Boa noite,

Se puderem me ajudar, estou fazendo um projeto de sensor de linha para uma plantadeira, utilizando sensores IR e Arduino, semelhante aos tópicos abaixo, dos quais já acompanhei. O objetivo é detectar o fluxo, o entupimento e, se possível, contar os grãos.

http://labdegaragem.com/forum/topics/ajuda-contador-de-sementes

http://labdegaragem.com/forum/topics/contador-de-sementes

Pretendo utilizar 3 ou mais Sensores Infravermelho (TIL 78/32) em cada tubo, por onde passam os grãos. Porém preciso reunir os sinais dos sensores IR em uma mesma porta do Arduino(os sensores podem funcionar como 1 só). Minha dúvida é, qual a melhor forma de fazer isso?

1-É possível utilizar 1 diodo em cada sensor? (Zener 1N5242 12V/0.5W)?

2-Com um CI CD4072 - Porta OR.

3-Outra forma mais simples? Só juntar os fios?

O circuito será alimentado por uma Bateria 12V(Trator). Mas os fototransistores trabalham em 5v para poder conectar com o Arduino diretamente.

Meu plano é imprimir uma PCB para cada linha, por isso quanto menos componentes e mais simples, melhor.

Outra coisa, precisa ter 1 resistor pra cada fototransistor? Não é possível colocar só 1 resistor mais potente?

Abaixo os diagramas até agora.

Obrigado

Exibições: 1019

Responder esta

Respostas a este tópico

Conseguiu finalizar o projeto?.. ce.lu.gi@hotmail.com

eduardo, 

    Cara, vou te dar uma sugestão que possivelmente vai te atender melhor.

    O problema de usar sensors como o TIL 78/32, é que eles emitem uma luz IR que deve refletir no objeto e retornar ao receptor,

    Logo, se você tem objetos como grãos que passam muito rapido, o sensor enlouquece.

    A boa noticia é que existe uma solução.

    Já ouviu falar em sensor LDR?

    Bem, são sensores utilizados em postes nas ruas para fazer as lampadas acenderem quando chega a noite e não tem mais a luz do sol,  o lnome LDR significa Resistor dependente da luz, ou seja, quando mais luz mais ele conduz e o contrario tambem.

     Bom um tipo de sensor para o que você deseja, super fantastico, é você usar um daqueles laser de brinquedo, que você pode tirar as pilhas e ligar em uma fonte, e colocar o laser emitindo o tenpo todo, do outro lado você coloca o LDR dentro de um tubo, e liga a saida do LDR em uma porta do arduino.

    Resultado, toda vez que o feixe do laser for cortado, o valor da leitura do arduino acusa e isso indica que um grao passou por ali.

     Se você tiver um espaço amplo onde ao inves de um furo simples, onde o grao pode cair em qualquer lugar, o truque é usar um espelho de cada lado, fazendo o laser bater e voltar varias vezes, criando uma cortina, e ao final colocar o ldr,  dai em qualquer ponto que olaser for cortado, o ldr acusa.

bem, espero ter ajudado

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço