir auxílio pra um trabalho de faculdade pra medir terreno, pelo menos pra mim me parece que não se trata de tentar contruir uma estação total para agrimensura/estudo topográfico.

Em sendo assim, também fica a idéia de que a tecnologia empregada numa estação total está muito além do escopo que um graduando precisa usar pra um trabalho de faculdade.

Pra um trabalho de faculdade, cujo objetivo apresentado era medir um terreno, creio que equipamento que faz a rodinha girar ou trena laser está de bom tamanho, já estação total é algo que um mero graduando não daria conta de fazer.

E já que foi citada a trena laser, foi posta a dúvida de qual técnica é empregada para esses equipamentos obterem com tamanha acurácia a distância a ser medida.

Portanto, ninguém colocou em dúvida seu conhecimento sobre estações totais ou medições de tempo de ida e volta da luz. Apenas pareceu duvidoso que trenas lasers portáteis também usassem a mesma técnica de medição que estações totais, e isso o Murta tratou de esclarecer.

Enfim, legal que profissionais de agrimensura tenham a disposição equipamentos super sofisticados como estação total. Mas há situações que se pode usar um teodolito. Há situações e situações. Já tive oportunidade de trabalhar com divisão de pastos para o sistema de pastejo rotacionado pra bovinos. Necessitava portanto de técnicas de agrimensura para poder dividir corretamente os piquetes. E um teodolito dava conta. Não precisava de estação total. E por usar teodolito ao invés de estação total, não deixou de ser um trabalho profissional.

Podemos medir até com as palmas das mãos.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço