Senhores, bom dia.

No mês passado tivemos o anúncio de que foi desenvolvido em território nacional uma nova tecnologia para IOT, o Momote.

Ao que parece, teremos uma opção nacional para criamos nossos projetos IOT, e interconectar nossos dispositivos. As aplicações por padrão são inúmeras, como qualquer outro dispositivo! Entretanto, como é uma tecnologia nacional podemos esperar bons preços (ou não.. é), disponibilidade e suporte!

Por se tratar de open source, podemos esperar também que o projeto (e outros que virão), cresçam de forma rápida com o apoio de toda a comunidade (assim esperamos).

Segue abaixo alguns detalhes deste chip. Que recebeu o nome de 001, iniciando essa família de chips.

Processador:

Texas Instruments CC2650

32-bit ARM Cortex-M3

48 Mhz

128Kb de Flah

20KB de SRAM

Alimentação 1,8 a 3,8V

Periféricos:

15 GPIO

4 Timers com PWM

UART

SPI

I2C

i2S

DAC

Redes e Conectividades:

Antena Integrada

Bluetooth Low Energy 4.1
2,4GHz IEEE 802.15.4 MAC e PHY (Mas aparentemente não fala Zigbee, apenas opera na mesma rede.)

O projeto ainda está bem no inicio, e parece que em breve eles vão disponibilizar os arquivos no GitHUB e fazer uma Wiki com toda a documentação. Vamos esperar para ver.. no mais é maravilhoso que tenhamos iniciativas nacionais nessa área.

Mais informações nas fontes abaixo.

Fontes:

http://momote.io/

http://engenhariae.com.br/tecnologia/brasil-lanca-tecnologia-open-s...

http://www.iotbrasil.com.br

Exibições: 1288

Responder esta

Respostas a este tópico

Valeu a dica Rafael, esperemos se cumpra os objetivos por eles propostos, vou torcer por isso, em quanto depender da iniciativa privada tudo vai dar certo, se o estado se envolver... teremos um novo Fuleco.

Abs.

Tem muita tecnologia nacional nessa área.Mas infelizmente existe uma resistencia por parte dos Brasileiros em aceitar.

Com relação ao termo Open Source eu não vejo nem vantagem e nem desvantagem,pois a placa deve ser comprada de qualquer forma.

Almir, nos brasileiros, não somos assim por sermos temperamentais, e sim por termos motivos mais que suficientes para desconfiar de tudo o que aqui se fabrica, vide historia presente e passada.

Com relação a open source, eu considero que a vantagem esta na própria palavra, Open Source, e não no preço do produto, ou acaso é a mesma coisa comprar um MCU montado em uma placa com código de programação aberto, que o mesmo MCU montado em uma placa que não é Open Source?

Abs.

Eu comprei algumas placas de uma empresa.Tais placas não são "Open Source".Mas mesmo assim,eu consigo programa-las usando biblioteca do fabricante.So precisei comprar as placas da mesma forma em que poderia comprar essa tal "Open Source".
Então ,onde está a diferença ?
Compro e uso codigos tanto de uma como de outra.
Por isso disse que o fato de Open Source não me importa.Open source acho interessante com relação aos softwares,mas não em relação a hardware,pois geralmente os fabricantes oferecem os meios de manipula-los.

Agora esta melhor explicado seu raciocínio, mas note uma coisa, nem todos possuem o mesmo conhecimento que o seu, e tornar as coisas mais acessíveis para as pessoas, também faz parte dessa iniciativa.

Abs.

Falando em brasileiro algo que pega sempre é o preço. Dei uma olhada no preço do chip na digikey. Sai por 5.6 dólares em quantidades de 250. Acrescentando uma taxação de 60% e convertendo para real só o chip sai por aproxidamente 34 reais.

Seria legal se o pessoal já desse uma estimativa de preço dos módulos.

Entrei na página e não tem muita informação. Tomara que não seja mais um Vaporware, (isso é uma provocação). Mas torço e vou acompanhar.

Sobre ser brasileiro ou não, o mundo é globalizado. O que interessa é profissionalismo. 

No fórum do projeto informa que o preço será algo em torno de R$ 100,00.

Então vai morrer entes de nascer.

Interessante essa rede 

  • 6LoWPAN

Não conhecia...

http://www.ti.com/lsds/ti/wireless_connectivity/6lowpan/overview.page

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço