Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97571

Responder esta

Respostas a este tópico

A documentação da biblioteca que postei anteriormente somada ao conteúdo deste excelente fórum será de grande ajuda para você. O que você tiver dúvida é só perguntar aqui. Tenho um trabalho de alunos exatamente sobre o tema que você quer tratar, assim que encontrá-lo eu te envio.

Fico no aguardo, mais desde já muito obrigado .

Enviado.

Professor,

quanto tempo. O clássico video que nos iniciou no mundo do ScadaBr é de sua autoria. Tenha orgulho do que fez. Lançou uma semente no coração de várias pessoas, incluindo a do Adriano, criador desse post.

Sobre sua biblioteca ela ficou no esquecimento por algum tempo. Mas depois de certo momento, percebendo as limitações do JPMZometa, acabei adotando seu material e hoje na minha rede rodo ele. Tem até um slave aqui chamado "sarmentinho", imagina o motivo?

Sobre o material dos alunos, não deixe de colocar em um repositório e nos avisar. É de grande valia.

Sobre a biblioteca, entra em teste imediatamente. Onde poderemos postar os bugs e duvidas?

Fico feliz com esse upgrade.

Boa tarde

Estou com um problema aqui não consigo enviar o código para o Arduino da esse erro:

Arduino: 1.6.0 (Windows 8), Placa:"Arduino Mega or Mega 2560, ATmega2560 (Mega 2560)"

Opções de compilação alteradas, recompilando tudo

Usando biblioteca SPI na pasta: C:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\libraries\SPI

Usando biblioteca Ethernet na pasta: C:\Program Files\Arduino\libraries\Ethernet

Usando biblioteca Servo na pasta: C:\Program Files\Arduino\libraries\Servo



C:\Program Files\Arduino/hardware/tools/avr/bin/avr-g++ -c -g -Os -w -fno-exceptions -ffunction-sections -fdata-sections -fno-threadsafe-statics -MMD -mmcu=atmega2560 -DF_CPU=16000000L -DARDUINO=10600 -DARDUINO_AVR_MEGA2560 -DARDUINO_ARCH_AVR -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\cores\arduino -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\variants\mega -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\libraries\SPI -IC:\Program Files\Arduino\libraries\Ethernet\src -IC:\Program Files\Arduino\libraries\Servo\src C:\Users\WILTON\AppData\Local\Temp\build1187310940305584152.tmp\Servo.cpp -o C:\Users\WILTON\AppData\Local\Temp\build1187310940305584152.tmp\Servo.cpp.o

Servo.ino:9:20: fatal error: Modbus.h: No such file or directory
compilation terminated.
Erro compilando.

_______________________________________________________________________

Código que estou usando.

/*
  Modbus-Arduino Example - Servo (Modbus IP)
  Copyright by André Sarmento Barbosa
  http://github.com/andresarmento/modbus-arduino
*/

#include <SPI.h>
#include <Ethernet.h>
#include <Modbus.h>
#include <ModbusIP.h>
#include <Servo.h>

// Modbus Registers Offsets (0-9999)
const int SERVO_HREG = 100;
// Used Pins
const int servoPin = 9;

// ModbusIP object
ModbusIP mb;
// Servo object
Servo servo;

void setup() {
  // The media access control (ethernet hardware) address for the shield
  byte mac[] = { 0xDE, 0xAD, 0xBE, 0xEF, 0xFE, 0xED };
  // The IP address for the shield
  byte ip[] = { 192, 168, 32, 20 };
  // Config Modbus IP
  mb.config(mac, ip);
  // Attaches the servo pin to the servo object
  servo.attach(servoPin);
  // Add SERVO_HREG register - Use addHreg() for analog outpus or to store values in device
  mb.addHreg(SERVO_HREG, 127);
}

void loop() {
  //Call once inside loop() - all magic here
  mb.task();

  //Attach switchPin to SWITCH_ISTS register
  servo.write(mb.Hreg(SERVO_HREG));
  delay(15);
}

A IDE não encontrou o arquivo Modbus.h.... 

Tem certeza que instalou a library corretamente?

Não sei como faço para descobrir se esta instalado corretamente, mais o ScadaBr reconheceu a placa com COM 3

Vixi.... tá perdidão...

Uma coisa é o SCADABR reconhecer a placa arduino, outra coisa é a IDE encontrar as librarys incluídas no sketch durante a compilação.

A princípio parece que os drives do arduino estão corretamente instalados pois achou a COM.

Parece que a instalação do SCADABR também, depois você deverá configurar os data source e data points com atenção.

Mas o seu problema imediato é na IDE do arduino, a mensagem que você postou mostra que ela não encontrou o arquivo Modbus.h

"Servo.ino:9:20: fatal error: Modbus.h: No such file or directory"

Estude como se faz a instalação de libraries no arduino.

Wilson, você tem que instalar as libraries. Uma das formas de fazer é copiar as pastas Modbus, ModbusIP e ModbusSerial para a pasta libraries que fica dentro da pasta de instalação do Arduino.

Outra forma é usar o Menu Sketch->Importar Biblioteca->Adicionar Biblioteca, fazendo isso para cada uma.

Estes processos são comuns para instalação de qualquer lib no Arduino.

Bom dia, As pastas estão dentro da libraries ja tentei com um Arduino UNO e com MEGA mais não esta enviando.

Dar este erro:

Arduino: 1.6.0 (Windows 8), Placa:"Arduino Mega or Mega 2560, ATmega2560 (Mega 2560)"

Usando biblioteca SPI na pasta: C:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\libraries\SPI

Usando biblioteca Ethernet na pasta: C:\Program Files\Arduino\libraries\Ethernet



C:\Program Files\Arduino/hardware/tools/avr/bin/avr-g++ -c -g -Os -w -fno-exceptions -ffunction-sections -fdata-sections -fno-threadsafe-statics -MMD -mmcu=atmega2560 -DF_CPU=16000000L -DARDUINO=10600 -DARDUINO_AVR_MEGA2560 -DARDUINO_ARCH_AVR -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\cores\arduino -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\variants\mega -IC:\Program Files\Arduino\hardware\arduino\avr\libraries\SPI -IC:\Program Files\Arduino\libraries\Ethernet\src C:\Users\WILTON\AppData\Local\Temp\build7850200297572049066.tmp\Servo.cpp -o C:\Users\WILTON\AppData\Local\Temp\build7850200297572049066.tmp\Servo.cpp.o

Servo.ino:3:20: fatal error: Modbus.h: No such file or directory
compilation terminated.
Erro compilando.

Então Wilton,
Você consegue ver que não tem uma pasta com o nome modbus? A estrutura de libraries do arduino requer uma pasta para cada biblioteca, observe a pasta servo. Arquivos soltos dentro da pasta libraries não são reconhecidos. Ainda mais quando são da library errada, "Mudbus.h" e "modbus.h" são coisas distintas, bibliotecas distintas.

Grande Sidney! Sua mensagem me fez rir e me fez "ganhar o dia".
Obrigado e é muito bom ter por perto pessoas como você (e muitos outros aqui) que colaboram e ajudam os demais.

Vou tentar juntar material, incluindo esse e colocar em algum local para compartilhar.

Podem enviar as sugestões e bugs através do github, por email 

prof (at) andresarmento (dot) com 

ou por aqui mesmo.

Meus devices aqui já estão rodando com a lib nova.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço