Olá! Me chamo Márlison Sá sou de Santarém/PA. Conheci sua loja virtual e achei bastante interessante (inclusive já me cadastrei). Estou indo a SP nesse dia 17/09/2012 e gostaria de adquirir alguns produtos na sua loja. De imediato seriam: 4 LDR com proteção pra chuva, resistências de 1ohm, servo motor, cabos, arduino uno, uma protoboard... Entretanto estou com dificuldades na execução do projeto. Sou iniciante, será que alguém aí no laboratório pode me dar uma força (com seu devido preço, é claro) na montagem do circuito e a elaboração do código!? Possuo o esquema do circuito. Quero construir o conhecido seguidor solar de dois eixos, a partir do arduino. Já possuo a estrutura montada num pan tilt, com os servos. Então precisaria de ajuda na construção prática do circuito na protoboard e arduino, para poder trabalhar com o código c. Quero usar 4 ldr, 2 destes para o controle em X da placa solar e 2 para o controle em Y. O código deve comparar os valores de cada par dos sensores e depois orientar os servos para mover a placa verticalmente e horizontalmente. Tirando os detalhes, a ideia é basicamente essa. Esse dispositivo é base para um outro trabalho na área de energia solar que estou atuando e preciso muito. Desde já agradeço a sua atenção. Márlison.

Exibições: 8121

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Marlison. Seja bem vindo. É uma pena que seja de tão longe, pois poderia vir aqui conhecer o pessoal que em nossa cidade se reúne para ajudarmos-nos mutuamente em projetos desse tipo. Para conhecer nosso trabalho dê uma olhada nas postagens de: http://labdegaragem.com/group/ldg-sao-jose-dos-campos

Mas mesmo assim, pode colocar suas dúvidas que na medida de nossas experiências tentaremos dar alguma orientada.

Nosso "guru" o Mauro, tem tambem um Blog que vc. pode acessar pelo: http://automatobr.blogspot.com.br/ onde mostra diversos projetos em que ele mais que ninguem deu um ótimo apoio (ou fez sozinho e disponibilizou os resultados para que todos "colham").

Eu estou começando um sobre como montar protótipos que depois que ficam bons e prontos na protoboard...precisam ser montados de "verdade", e serem funcionais sem se "desmancharem" com um "chacoalhão". Se interessar pode conhecer-lo, tambem: http://dvm-delphivirtualmachine.blogspot.com.br/2012/09/porque-fiz-...

Vou ver com calma estas informações que passou e em breve retorno.

Boa sorte por enquanto. Até a próxima.

Uma idéia muito boa esse seguidor solar vou tentar  fazer uma versão analógica,acho que um 556 resolve o problema.Grato.

É possível, o 556 tem 2 comparadores de janela certo?

Olá Euclides Rezende, no Espaço do Lab. de Garagem fica alguém durante o dia, que pode ajudar  na construção deste projeto (seguidor solar)!? Porque estou indo a SP agora em Setembro e gostaria pedir a ajuda de alguém pessoalmente! Att Márlison

Na verdade são dois  555,talvez dê certo ou posso usar comparadores também...

Caro Márlison,

Não ficou claro se voce é novato em "c". Caso seja, recomendo comprar um dos bons livros para iniciantes, disponíveis aqui na loja do LDG, pois de darão uma base sólida para desenvolver teus próprios projetos.

Se voce "captar o espírito da coisa", o céu é o limite.

O primeiro -sketch- a gente nunca esquece... (nem que seja uma simplesmente fazer piscar um led)

Isso nada impede a ajuda que certamente vais receber, mas vai te dar mais condições de opinar e saber da viabilidade daquilo que desejas.

Um abraço.

Trabalho em java, e estou começando a trabalhar no "c" e "c++"... em alguns aspectos me parecem mais fáceis, mas muitas bibliotecas eu desconheço... Nessa ida a SP tenho o interesse de adquirir livros da loja do LDG de programação e sobre o próprio arduino!

Att

Márlison 

Aqui tem um projeto completo sobre o assunto: http://www.instructables.com/id/Fun-Sun-tracking-Arduino/?ALLSTEPS

Pode ser bem útil e me pareceu, numa breve olhada, bem eficiente.

Olá Lauro Ernani, no Espaço do Lab. de Garagem fica alguém durante o dia, que pode ajudar  na construção deste projeto!?

Att

Márlison

Alo Márlison,

Moro longe do LAB, sou do Rio Grande do Sul...

Mas acredito que sempre tenha alguém por perto para dar uma ajuda, esclarecer uma dúvida ou simplesmente dar um palpite.

No momento não posso me dedicar a acompanhar mais profundamente o projeto por motivos de ordem pessoal.

Mas, na minha visão, a precisão está diretamente ligada a quantidade de LDR existentes, assim 9 LDR dariam mais precisão do que 4 ou 5, se isto for muito importante, levando em consideração e inclinação do eixo do planeta em relação ao sol ao longo do ano.

 

 

Olá Amigos

Me interesso por este assunto tb e tenho algumas questões entre elas , Qual é o acrescimo de rendimento dado a um painel fotovoltaico após a instalação de um sistema de rastreamento automático ? sera economicamente viavel ?

 

Se o problema é so rastrear com base na luz não é necessário microcontrolador , vejam este chip

 

 

 

 

abços

 

Joe

 

 

 

 

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço