Salve! Depois de uma jornada de 7 em busca do funcionamento do sonhado ESP8266, horas de trabalho, pesquisas, dores de cabeça e insônia, venho pedir socorro, aos amigos mais entendidos, pois essa belezinha (pra não dizer um palavrão) não quer funcionar!!! rsss

A jornada foi assim: comprei um ESP-01, chegou bonitinho, fiz uma plaquinha linda pra adaptar ele na proto, carreguei um programa do FELIPIFLOP, pra webserver, até funcionou no primeiro instante, mas logo em seguida caia a conexão e tinha que reiniciar, testei outros programas, postados aqui no forum, em alguns o problema persistia, em outros não funcionava nada. Descobri que poderia resolver esse problema atualizando o firmware, beleza! Mas tentei, diversos tutoriais, principalmente o do José Gustavo aqui do fórum (alias, parabéns pela iniciativa, ficou excelente todo o conteúdo que postou). Daí, num conseguia comunicação, tentei diversas formas, termite, coolterm, etc. Nunca conseguia comunicação, comprei outro conversos TTL, e nada, comprei outro ESP-01 e nada, comprei outro arduino (mega), e nada!!! Tentei com fonte esterna (regulador 1117), com os 3,3 do arduino, e nada!!

Agora comprei um ESP-12e na esperança de funcionar, mas quando chegou aqui descobri que o passo dele é de 2mm, daí tive que comprar uma barra de pinos de 2mm que ainda não chegou, para poder testá-lo na prática. 

Enfim, a situação atual é a seguinte: fonte externa de 3,3V com regulador 1117, CH_PD nos 3.3v com resistor de 10k, TX direto no RX no TTL, RX com divisor de tensão no TX do TTL, e quando ligo em modo de programação nada funciona, quando ligo em modo normal o TX do ESP não para de emviar sinal, fica aceso o tempo todo, e no terminal aparece aquela cambada de caracteres malucos.

Socorro por favor!!!! Já pensei em desistir, mas essa não é uma opção! Vou até o fim, com a ajuda de vcs se possível rsss 

Exibições: 2940

Responder esta

Respostas a este tópico

Rafael,

Tente esses aqui:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-esp8266-programando...

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-de-iot-mostrador-rg...

Caracteres malucos é Baud Rate errado. Tente 115200 ou 9600, vai mudando o baud até acertar.

Tem que aparecer o nome do fabricante legível quando iniciar.

Nos tutoriais acima, nós ensinamos como entrar em modo de programação, com o circuito detalhado.

Boa sorte!

Esses ESP's são punk para fazer funcionar a primeira vez, tambem estou iniciando neles, estava na mesma situação que você, mas minha intenção é utilizar como antena do UNO, o problema é o Baud Rate.

Para fazer o meu ESP-01 funcionar, eu enviei pela Seria do Arduíno o comando  AT+UART_DEF=9600,8,1,0,0 para configurar o mesmo em 9600 e funcionou certinho, o tutorial do Felipe Flop, usa o comando AT+CIOBAUD onde a configuração é temporária, por isso quando você reinicia perde a configuração.

Tive essa mesma dificuldade.

http://labdegaragem.com/forum/topics/duvida-como-fazer-shield-wifi-...

Pelo que disse, já testou dois ESP8266 e nada funcionou. 

Então a possibilidade de problema recai no conversor USB Serial ou o cabo usb. 

Qual conversor esta usando ? Faça o teste de loop que o Flavio Hernan postou no Lab. 

Lique o TRX com o RXD do conversor. (sem conectar no ESP8266) .

Digite um caracter e ele deverá ser reenviado para a console. 

http://labdegaragem.com/forum/topics/esp8266-esp01-arduino-mega-256...

Normalmente a taxa de transmissão do ESP8266 é de 115200.

Origado a todos pelos comentários, segui todos a risca e finalmente consegui estabelecer uma comunicação com o ESP. E por incrível que pareça eu mudei duas coisas inusitadas, uma foi colocar o GPIO02 direto em 3.3v. E a outra, surpreendentemente foi colocar o TX do TTL direto, sem divisor de tensão. Dá pra acreditar, não sei se devia mas até agora está funcionando. 

A situação agora é a seguinte, consegui atualizar o firmware pra versão 1.5.0. E consegui mudar a velocidade através do comando AT+UART_DEF como nosso amigo Tiago falou. 

Porém o problema agora é outro, talvez ainda pior. Qualquer tipo de programa que eu carrego no Arduino não me dá nenhum tipo de comunicação. Muito menos caracteres truncados. Ou seja, pela TTL com o Termite, beleza, mas pelo arduino nada. Usei o mega, usei o Uno com SoftwareSerial, nada. 

Alguma opinião sobre isso?

Olá,
Qual a taxa de transmissão do softserial?
O softserial não funciona com taxas altas como 115.2kbauds.
Já tentei todas, ate no mega com serial nativa.

Rodei o teste de comunicação com arduino do Murta, que ele postou no belíssimo tópico "Conhecendo o ESP8266". Ele tem comunicação, mas os caracteres aparecem trucados. 

Apesar deu ter setado a velocidade em 34800bps, (no termite funciona perfeitamente nesta velocidade), eu tentei com todas as velocidades, e nada. 

Estranho...

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

IO_2 ( GPIO_2 / Pino 14 do Chip):
Obdecendo configuração do firmware, para boot da memória Flash durante o reset, esse pino deverá ter o nível alto - conecte um resistor de 10K ohms ao +3,3V. Para o modo de download através da interface serial UART, esse pino também deverá estar no nível alto (3,3V).

CHIP_EN (CH_PD / Pino 7 do Chip):

Como o nome já diz, Chip enable, isto é ativação do Chip. Para o funcionamento normal do módulo, esse pino deverá  ter um nível alto (3,3V). Como esse pino já tem um resistor interno de pull-up, não há necessdade de conectar algum resistor. Para desligar o chip (power down), conecte esse pino ao terra.

Apesar do Datasheet informar que o pino tem um resistor de pull-up, ao testar o meu módulo ESP-201, constatei que o pino CHP_EN estava sempre com zero Volts. Por isso, para ativar o módulo, precisei conectar um resistor de 10K ohms ao +3,3V. 

 

http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

 

ARDUINO D2 ( RXD )conectado diretamente no TXD do ESP8266 

ARDUINO D3 ( TXD ) conectado no RXD do ESP8266 (usando o divisor com resistores) 

Conecte o terra (GND) do Arduino no terra do ESP8266.


ESP8266 - Teste de comunicação serial do Arduino com o ESP8266 :
http://labdegaragem.com/forum/topics/conhecendo-o-esp8266?commentId...

A causa do problema é que quando usando a interface SoftSerial (que é uma segunda interface virtual) a comunicação fica truncada ao usar altas velocidades de transmissão de dados (baud rates), por exemplo 115200 bps. 

E além disso, para um melhor sincronismo na comunicação, recomendo que a Baud Rate dos dois sejam iguais !

No meu teste usei :

 Arduino 2009 - IDE 1.6.5

 Arduino IDE console = 38400 bps 

 ESP8266-ESP201 - AT version:0.50.0.0 - SDK version:1.4.0

 ESP8266 Serial = 38400 bps 

A primeira vez que rodar o Sketch, use o baud rate de 115200 bps para a serial do ESP8266.

Altere no sketch (poderão aparecer caracteres truncados) 

Serial.begin(115200);     // Baud Rate da Console IDE Arduino 
esp8266.begin(115200);  // Baud Rate da Serial do ESP8266

Depois mude o baud rate .Para mudar o baud rate do ESP8266, digite esse comando. Se desligar ou resetar, deverá digitar novamente o comando !

AT+UART_CUR=38400,8,1,0,0

Não se esqueça de sempre configurar a console da IDE do Arduino para o baud rate correto.

Além disso configure na linha inferior da Console : 

AMBOS, NL e CR 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço