Olá Garagistas....

Estou com sistema de irrigação em testes com Arduino, porém usando Relé para acionar as contatoras estou tendo problemas de perda dados e reinicio bem como travamento do Arduino, resolvi com inclusão de Filtro RC, porem não muito confiável já que difícil achar algo objetivo e real que determine qual resistor usar e qual capacitor (contatora de 9A e 18A).

Diante disso resolvi procurar alternativas e encontrei SSR-25da, que são relé de estado solido, e pelo que entendi iria dispensar até minhas contatoras (que assim como relé são mecânico, passiveis de desgaste).

Minha dúvida é se realmente são uma boa alternativa aos Relé e contatoras para acionar bombas. Gostaria de opiniões positivas e negativas, e suas bases (alegações) para tais posições. 

Vlw Pessoal...

Exibições: 4404

Responder esta

Respostas a este tópico

Blz....É o que imagino não ser necessário, e como nos teste não houve nenhum ruido acho que está blz, mas havia visto em algum fórum sobre ter a necessidade de colocar e manter o resistor limitador de corrente de 1k, porém achei que seria meio redundante isso já que existe uma proteção interna. Lembro que onde li isso sobre colocar resistor de 1k a pessoa disse já ter fritado 2 SSR quando não colocou....

Vou verificar a atualização.

Carlos, peguei update projeto, porém continua com mesmo erro na tua atualização, segue screen onde deveria marcar 19 horas e marca "09":

Eu aqui já ajustei no meu alterando:

// Mostra a HORA atual no display
lcd.setCursor(0, 0);
lcd.print("HORA: ");
lcd.setCursor(0, 3);
lcd.print(" ");
//lcd.setCursor(6, 0);
//if (diadomes < 10)
{
//lcd.print("0");
}
//lcd.print(diadomes);
//lcd.print(".");
//if (mes < 10)
{
//lcd.print("0");
}
//lcd.print(mes);
//lcd.print(".");
//lcd.print(ano);

 Oi Paulo,

Obrigado pelo post e feedback, acho que vou ter que montar hardware e ver o que é, mas ainda vou dar uma verificada no código, e te mando outro update.

Abs.

A não ser que seja por conta Display, teu código esta o de 20 x 4, eu estou usando o de 16 x 2 I2C, fiz os ajustes para esse display.

Paulo,

Teste o novo update, agora esta corrigido acho, compartilhei no Google Drive, mas basicamente é isso no anexo que modifiquei, no update já esta feita a modificação, segue txt somente para saber o que modifiquei.

Da um feedback depois.

Obrigado.

Abs.

TXT

Anexos

Agora funcionando Ok!

Para baratear vc poderia ter usado um transistor NPN com um optoacoplador e um dicipador no transistor. Isto iria acionar o motor da mesma forma que o relé sólido mais com um custo muito menor. Com isso inclusive vc consegue controlar a velocidade dos motores fazendo uma rampa para liga e desliga isto diminui o desgaste do motor.
Para os problemas de trava do arduino o ideal é vc usar uma caixa metálica somente para o arduino aterrada, isso cria uma gaiola de faraday eliminando os ruídos eletro-magneticos regerados pela indução das bobinas das contadoras. Já tive problemas antes em um projeto com um pic 16f628a aonde ele sempre travava e reiniciava, resolvi com uma caixa metálica para parte lógica do hardware.

Ok... Mas no caso transistor NPN com um optoacoplador eu iria ter de usar Relay normal Certo ? O que iria torna quase equivalente o custo comparado com SSR.

No caso de ter de isolar o Arduíno com caixa metálica, ocorre a mesma lógica de custo (quanto custa uma caixa metálica para isso, sabemos que não é barato) sem contar que projeto ficaria separado do meu comando e quero tudo armazenado dentro do comando.

Logico que ideia é uma solução, porem em relação de praticidade e custo no meu caso não vejo vantagem, esclareço que paguei no meu SSR 25A  R$ 12,50...  (1 contatora 18a fica na faixa de 45,00 e 50,00 + 10,00 Relay normal)

+ Vlw dica

O NPN nao precisa de um rele comun para ser usado, vc pode ligar o optoacoplador diretamente ao arduino como na imagem abaixo:

neste exemplo usei um BTA26 mas vc pode substituir por qualquer NPN (so é preciso ajustar o circuito de acordo com a pingam do NPN)

quanto a caixa metálica vc pode usar uma caixa de passagem metálica, ela eh pequena e tem em qualquer material de construções para comprar, ou então qualquer embalagem metálica que vc tenha em sua casa, como uma lata de nescau, eu normalmente uso uma chapa de zinco dobrada no tamanho do circuito e colocada em cima dele, essas chapas são bem baratas e resolvem o problema, em alguns casos tbm uso uma fita de alumínio para reparo de bga coloca em uma caixa plástica.

Opa essa opção de caixa plástica envolta com alumínio é uma opção viável....Mas deixa eu ver se entendi, segundo você diz essa interferência é tipo algo estático, não é provocado pela bobina interna da contatora e ou motor e ou relé mecânico com a passagem FIO  da carga no rele !? Por que pelo relatos entendia que isso era provocado via retorno devido a alta amperagem ao acionar bobinas que no caso o condutor seria o fechamento da carga ao ser acionado!?

Poderia me lista exatamente os componentes, para eu efetuar teste e ter uma opção alternativa, componentes que suportem a seguinte carga:

trifásico 220v motores de 1 cv com taxa máxima de acionamento 18A (2 motores ao mesmo tempo).

Eu já tinha até visto algo sobre porém está com relé e achei meio que gambiarra para uso profissional veja LINK porém não tem detalhes de carga que suporta.

Sinceramente não vejo relação custo beneficio que justifique fazer algo que já vem pronto em um encapsulado de baixo custo como os SSR.

Faça a conta: Além de todo o trabalho que se gasta em montar, os componentes, e o dissipador que também deve entrar na conta, e considerando que do ponto de vista estético no acabamento e espaço, o SSR fica melhor, não vejo beneficio.

Essa é minha opinião é claro.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço