Amigos boa noite. Estou fazendo um projeto simples com arduino para fotografia de alta velocidade. Basicamente a idéia é capturar gotas de agua e disparar a camera em seguida para registrar o momento da colisão da gota com a superfície. Uma das hipoteses foi de controlar o disparo das gotas via valvula solenoide ou bomba peristaltica. Porem encontrei um outro projeto que achei interessante. Basicamente a gota seria disparada manualmente(de um conta gotas, por exemplo) e, a partir do momento que a gota cruzasse um sensor, a camera contaria um tempo e faria a imagem de forma automatica. Montei um circuito de testes com um LDR e um laser destes baratinhos, tipo laser point de camelô. Então faço as medições da leitura do feixe de laser incidindo no LDR, deixo um valor bem próximo do obtido para que a leitura fique o mais sensível possível, e carrego o programa pro arduino. Nos testes, a gota dagua tem sido suficiente para interromper o feixe de laser. Ocorre que, a cada vez que eu faço as medições e carrego o código para o Arduino, a medição muda sozinha. Exemplo, se tenho uma medição de 50 na Serial, altero o valor no Sketch para que "qualquer coisa acima de 52" envie o comando para o Arduino. Porém, quando carrego o sketch, a medição muda para 70(por exemplo) e aí eu perco a calibração que acabei de fazer. Em resumo, a leitura do feixe de laser no LDR não tem sido padrão, ela muda a cada carregamento de sketch, mesmo sem mudarem as condições de luminosidade do ambiente. Alguma idéia do que possa estar ocorrendo?

Exibições: 1587

Responder esta

Respostas a este tópico

Zé boa noite (permita-me lhe chamar de Zé...rs),
Na verdade minhas últimas fotos de splash foram feitas 100% manualmente. Desde que resolvi tentar fazê-las com o Arduino, ainda não fiz foto alguma, ainda estou preso no projeto. Na verdade eu aterrei o fio do foco justamente por usar foco manual, assim, só tenho shutter e GND no controle da câmera.
Quanto aos foto acopladores, usei um para câmera e um para o flash puramente por segurança, para proteger os dois equipamentos.
Obrigado por enquanto meu amigo.

Boa noite Willian, 

Mesmo conectando juntamente o botão de foco com disparo tem conseguido bons resultados? 

Estava estudando os projetos da WEB que encontrei e todos usam uma válvula eletromagnética para controlar os pingos. 

Revendo as minhas palavras, acho que vai precisar de uma (ou mais) válvula dessas. 

No Mercado livre, encontrei algumas válvulas 12V  que talvez possam ser usadas. ( para aquários) 

Olá Zé,

   Na verdade eu eliminei o botão de foco uma vez que aterrei o fio equivalente. Portanto só tenho botão de disparo, o foco será sempre manual desta forma.

   A idéia de usar uma espécie de photogate foi para tentar evitar o uso da solenóide, mas acho que não vou realmente conseguir escapar disso. Com o Photogate eu até conseguiria uma "leitura" do momento da passagem de uma gota, mas se eu quiser duas gotas muito próximas uma da outra, por exemplo, talvez eu já não obtivesse tão bom resultado. Ou ainda, se eu quisesse alterar o tamanho da gota, também não conseguiria desta forma.

  Achei uma válvula solenóide com valor justo no mercado livre, comprei a bichinha por R$50. Vou esperar chegar e ver como fica.

Em tempo: o link do alemão é realmente fantástico, me deu grandes idéias. E o projeto do Photoduino também é interessantíssimo. Muito obrigado.

Bom dia William, 

Favor informar o modelo da válvula que comprou.

Muito obrigado,

José boa noite, comprei uma valvula modelo 2V025-08 de 12V com entrada e saída de 1/4".

É uma espécie de réplica das SHAKO PU220AR que os gringos usam mas que custa os olhos da cara e é muito difícil de se encontrar no Brasil

Bom dia,
Conheço sim, mas como preciso de gotas, creio que uma saída com um diâmetro um pouco menor resolveria melhor. Estou fazendo testes com espigão:
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&...

Já estou fazendo alguns testes e o projeto parece promissor. Final de semana deverei conseguir avançar um bocado.

Boa tarde Willian, 

Conseguiu bonitas fotos ?

Boa tarde José, 

   Desculpe o sumiço. O trabalho tem me tomado um bocado de tempo. Mas estou preparando aqui um feedback para lhe enviar. É o mínimo que posso fazer depois de toda sua ajuda e atenção.

   Na verdade criei dois disparadores distintos: um para a camera e outro para o flash, mas não consegui deixar os dois sincronizados, nem após horas de ajuste fino. Aí resolvi abandonar esse caminho, vou deixar que a camera dispare o flash, vou deixa-lo a 90° da camera e utilizar um radio flash para acionamento fora da camera.

   Ainda tenho algumas dificuldades com o tamanho das gotas que é controlado pelo tempo entre abertura e fechamento da solenóide e dificuldades também com o intervalo entre uma gota e outra para tenta capturar colisões. 

   Enfim, evoluí um bocado e grande parte graças a sua ajuda e motivação. Vou preparar o material e posto aqui.

Muito obrigado!!

Boa noite, 

Acho  que é por ai. Simplifique o máximo o seu projeto.

Depois que conseguir algum resultado, você poderá sofistica-lo.

Desse modo as coisas evoluem nais rápido. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço