COMO FAZER AS LIGAÇÕES CORRETAS, SERIA LIGAR O TERMINAL DE UM RESISTOR, AO CATODO DE UM DIODO???

COMO FAZER?

Como os amigos vão notar, eu acabei estragando mais do que consertando essa TV, que esta cada a cada dia pior, dessa vez, a trilha se soltou e como arruma-la?  vi na inter que é preciso raspar com um estilete, mas e se soltar o cobre? como? alguém tem algum tutorial de como se faz isso passo a passo?

 

SOORRO!!!  VEJAM AS FOTOS.

ESSA É O TRECHO DO CIRCUITO NO ESQUEMA.

VEJAM ESTE OUTRO PONTO DA PLACA EM QUE A TRILHA SE SOLTOU TAMBEM.

OBRIGADO A TODOS E DESCULPEM O AMADORISMO. ABRAÇO

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Respostas a este tópico

OK, vou a luta, vi uma camada prata e lendo o seu texto percebi que é a fina camada de solda, e debaixo dela deve esta a camada de cobre.

Mas a solda não gruda no cobre? porque manter a camada de solda? então devo raspar ate retirar a camada verde?  pensei que o verniz fosse transparente.

obrigado

OK, vou a luta, vi uma camada prata e lendo o seu texto percebi que é a fina camada de solda, e debaixo dela deve esta a camada de cobre. Isso!!!! Mas a solda não gruda no cobre? Sim. porque manter a camada de solda? Porque ela será derretida quando entrar nova solda e retira-la não servirá para nada. então devo raspar ate retirar a camada verde? Sim!!! pensei que o verniz fosse transparente. O verniz é semi-transparente, pois tem coloração verde. obrigado

Euclides, só mais um pouco da sua paciência, veja a imagem nova que postei, quando tentei fazer uma ligação de um fio, veja a imagem e leia o texto na imagem. abraço

É boa política de manutenção parar o carro antes de começar a trocar os pneus. Se não desligar o aparelho e ficar causando curtos, não tem mágica que fará esta TV voltar a funcionar. O conselho que dou é desligar a TV, usando um multímetro (De preferência analógico, pois TV funciona analogicamente...) ponha na escala de resistência mínima e meça a parte da solda e/ou do cobre do início da trilha até o ponto em que você vê que ela termina. Se não for pequena a resistência (ou zero) pode acreditar que ou a trilha não foi corretamente "acompanhada" ou ela contem rompimentos. Procure usar fios mais finos para fazer estes jumpers (facilita acompanhar por baixo deles as outras trilhas e em caso de curto eles se rompem como fusíveis, facilitando por não explodir trilhas (ou outros componentes) que estiverem ligados. Tente, Meça, Teste, Pense...faça diferente...e boa sorte.

Poxa Euclides, quer dizer que se eu for medir a resistência de uma trilha em uma placa de um leitor de DVD devo preferir um multímetro digital? Afinal o circuito funciona digitalmente...rsrsrsrsrs

Desculpe, mas foi inevitável....rsrsrsrsrs

Abraço. 

É mais pela resistência que propriamente pelo "analógico" ou "digital". Eu desconheço equipamentos digitais que passem de 12 Volts. Mas certamente uma TV tem tensões "assustadoras" e capazes de matar. Veja no esquema, a poucos "milímetros" tem a indicação de 180 Volts, sem falar que está ao lado do Flyback...um multímetro digital não aguenta sem queimar. Um analógico dependendo do tempo que "encarar" o estalo pode "sobreviver"...

Ou você acha que são "tudo a mesma coisa"?

Realmente o seu alerta foi importante sobre a segurança, eu sou novato e quero tomar todos os cuidados, eu estava com a placa ligada na tomada e correndo riscos.

abraço

Meu amigo Euclides,

A verdade é que dependendo da "arte" que o "técnico" faz, ele consegue queimar o equipamento que está sob a sua manutenção, o instrumento de medição por ele utilizado e até mesmo se ferir, ou morrer, ou ainda acabar ferindo ou matando quem estiver por perto.

Eu tenho certeza que se tratando de instrumentação, infelizmente não são "tudo a mesma coisa" antes fosse assim para que tudo pudesse ser mais barato, e seguro. Mas precisamos largar mão do "saudosismo" e romper "velhos paradigmas" e sermos pragmáticos para ver o que temos a disposição no mercado de hoje.

Os multímetros analógicos pararam no tempo no que se refere ao desenvolvimento, e estão na idade da pedra lascada em termos de proteção, tanto no que se refere à proteção do circuito interno do instrumento, e principalmente no que se refere a proteção ao usuário, que deveria ser o quesito mais importante.

Vamos excluir nesta conversa os multímetros Xing-Ling de "deizzz real" vendidos nos camelôs ou depósitos de construção, que na pior das hipóteses tem a mesma durabilidade e segurança para o usuário que a oferecida pelos aparelhos analógicos da mesma "procedência"...

Vamos comparar um multímetro analógico de boa procedência, com o modelo digital vendido aqui na loja do LDG. Eu recomendo a compra desse modelo que consegue atender as necessidades dos garagistas resistindo as inevitáveis "ratadas" inerentes ao processo de aprendizagem dos colegas iniciantes com toda a segurança por um preço muito baixo.

Poucos são os instrumentos analógicos que possuem uma  certificação de segurança CAT I, CAT II, CAT III ou CAT IV conforme determinado na norma de segurança NR10. O modelo vendido aqui no LDG é categoria CAT I para 1000V, e aqui eu abro um parênteses para incluir o link de um artigo que vem explicar esse assunto de segurança em instrumentos de medição que infelizmente ainda é pouco conhecido até mesmo entre os profissionais da área técnica, o que dizer então em relação aos hobbystas...

ABC de segurança dos Multímetros

Me diga qual o instrumento analógico que tem proteção contra inversão de polaridade? Ou que tenha a função de escala automática para tensões contínuas ou alternadas? Acredito que nenhum, e o modelo digital vendido aqui não tem escala automática. Mas aguenta sobretensões de até 1000VCC ou 750VCA para as escalas de tensões contínua e alternada, e se não me engano dispara um alarme sonoro.

Qual é o instrumento analógico que tem proteção contra sobretensão de até 250Vrms (707V pico a pico!!!) para as escalas de resistência? Essa é a proteção do modelo digital comparado, e é mais que suficiente para proteger o instrumento contra os 180V que você viu no esquema da TV acima não é mesmo?

No caso dos analógicos, vai queimar o diodo de germânio de proteção, o fusível e o único alarme será a agulha batendo no final do galvanômetro...ou o som do fusível estourando...

Quando você escreve que um multímetro digital não aguenta uma descarga de um flyback, eu digo que dificilmente qualquer multímetro resistiria incólume a uma descarga direta de 20KV, seja ele digital ou analógico, nem vou discutir que para este "teste" seria preciso que o "abençoado" ligue uma ponta de prova no chassis e a outra por baixo da proteção da "chupeta" de MAT do CRT da TV, mas tudo bem, não podemos subestimar a "criatividade" de alguns "técnicos".

Aliás tem muito "técnico" e "Prof. Pardal" por ai que diz que têm um multímetro indestrutível, mas se você for olhar, caixa está toda quebrada, colada com chiclete, durepox, a agulha do mostrador está toda empenada ou arrastando... a ponta de prova é só um pedaço de fio tirado da sucata.. mas o bichinho continua ali medindo, só que e a precisão? Como ficou? Será que ainda posso confiar nesta leitura?

Neste caso, um digital mostra na hora que está problemas, ou apaga, fica congelado ou fica com números aleatórios na tela, não fica "mascarando" que está danificado.

Afinal, de que adianta um instrumento de medição em que não se pode confiar na leitura?

Antes que você pense que eu tenho algum problema em relação aos analógicos, saiba que eu possuo dois multímetros, um ICEL SK140 que eu ganhei do meu pai em 1985 e que ainda está na caixa original, nunca sequer troquei um fusível dele, e tenho um FLUKE 87 IV true rms, CAT III 1000V e CAT IV 600V.

Por todas essas razões citadas acima  é que eu não concordo quando você generaliza, afirmando que um multímetro é mais resistente apenas pelo fato de ser analógico.

Abraço.

Ok, valeu,

Vou verificar, obrigado

esta dificil, mas é uma maneira de apreender na pratica. 

Prezado colega

 

Experimente utilizar um adesivo da araldite com prata, ele é condutivo. Já recuperei varias trilhas danificadas e já usei em vários projetos de eletroquimica. Ele é vendido na Rua Florencio de Abreu na casa dos adesivos. Não é barato mais funciona bem cola metal e até grafiti.

Espero que tenha ajudado. Qualquer duvida me mande um email. Estou a disposição.

 

Saudações

 

Antonio Giffoni

Boa noite Antonio. Você sabe o nome deste adesivo? Obrigado.

Boa noite Euclides

A marca é Araldite.

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