Ola.

Sempre trabalhei com o Uno em 6v e acho que funciona super bem assim.

Desta vez tive que usar uma fonte de 12v, justamente por causa de uma controladora de motor de passo e, claro que alimentei o Arduino com 12v.

Percebi que ele esquenta muito mesmo, não dando para tocar na placa por 2segundos depois dela passar algumas horas ligada, é normal mesmo assim, tanto calor ?

Peguei de um site imagens em infravermelho mostrando o quanto esquenta o regulador de tensao se aplicado 6, 9 ou 12v na alimentação.

O melhor não parece ser o 12 e sim, algo em torno de 6-5 a 7v, justamente por o regulador de tensão ter que se livrar de mais tensão para entregar a tensão certa para o resto do circuito e com isso aquece e perde eficiencia...

http://australianrobotics.com.au/news/fuelling-your-arduino-why-you...

Adiantaria um pouco para diminuir a temperatura do regulador, colocar um resistor (mesmo que ele esquente um pouco) antes da entrada de Vin do Arduino de forma a reduzir um pouco a voltagem para não esquentar tanto o regulador e a placa e dividir o calor entre o resistor e o regulador ?

De quanto teria que ser esse resistor em oms e watts ?

[]´s

Jota

Exibições: 1357

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim da de colocar  o resistor.

De quanto teria que ser esse resistor em oms e watts ?

Pra responder essa pergunta seria bom ter em mãos o consumo do circuito (mA) no pior caso.. Senão  o resistor pode pouco ajudar ou até atrapalhar.

Alguem ja usou resistor para diminuir a "carga" sobre o regulador do Arduino ?

Alguem ja usa normalmente ha muito tempo o arduino em 12v e sem problemas de esquentar e queimar o regulador ou o ATMega ?

Tks,

Jota

.

Eu também notei este aquecimento. Hoje alimento os meus com 7.5.

Alguma vantagem em relação a 6v ?

Olá Jota,

Estou conectando o meu Arduino Mega a uma bateria LiPo de 12v (11,1v nominal) para um projeto de Robo. Porém, não tenho notado nenhum aquecimento no regulador do Arduino, talvez porque não tenho usado ele por tanto tempo como voce citou, mas tenho notado muito aquecimento em outros reguladores que eu uso, LM7805 e LM7806, para 5v e 6v respectivamente. É comum o aquecimento pela enorme queda de tensão que eles causam. Talvez, pelo longo uso e pela "baixa" corrente consumida pelo Arduino, recomendo em vez de um resistor de alta potencia um regulador LM7809 antes do pino de alimentação do Arduino. Ele oferece até 1A de corrente, e pode reduzir o aquecimento no regulador do microcontrolador, visando não prejudicá-lo. Ainda sim pode ser estudado o caso de usar um resistor, mas para isso como já falaram, teria que analisar o consumo do Arduino, se ele varia com frequencia, e ver o pior caso para calcular a potencia realizada e etc. 

Pode ser que o Mega dissipe o calor de outra forma diferente do Uno, pode ser que o regulador dele seja diferente e isso ja vai fazer a diferença...

Porem vendo as fotos do link que postei, percebi que ele mostra a temperatura da tua placa, o Mega, de uma olhada na temperatura que o regulador e o processador chegam, aquece bastante, estranho é que no seu caso não aquece muito, deveria ficar bem quente, mesmo depois de alguns minutos de uso.

http://australianrobotics.com.au/news/fuelling-your-arduino-why-you...

Obrigado lela dica do 7809, acho que vai ser a melhor solução mesmo para "dividir" o calor entre os 2 reguladores..

Segundo o datasheet(pag 18)  http://www.synthdiy.com/files/2006/LM7812.pdf dos 78xx devemos usar 2 capacitors, qual seria o prejuizo se eu nao os colocar so o reguladore 7809 mesmo ?

Abraços,

Jota

Realmente, segundo as fotos, o regulador e o chip esquentam demais! Vou passar a observar isso com mais frequencia, e tentar acompanhar com um LM35.

Enquanto ao 7809 foi essa a intenção que tive, de dividir a potencia dissipada nos dois reguladores, a fim de esquentar menos. Em teoria, isso pode dar certo, já não sei na prática, se vai esquentar a mesma coisa depois de um bom tempo de uso contínuo. Enquanto aos capacitores, nunca testei sem eles, sempre uso dois de 22uF (eletrolítico) no IN com o Gnd e no OUT com Gnd. Acredito que seja pra eliminar ruído ou algo do gênero. Considere também, se em seu projeto o Arduino é usado por muito tempo constante, usar dissipador, seja de mica ou alumínio.

Abraço, Rodrigo.

A solução é a desolder o regulador de voltagem do pcb e monte ele em cima de um bom "heatsink"  com utilização de pasta termal.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço