Supervisório em Visual Studio c# e comunicação RS485 com pic em mikro C.

Antes de mais nada, agradeço ao fôrum que leio muito e tiro muitas duvidas aqui.

Meu projeto é : 

- Supervisório desenvolvido em Visual Studio C# com comunicação RS232 e conversor para RS485

- 2 Pics 18F4550 ligados na rede e no conversor RS232/RS485 com sensor de temperatura, umidade e ldr.

Programei tudo em Mikro C as entradas analógicas e testando pelo LCD esta funcionando corretinho.

Meu problema é programar em RS485 e como fazer como fazer no Visual Studio ler essas mensagens, por que em RS232 é facil comunicar com o supervisório mas não sei como vou fazer o supervisório ficar Master e os pics ficarem slaves, alguém pode me ajudar?

Exibições: 4523

Responder esta

Respostas a este tópico

http://labdegaragem.com/forum/topics/scadabr

neste post tem muita referencia sobre rs485, veja a ultima página

ESte Curso sobre pic deve ter o material pra vc ter uma ideia de como programar o pic

Anexos

Até o hardware sem problemas Adriano, meu problema é que queria saber como torno o supervisorio como master(mestre) e os pics em slaves(escravos) no mikro Ce Visual Studio C#.

Mesmo assim grato pela resposta.

de repente a apostila que enviei pode ajudar...já leu ela ?

ja sim, eu tenho ela e é muito útil mas no meu caso o maior problema é o rs485 com mikro c, por que com um pic em rs232 funcionou bem o supervisorio

tem algumas coisas sobre supervisorio lá, mas realmente não sei se é do seu interesse o que está na apostila.

eu vou ter que estudar mais sobre protocolo e criar um bem especifico para todos conversarem. Grato

Na verdade você só usa o meio 485. O conversor rs232/485 já abaixa a impedância da rede quando vai transmitir, no seu caso não tem segredo, mande um mensagem para a rede com uma identificação que só o PIC1 responda,depois  manda uma mensagem para a rede que só o PIC2 responda, e recomeça..... É simples assim.

Entendi Jucelei, estão trabalho com um protocolo normal e identifico cada pic? Outra coisa tenho que acionar o max485 de cada pic no envio então tenho que criar uma função e deixar em nivel logico 1 esse pino a cada envio? e quando vem do pic para o pc o conversor faz o caminho inverso e retorna em rs232?grato

Isso mesmo. Achei que estivesse usando um conversor 232/485 comercial, eles fazem isso automaticamente. Mais como usa o max485, tem que controlar o que esta ativo na rede, esse é o caminho.

o conversor é comercial do computador de RS232 para RS485 mas nos pics ai uso o mas485 entao para ativar o envio preciso setar o pino do max485, correto?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço