Bom dia pessoal, estou precisando montar um projeto que visa automatizar a temperatura de um recipiente.

 Minha ideia é a seguinte, com um sensor de temperatura (o mais recomendado foi o LM35) ligado ao Arduino UNO, este controlará um relê (não tenho certeza de qual utilizar) que estará ligada a uma lampada incandescente, dentro de um recipiente qualquer.

O software do Arduino deverá ser capaz de receber valores de temperatura (Temperatura Alvo) e tempo, e manter o recipiente nos valores recebidos, por exemplo 15 min a 52ºC ou 60 min a 68ºC ou 10 min a 74ºC. O sensor de temperatura enviará a temperatura lida do recipiente e comparará com a temperatura alvo, até alcança-la. Pretendo trabalhar com uma margem de tolerância de X-2ºC a x+2ºC, onde X= Temperatura Desejada, então terei uma oscilação constante de liga/desliga de relês para manter a temperatura no tempo determinado. 

Qual o melhor relê a se utilizar para este projeto. E o mais importante, sobre a programação do Arduino Uno, sou novo nisso, não sei nem por onde começar rsrs

Alguém já fez algo semelhante, que possa dar uma força ? Desde já eu agradeço !

Exibições: 306

Responder esta

Respostas a este tópico

Frederick, 

Legal seu projeto.

Vc pode utilizar reles comuns 5 ou 12V. Como vc está começando e como acredito que usará Arduino, sugiro um modulo rele ou um Shield (tem aqui na loja do LdG para vender).

Para ficar mais fácil do pessoal ajudar, busque no Youtube videos básicos de arduino que tem tutoriais bem simples e diretos. Vc achará ajuda até para projetos bem parecidos com o seu.

Como é TCC, sugiro investir algumas horas com um arduino, o Youtube e alguns tutoriais iniciais para pegar depois encontrará muita gente ajudando aqui vc com dúvidas.

 

Olá Frederick,

    Cara, seu projeto é relativamente simples para quem tem algum conhecimento com o arduino, logo, como bem colocado pelo nosso amigo, Ricardo Pedroso, sugeriria que você gastasse um tempinho estudando o arduino, dai você verá que essa montagem que você deseja é bem simples.

    Não tô ganhando nada do cara por fazer propaganda do livro dele, só que eu aprendi assim e tento ajudar a galera pois é o que conheço...  O grande problema do iniciante no mundo do arduino é o excesso de informação, logo, tem coisa pra caramba e o neofito fica meio perdido,   comigo não foi difetente.  Até que descobri o livro EXPERIMENTOS COM ARDUINO do prof. João Alexandre.

   O livro não é gratuito, mas é baratissimo, você entra no site   http://www.ordemnatural.com.br/   vá até o fim da pagina que tem um link pra comprar ele lá.

   A grande vantagem desse livro, é que ele é feito por um professor brasileiro, como foco no jeito que brasileiro sabe e gosta de aprender.

   Logo, basta fazer como eu fiz, siga o livro pagina a pagina e vá realizando os testes e montagens que o livro propõe.

   O resultado é um aprendizado relampago e consistente.

   Logo, tenta esse caminho visto que  aqui no forum o pessoal tira duvidas e dá sugestões, mas pelo seu exposto o que você precisa é de uma montagem completa e isso a galera não costuma fazer, justamente pra incentivar as pessoas ao aprendizado e a evolução.

Obrigado pelas sugestões Ricardo, Weider e Luis !

Estou usando como referência o livro Arduino básico de Michael McRoberts, e me ajudou bastante.

Como vou precisar de botões para aumentar e diminuir temperatura e tempo, e LCD estou pensando em comprar o Shield LCD 16x2 com Keypad, e outro Shild com relés... não sei se fica mais barato comprar os componentes separadamente.

Com relação a programação, com ajuda de foruns e de videos do youtube eu consegui montar, parcialmente, um código especifico para o meu projeto. Consegui que o arduino controlasse a temperatura setada, com aumento e diminuição da mesma por botões. Porém estou com dúvidas de como fazer para que seja possivel o Arduino receber valores de temperatura e tempo, para que sejam controlados, através do Serial Monitor, por exemplo.

Obrigado !

Caro Frederick,

   Olha, preço e nível de dificuldade podem náo ser paralelos,  a shield lcd com keypad com certeza é mais cara que o lcd sozinho da mesma forma que outros shields como o shilde de reles.

    Pra quem sabe montar obviamente vale mais a pena fazer "na unha",  mas ai tem a questáo da pressa com que vocë deseja montar e o nível de sua pressa.

    Se puder lhe dar um conselho, te digo pra estudar mais e evoluir um pouco a cada dia.

    Mas como dito, depende de vocë.

  

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço