Olá Garagistas....

Estou com sistema de irrigação em testes com Arduino, porém usando Relé para acionar as contatoras estou tendo problemas de perda dados e reinicio bem como travamento do Arduino, resolvi com inclusão de Filtro RC, porem não muito confiável já que difícil achar algo objetivo e real que determine qual resistor usar e qual capacitor (contatora de 9A e 18A).

Diante disso resolvi procurar alternativas e encontrei SSR-25da, que são relé de estado solido, e pelo que entendi iria dispensar até minhas contatoras (que assim como relé são mecânico, passiveis de desgaste).

Minha dúvida é se realmente são uma boa alternativa aos Relé e contatoras para acionar bombas. Gostaria de opiniões positivas e negativas, e suas bases (alegações) para tais posições. 

Vlw Pessoal...

Exibições: 4404

Responder esta

Respostas a este tópico

Celso, no caso de relés de estado sólido (SSR) não há necessidade de acoplador ótico, pois internamente ele já tem isso. E também já tem um circuito interno de zero cross (passagem por zero) . 

Esse relés são fantásticos.

http://www.fotek.com.tw/pdf/etc_34.pdf

José, observando esquema, estou em dúvida, até já fiz uma pergunta semelhante ao Carlos.

Será que tenho de colocar um resistor para aumentar proteção, no caso de sim seria em paralelo ao circuit Input no ponto + (3) correto ?

Ou seria meio que redundante já que SSR tem proteção interna, estou em dúvida. Se utilizo um Resistor de 330R + um capacitor 100nf em paralelo !?

Celso, valeu...

Hoje eu já uso fonte independente, o optoacopladores como o José Gustavo respondeu já vem no relé, inclusive nos relay normal que estou usando (são duplos) já tem optoacopladores, os dissipadores irei utilizar mesmo independente do aquecimento ou não, junto com pastas brancas, e hoje está tudo montado em uma caixa de comando com botoeiras e tudo, conforme fotos do Relay já com optoacopladores, e comando funcionando com contatoras até chegada SSR (60 dias +/-)

Em vez fusíveis em serie pretendo utilizar disjuntores mesmo, acho mais confiáveis.

Uma dúvida que tenho é a substituição dos relé térmico da contatora para proteção dos motores, existe alguma opção sem a utilização de contatoras ?

Olá Paulo,

Lindo projeto, sim, você pode usar os módulos rele térmico sem contatora, em vez de disjuntores somente, use estes (Link abaixo) e vai ter as ambas proteções.

http://catalogo.weg.com.br/TEC_CAT/partidamotormostra.asp

Abs.

Vlw...Obrigado

Olá Paulo,

Os SSR que eu conhecia não haviam evoluído tanto assim, kkkkkk. Na verdade, nunca usei e os conheci só na teoria porém vejo que estou tendo que me atualizar.

Entendo que os reles térmicos são justamente para desativar os motores ao passar corrente acima do normal, funcionando como o fusível. Neste caso, se quiser substitui-los, eu sugiro os sensores de corrente por efeito hall ligado ao Arduino.

Espero ter ajudado,

  'Eiju

kkk...É a evolução é coisa de louco....Se bobearmos semana que vem já tem coisa nova...kkk

Obrigado

Abraço.

Pessoal, outra dúvida que me ocorreu agora!

 Substituindo as contatoras pelos SSR o meu "Contato de Selo" irá continuar a funcionar, ou terei de alterar para botões de com retenção.

Alguém com alguma experiencia nessa parte..

Obrigado.

Sim, voce pode definir isso no programa, usando, se pulso liga HIGH inverte e vice versa, se quiser postar o esquema eletrico atual e código posso redesenhar para você.

Abs.

Não entendi, os botões são para acionamento manual, independentes do código.

Os contatos de selo nem fiz esquema elétrico montei no ato, eu mesmo, usando video https://www.youtube.com/watch?v=fWblmoYUxJw

Já código segue anexo

Anexos

Oi Paulo,

Entendi, pensei que era outro tipo de código e parabéns pelo programa também, muito bem elaborado.

Mas indo ao assunto, veja uma coisa, do jeito que esta seu programa, a bomba X é ligada ou desligada via um pino X, certo?, este pino, pelo que puder ver em uma rápida olhada, fica HIGH para manter o driver que liga a bomba, HIGH, como você agora não vai comandar uma bobina, e sim acender um led de um optoacoplador, que por sua vez disparara um Triac, não existe a necessidade do selo, salvo que a saída de acionamento seja um pulso momentâneo e não um HIGH durante o tempo de liga bomba.

Estou no trabalho e não pude olhar detalhadamente, se for o caso a noite analiso melhor, mas avise se entendeu o que quero dizer.

Abs;

Sim o código é exatamente isso!

Porém o "Contato Selo", é para uso Manual, ou seja isoladamente da programação, esse contato selo irá acionar a bomba que desejo independente do arduino, hoje via contatora....veja esquema na imagem...... Minha duvida eliminando a contatora como efetuar esse mecanismo com SSR, pelo que entendi você disse ser possível via arduino (código) no caso teria de mudar ligação, pois não teria como utilizar fase da energia como na foto e sim os 5v do arduino, só que lembro o botão NA (verde teria de ficar fichado (HIGH) após acionado e o NF (Vermelho) abriria o contato (LOW) de certa forma seria contato selo...Enfim se tiver como usar via código o modo Manual e de forma eficiente seria ótimo, porém não tenho minima ideia de como inserir isso no código.

Fico no aguardo da tua analise

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço