Pessoal tudo bem

Surgiu uma demanda que não pode ser considerada tanto no segmento de eletrônica, porém acredito que não deixe de ser nem que indiretamente.

Estamos precisando encontrar uma placa de baixo custo que dê para instalar Linux nela para usarmos para um projeto muito específico na rede de alguns clientes.

Até pensamos no raspberry pi, porém o custo é muito alto de qualquer forma.

Esta placa precisa ter capacidade de conectar pelo menos na rede cabeada ethernet.

Pensamos até no arduino com modulo ethernet, porém o projeto iria se tornar um pouco inviável de se desenvolver por causa da programação dele e das configurações de IP/GW/MASK +2 campos adicionais que precisariam ser feitos através da interface web e armazenar na EEPROM

Sobre o projeto, ele vai ser ligado na rede do cliente, não é um equipamento que exige muito processamento nem memória, ele ficará apenas monitorando serviços de algumas máquinas através de ping/telnet e em caso de queda irá disparar um alerta através de um webservice que disparará um SMS para o responsável da rede.

Foi também pensado em colocar uma máquina pequena, mini ITX e bem baratinha, mas não atende, o custo ainda assim seria um pouco alto.

Encontrei esta placa chamada CHIP, está em pre-order por 9 dolares. Possui WIFI, 4G interno, 1GHZ , 512 de memória e até bluetooth... acredito que atenderia, mas não está a venda ainda...

https://getchip.com/pages/chip

Alguem sabe dizer outra possibilidade???

A versão do Linux que rodar é indiferente, para o que vamos fazer  (que é muito simples e exige pouco processamento), qualquer uma está ok.

Obrigado

Abs!

Exibições: 759

Responder esta

Respostas a este tópico

com todo o respeito mas vc tem clientes que nao geram 100 dolares de receita para vc(s), vc(s) nao tem 100 dolares para investir em um projeto comercial especifico, ou quando vc diz clientes eh no sentido que quem estara conectado ao servico, vcs sao voluntarios que prestam servico comunitario eh isso?


A versao do Linux vc diz o Kernel ou uma distribuicao que usa o Kernel Linux?

primeiro vc diz que tem um projeto muito especifico na rede de alguns clientes, no final vc diz que a versao do Linux (kernel vc diz ou distribuicao rodando o kernel linux?) eh indiferente.
 Na minha cabeca um problema especifico requer uma solucao especifica (embarcado?)

A distribuicao tem relacao direta com o equipamento escolhido, um PC obsoleto requer uma distribuicao leve, feita pensado no requisito minimo de hardware.

Essa placa de US$9  vai ter uma distro especifica para ela sem duvida.

Fabricante grande se vc requisitar amostra gratis eles enviam, nao pode usar email tipo gmail ou hotmail, da sua empresa ou universidade eles aceitam, nao sei se enviam para o Brasil mas se nao me engano existem servicos no EUA que recebem la para vc e reenviam no seu endereco no Brasil.

exemplo; http://www.nxp.com/support/sales-and-support/order-samples:ORDER_SA...

tem representante em Campinas S.P

http://www.nxp.com/about/about-nxp/worldwide-locations/nxp-no-brasi...

mas todo fabricante tem amostra gratis e se for um projeto aberto tem um monte de comunidade maker que o que vc apresentarfor interessante eles enviam placa.

Olá

Não exatamente, é um protótipo de um projeto que pretendo oferecer para alguns clientes e atingir um outro segmento (de "monitoramento"). Como são pequenos clientes, com pequenas estruturas não posso entregar um alto custo ou uma grande necessidade de estrutura pra rodar o projeto (mesmo que uma maquina mini-ITX rodando Linux seja pouco espaçosa)

Eu poderia investir 100 USD num recurso maior, porém já estou buscando um recurso de menor custo.

A placa CHIP de $9 roda com Kernel ARM de forma semelhante ao Raspberry PI e as distribuições Gentoo / Fedora (etc) e até mesmo Kali Linux que o pessoal usa pra pentest são indiferentes porque vou rodar um Perl dentro deles que vai fazer o monitoramento.

Vou dar uma olhada nestes links que enviou pra ver se consigo abrir mais a cabeça quanto a esse projeto!!

Obrigado

abs

Essa camera de monitoração da XIAOMI roda Linux e custa barato. 

É isso que pretende fazer ? 

Oi José,

No caso esse monitoramento é realmente visual, o monitoramento que é pretendido é dos servidores de algumas empresas, no caso o monitoramento ocorre pela rede interna através de testes de PING e de verificação se as portas estão respondendo. Posteriormente a ideia é colocar também um monitoramento SNMP...

Por isso pensei em rodar o linux em baixo de um hardware bem baratinho porque esses recursos de monitoramento consomem pouco, vou ter mais flexibilidade na programação dos recursos e nem imagino rodar isso em algum outro ambiente como por exemplo no Arduino...

Mas gostei bastante dessa camera pode ser interessante para outros projetos!

Abs!

O Raspberry PI B+ se não me engano custa 35 dolares, isso é um custo muito baixo pra um equipamento rodando Linux, dificilmente terá opções muito abaixo disso. Você pode tentar esse CHIP ou então o Raspberry PI Zero que custa 5 dólares. Abaixo disso acredito que só criando sua própria placa e em larga escala.

Você disse que o que vai fazer é muito simples e exige pouco processamento, para aplicações desse tipo acho inviável utilizar plataformas como o rPi ou semelhante. Tente utilizar microcontroladores, é mais barato e para aplicações simples e de baixo processamento atendem bem.

Alguns microcontroladores possuem ethernet como periférico já incluso, e conseguem manter um preço baixo. Vale a pena dar uma olhada nisso.

Dica: se a ideia é manter o custo o mais baixo possível (visto que 35 dolares é muito) deixe de lado as facilidades oferecidas por algumas plataformas. Facilidade de desenvolvimento tem custo alto.

Luiz Roberto a mais barata que eu conheço é o orangi pi,

https://pt.aliexpress.com/item/Orange-Pi-One-ubuntu-linux-and-andro...

https://www.zonamaker.com.br/orange-pi-one-um-poderoso-mini-computa...

ele funciona com distribuição do linux  ARM pi

recentemente saiu uma versão da orange pi que fica por 23 (256 de RAM) reais sem o frete e outra versão que fica 30 reais com 512 de RAM.

para ambos o frete fica 13 reais.

ALIEXPRESS

Olá pessoal

Não conhecia o OrangePie, e este "orange pi zero h2" por US 11 (com frete) tornam as coisas bem mais viáveis.
Igual ao raspberry pi, ele também precisa de um SDCard, a preferência era que fosse uma memória interna mesmo que pequena, porém por esse preço não tenho o que reclamar

Vou comprar um e aguardar alguns meses pra chegar e ver se da tudo certo!

Obrigado!

existe versão da orange pi com memoria pra rodar o sistema operacional, mas o preço já não é o mesmo.

.Encontrei um board legal com muito informaçao e material o nome e 

NANO PI ele tem aparti de 8 dolares 

http://wiki.friendlyarm.com/wiki/index.php/NanoPi_NEO

Pesquise tb o raspibberry pi zero ele foi lacando com o valor de apenas 5$, pesquisando em algumas lojas como por exemplo a adafruit eles agregam acessorios para aumentar o valor. Pesquisando vc pode achar por apebas 15 reais valor ja covertido

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço