Olá pessoal,

faz tempo que uso transistores 122 nas minhas aulas sobre Arduino para controlar um motor DC simples. Porém, recentemente comprei um TIP 125 para usar copmo exemplo análogo (NPN versus PNP) mas minhas monstagens com ele não estão funcionando.

Para facilitar, eis os links para as duas datasheets:

http://www.fairchildsemi.com/ds/TI/TIP120.pdf

http://www.fairchildsemi.com/ds/TI/TIP125.pdf

Pelo que entendi delas, eu poderia simplesmente trocar o meu TIP 122 na protoboard por um TIP 125 e tudo funcionaria numa boa, mas com comportamentos invertidos.

Estou usando um código tipo blink, mas com tempos diferentes para poder distinguir o período em que o pino base está HIGH ou LOW.

Porém, com o TIP 125 o motor fica 100% do tempo ligado. Alguém saberia me ajudar com esse problema?

Exibições: 2492

Responder esta

Respostas a este tópico

Se entendi a duvida é sobre uso de PNP como chave.

Vc nao deve ter invertido alguma das coisas...

No NPN com o emissor no terra vc coloca alguma corrente na base-emissor e espera a circulaçao de corrente beta vezes maior entre coletor e emissor. Por termos um diodo entre base e emissor só é possivel ter 0,7V entre base e emissor. No caso especifico desse transistor 1,4V pq é darlington.

No PNP com o emissor no vcc vc coloca alguma corrente emissor-base, analogamente a tensão maxima que pode aparecer entre emissor e base é de 0,7 (ou 1,4 no caso especifico).

Sendo assim se o emissor está por ex em 12V quando a base tiver menos que 12-1,4 o transistor já está saturado.

Ou seja: Não dá pra comandar um PNP com 0 e 5V com tanta facilidade como um NPN. Vc precisaria ter tensões maiores na base, quase a tensao de emissor (quese 12V no meu exemplo) para que ele deixe de conduzir.

Então se você olhar o datasheet, a tensão e a corrente são negativas, então para se ter o controle de tensão você precisa colocar progressivamente tensões negativas na base 

Esse negocio de positivo e negativo depende do lado que vc mede.

Num circuito que tem apenas 12V e gnd vc ligaria o emissor no 12V, a carga entre coletor e gnd e teria que por um GND via resistor na base.

O fator complicador justamente eh que para essa montagem tanto se vc ligar 0v quanto 5V via resistor o transistor vai conduzir. Vc teria que realmente abrir o circuito ou colocar 12v para desligar o transistor.

Mesmo se usar um microcontrolador com pino em open colector nao adianta pq 12V esta alem da especificacao, ele conduz pelos diodos de protecao do microcontrolador (ou sei la por onde...).

A solucao realmente simples eh usar npn. Se precisa de pnp teria que usar outro transistor npn para funcionar como a chave da imagem.

Para obter mais informacao de um google de "pnp como chave".

Obrigado, Eduardo!

Consegui entender o meu problema: não é só trocar um transistor pelo outro, o TIP 125 precisa de um sinal mais forte na base para interromper o fluxo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço