Sensor de precisão para controla fluxo de fluidos.

Boa noite pessoal. Gostaria de saber se é possível produzir um sensor para controla uma quantidade determina de fluido liquido,porem fazer esse controle em ml e com uma certa precisão.

Andei observando alguns tipos de sensores e achei bem interessante esse modulo que controla a vazão e fluxo de água,

Módulo sensor medidor de fluxo/vazão de água eletrônico para 1/2 - YF-S201 + Código exemplo Arduino

porem gostaria de saber se realmente ele é preciso, e se consigo por exemplo fazer o controle em ml de essências e fluidos líquidos através dele. Ou se existe uma outra maneira para se produzir um sensor com mais precisão. Obrigado 

Exibições: 2253

Responder esta

Respostas a este tópico

Para Arduino eu não conheço, mas existem varios tipos de sensores de fluxo, usando técnicas diferentes.

Depende muito do tipo de fluido e o comportamente do fluxo a ser medido.

Existem os magnéticos, os ultrasonicos e os mecânicos que deve ser o caso deve aí, (se não me falha a memoria :-) ). Os mecânicos são os mais baratos e funcionam bem, dependendo do fluido.

Tudo depende do que você quer fazer.

Temo que esse sensor de fluxo não sirva para vc. Ele é para uso geral ligado a canos de agua. Coisa como medir milhares de litros por hora. Não para mls por segundo ou coisa assim.

O que conheço para casos onde se mede pequenas quantidades são as bombas de infusão. Todas costumam ser similares. Vc tem um motor que gira uma roldana com umas 4 rodinhas que pressionam uma mangueira com uma parte mais flexível (acho que de silicone). Essa mangueira é chamada de equipo, e é vendido em lojas de produtos cirúrgicos (fácil de comprar). Algumas são com uma rosca que pressiona a mangueira. Todas usam o principio de ondas peristálticas.

Normalmente se usa motores de passo nessas maquinas, mas um motor+redutor também pode servir.

Boas maquinas simplesmente giram o motor e "sabem" quantos mls ela bombeia quando gira uma volta. Otimas máquinas tem um sensor extra, que mede as gotas caindo lá dentro daquele visor que fica perto da bolsa. 

Enfim, para pequenas quantidades acredito que esse caminho seja melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=h95QXjCKnIM

Boa tarde. Muito obrigado pela resposta :D mas essas bombas de infusão é muito cara e não se tornar viável ;/. Vi um artigo que uns caras produziram uma,porém é um pouco complexa para eu tentar reproduzir

Acho que a bomba que o Eduardo se refere é esta (me corrija se eu estiver errado)

http://www.provitec.com.br/produto/serie-awm/

E tem estas,

http://fishtankprojects.com/diy-aquarium-projects/arduino-controlle...

É isso mesmo eu acho, mas a minha ideia é tentar simular basicamente um desse. De que maneira posso bolar um sensor viável para controle em ml.

Esse que o Jeferson mostrou usa exatamente o princípio que eu comentei, muito bem exemplificado. Realmente são caras não pela complexidade do princípio mas sim pq o fabricante assegura uma boa precisão.

A minha sugestão seria vc aproveitar a ideia e criar uma caseira. Para a mangueira vc pode usar um equipo hospitalar mesmo.

Uma outra ideia seria usar uma pequena bomba, como as de limpador de parabrisa para conseguir uma pressão pequena mas constante e fazer o liquido passar por um furo. Assim vc tem uma ideia de quanto ele injeta por intervalo de tempo. Vc ligaria a bomba para injetar. Não é tao preciso mas é bom.

Ainda, pensei noutra agora. Vc poderia usar um bico injetor de carro. 

O chato é que eles trabalham com o liquido pressurizado. Vc precisaria também da bomba de combustível para conseguir a pressão necessária. 

Ouvi falar que se for um antigo (como dos monza/kadette EFI) por injetarem no carburador (e não direto como nos MPFI) a pressão pode ser menor. Não sei.

Poderia a bomba do limpador, que, se não me engano é uma bomba por engrenagens, mas acionada por um motor de passo, isso poderia dar a precisão, é coisa de fazer testes.

Uma coisa que eu lembrei são as maquinas de "fazer tinta", dessas que encontramos em lojas de materiais de contrução.

Ao escolher a cor, ela segue uma receita que dosa com perfeição cada cor.

Seria pesquisar como ela faz a dosagem.

Só uma ideia.

Obrigado pela sugestão.Basicamente é o principio dela que preciso bolar, meu professor me disse sobre as bombas peristálticas, segue o video dela funcionando : https://www.youtube.com/watch?v=24RQPB2-SFk achei no mercado livre umas bem baratas utilizando motor DC.

Opa, desculpa a ausência. Muito obrigado pelas ideias e sugestões, estou querendo bolar uma caseira mesmo, pensei na ideia de usar um motor para bombeá algo mesmo, e controlando a quantidade de liquido por intervalo de tempo, mantendo constante a velocidade do moto.

O meu professor comentou comigo de utilizar uma bomba peristáltica, basicamente é o que eu preciso. se poder ver esse video dela : https://www.youtube.com/watch?v=24RQPB2-SFk. Fui ver no mercado livre ela e achei algo muito interessante(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-634782172-bomba-peristaltica...) Essas que achei não são tão caras e utilizam motorzinhos DC, acho que acabei de resolver metade dos meus problemas hehehe

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço