Olá pessoal.

Basicamente estou estudando uma lógica para ativar um inversor no momento certo, ou seja, quando a energia da rede cair a senoide parou em um determinado momento e assim, o inversor atuará neste mesmo ponto.

Na questão de hardware está ok. Já tenho as amostras das tensões e o programa já calculou o valor RMS.

Mas minha dúvida seria qual a melhor forma de fazer o sistema identificar o momento certo da senoide? Já me deram a dica de comparar o valor RMS e se o resultado for sucedido, comparar as amostras do semi ciclo positivo e negativo. Alguém tem alguma metodologia ou já fizeram algo semelhante para me ajudar?

Desde já obrigado.

 

Exibições: 1185

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa pergunta/necessidade...

Eu pensaria em fazer a geração da senóide do conversor atrasar por alguns microsegundos (por ciclo) até que aja a coincidência e aí transferiria a carga. Acredito que sairia mais fácil de fazer que comparar as RMS, bastaria só verificar a passagem por zero em um dos semiciclos (o que até já deve estar funcionando pelo que entendí). Lógico: Se a carga não for muito sensível.

Boa sorte.

Entendi Euclides.

Pretendo fazer com essa lógica, mas pelo que estou vendo vai ser um pouco complicado. Por isso que ainda estou  pesquisando outros métodos.

Obrigado.

Você pretende chavear como? A geração da senóide no conversor é feita através de microprocessador? terá que modificar o programa desse microprocessador para quanto houver sinal de que a energia "voltou" (sensor de tensão ligado a interrupção 1) que vá adiantando ou atrasando um "pedacinho" por cada onda (quando o índice do array for zero ou o limite de bits que o processador estiver trabalhando, soma ou subtrai do "disparo" do acionamento) e quando o zero bater (interrupção 2) com o primeiro ou o último dado da onda (índice do array for zero ou o limite do processador), "desliga" um dos circuitos e "liga" o outro (ou o inverso para evitar problemas). Tem que testar...

Pode não ser perfeito, mas se dentro da tolerância do aparelho ligado a este "gerador", deve funcionar.

Boa sorte.

O softer será feito em um dsPic e assim que ele sincronizar a rede elétrica ele mandará um sinal para o disparo do scr  e assim o inversor continuará a senoide do mesmo ponto. O tempo disso terá que ser menor de 1ms.

Grato.

Acredito não haver problema, uP podem controlar dentro de microsegundos.

vejo que, quando passar por zero, vc. terá que zerar e "ir contando" no timer, se ocorrer queda de energia haverá uma interrupção, se o contador for menor que "n" (muito antes do próximo zero) isso desencadeará de servir de índice para a posição de início da senóide e quem assume será o inversor (aqui termina a parte que desliga a energia e liga o inversor na posição em que a senóide da rede saiu). Na hora que a energia voltar, através de um sensor vc. saberá que ela voltou, nisso a senóide da rede começará a colocar o seu zero no circuito, nesse momento a senóide gerada no inversor terá que ser "atrasada" ou "adiantada" (precisa se testar qual o menor pedaço de tempo possível sem gerar complicações) até que o zero dela coincida com o zero da rede. nesse momento desliga-se o inversor e passa se a alimentação para a rede.

É um projeto interessante. Acredito que seria bom vc. testar primeiro em baixa tensão e depois quando tudo estiver sincronizado aí vc. passa para alta tensão. Isso diminuirá a possibilidade de haver erros desastrosos (explosões, etc...).

Boa sorte.

Estava pensando também em uma lógica assim: faço um array de 120 amostragens do A/D e verifico 60 amostras semi ciclo positivo e 60 semi ciclo negativo e assim preencho uma tabela com os valores mais próximos do início que seria o zero até 60 positivo e zero 60 positivo. Com esses valores preencheria um vetor com essas escalas, acho que ficaria mais fácil para o sistema do contador, não acha?

Sim. O array poderia ser físico ou calculado (precisaria fazer um teste do tempo que se gastaria nisso para não atrapalhar o funcionamento do circuito, que é muito dependente da variável tempo). Se usar o timer e com base nele se calcular o índice do "próximo" valor a ser enviado para a parte que "calcula" o nível de tensão, acredito que seria mais eficiente, pois o timer é praticamente independente do resto da aplicação, só seria necessário "zera-lo" quando da passagem por zero e por um sensor de que ainda há tensão chegando, se não houver: Assume-se que o calculo do índice do array seja proporcional a algum valor dentro do último 1/120 da senóide (há aqui a necessidade de se saber a fase em que se esteja para que se saiba se está na primeira metade ou na segunda do array).

Você entendeu os problemas envolvidos, agora é "mão na massa".

Boa sorte.

Estou vendo o quanto é trabalhoso programar no "domínio do tempo".

Mas obrigado Euclides me ajudou muito, se vc tiver algum material pode me passar.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço