Sensor para Arduino com Amplicador Operacional Diferencial.

Bom Dia,

Estou fazendo um projeto no arduino para uma máquina que tem um sensor que gera uma tensão que varia de 0v até 5v então fiz um circuito com um amplificador operacional diferencial para isolar os circuitos e filtrar o sinal. Fiz a simulação no proteus funcionou certinho mas quando fui montar na prática não funciona.

Segue em anexo a imagem do circuito como montei na prática, coloquei na entrada uma fonte de 5v para simular o sensor.

Se alguém tiver alguma sugestão para resolver o problema ou alguma outra ideia de algum outro circuito fico agradecido.

Exibições: 1048

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Agora ficou mais claro, em primeiro lugar cabe salientar que o hardware do Arduino é muito bom para aplicações a nível interno, para ser mais exato prototipagem, portanto ele não está preparado para áreas agressivas em todos os sentidos, seja ruído eletromagnéticos entre outros, além de calor e umidade. Outro fator a ser considerado e bastante crítico é que o compilador do Arduino, não é estável e não foi desenvolvido com nível de segurança, não se tratando de um software para aplicações profissionais como esta.

Quanto a isolação propriamente dita, esta tem que feita realmente e tem que ser uma isolação galvânica maior que 5.000 Volts e não deve ser feita com o circuito que você propôs inicialmente, isto vai além do circuito de entrada, deverá ser feito no drive de acionamento do motor de controle do motor.

Aproveitando o ensejo deste para ressaltar que este controle não é tão simples assim, pois terá que ser usado no software controle Proporcional, Integral e Derivativo, ou seja malha PID, tem que medir a inércia da tocha, tempo de resposta do plasma na chapa que irá variar com a espessura e o tipo de material, tudo isto tem que ser considerado.

Finalizando, esta é a minha opinião técnica, o que posso desejar a você é sucesso.

Entendo oque você quer dizer, pretendo montar com o Arduino inicialmente para ver como funciona se der tudo certo pretendo passar para o PIC, pois acho que mais resistente,

Este projeto que estou fazendo vai somente acionar duas saídas o motor será controlado por outro sistema.

Que sensor mais esquisito. A saida de tensão do sensor é de 130 Volts?

130 Volts corrente continua ou alternada?

Ou o sensor já divide a tensão ?

Seu circuito não é isolado ! Cuidado com choque.

Douglas,

A informação que você oferece é escassa, você deveria postar um esquema do circuito, e tratar de explicar o que e como pretende fazer, da forma que você esta fazendo, temos que adivinhar o que pretende, se você deseja solucionar seu problema, se não é objeto de estudo e sim uma aplicação verdadeira de uma maquina em um estabelecimento comercial, eu sugiro que use elementos existentes no mercado prontos para uso, exemplo:

http://www.lynxtec.com.br/download/brochuras/mcs5k_brochure_2013.pdf

http://www.lynxtec.com.br/prod_condic.htm

Boa sorte.

Abs.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço