Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97573

Responder esta

Respostas a este tópico

Robson,

Segue o procedimento passo a passo que vai conseguir.

Basicamente vc liga seu conversor no USB do micro. Do outro lado vc liga os cabos (que são 2) pois opera em half duplex. Na outra ponta do cabo e para cada arduino vc liga um conversor RS485-TTL. Deste conversor vc liga 5 cabinhos no arduino (+5, GND, Porta digital 2, RX, TX).

Dai vc pega o programa do material que o colega Marcos postou (fantástico) e coloca na ide do arduino e faz a carga do programa.

ah, detalhe, esta parte que citei antes é se for colocar sobre o meio físico RS-485. Se for usar a serial do micro basta ligar o usb no arduino e pronto.

Tem alguns videos no decorrer dos posts que podem ajudar.

Estou tentando subir um video para o youtube mas estou com 3G e está quase impossível.

Tem alguma aplicação especìfica? Mostra um pouco do seu interesse que vc poderá fazer parte da equipe mais animada do labdegaragem.

Bacana Sidney, vou testar antes com a USB do arduino, para ver o funcionamento.

Obrigado pela informação!

Abração!

testei aqui e funcionou beleza, agora dúvida é como criar aquelas imagens na representação gráfica, como no tutorial em DOC.

Por.. tempos que vim aqui no lab dee garagem.. e ja encontro este maravilhoso tropico, acabei buscando alguma coisa no passado sobre o SCADA e arduino tinha visto uma quantidade de coisa pequena com PIC, mais nada com arduino, agora.. pelo que vir tem coisa rolando interresante...

Pessoal como anda a pratica de vocês, esta dando certo o uso do SCABA BR

Edeilsonbainha,

está pegando fogo. E está funcionando bem. Já vou preparar para apresentar um vídeo ilustrativo.

 

Robson,

já existem algumas imagens cadastradas que podem servir de modelo. Dá uma olhada no youtube que já tem lá.

 

Todos os colegas,

vamos animar para fazer um trabalho de conclusão da primeira etapa para marcar história.

Muitooo Bom, estarei focando mais em modbus, após terminar um projeto que estou desenvolvendo, estarei acompanhado, rsrsrs

Acho que vou fazer uma coisa interessante rsrsrs comunicar o clp com arduino rsrsrsrs, acho que o pessoal de automação vão ficar loucos rsrsrsrsr

Cuidado , se o CLP só for escravo , ele não vai interrogar o Arduino , que também é escravo e portanto precisa ser interrogado por um mestre.

Adriano,

As explicações do código dadas pelo Sidney foram suficientes?

Estou fazendo um resumo do Protocolo MODBUS pra equalizar a galera, pois devemos ter isso fundamentado para entender como acontece a troca de dados entre o SCADA e os dispositivos escravos. Entender como funciona a tabela de registradores do escravo é o principal pois é apartir dela  que declaramos os data points no scada.

Esse forum sobre scada e arduino tem um nivel de conhecimento tão GRANDE que eu nem preciso pesquisar em outros forum ou site so é eu perguntar a vcs que  vcs responde e não tem "frescura" de compartilha conhecimento e isso é uma atitude de poucos. Sem ajuda de vcs eu não tinha nem começa o projeto.  TODOS vcs estão de Parabens. Quando eu terminar eu vou fazer um video e apresentar a vcs aqui.

Thiago,

acho que estamos aqui para ensinar e aprender.  Vamos compartilhar ensinando e aprendendo, não é mesmo?

 

Marcos,

faz isso mesmo. Eu ia pedir par ao Adriano, que estudou tudo de modbus, para descrever aqueles tipos diferentes de funções. Sabe do que estou falando? aquela de ler, escrever, etc.

 

Vou pedir ao garagista Adriano para gravar um video explicando isso. Eu to boiando naquilo. Só sei usar as 3 que estão implementadas na bliblioteca.

 

Ah, as vezes posso estar errado ao dizer algo. Mas espero que os colegas me corrijam a tempo e eu passe a saber mais com meus erros.

 

até

Beleza Sidney,

Estamos aqui para compartilhar conhecimentos.

Mas eu vou adiantando que apenas essas 3 funções implementadas já são o suficiente para a maioria das aplicações com o escada.

As outras funções são para acionamento direto das saidas e leitura das entradas e são normalmente usadas quando temos escravos "burros" onde toda estratégia de controle (programa) está no mestre, como no caso de CLP's comandando unidades remotas que apenas respondem aos comandos do mestre acionando saídas e  retornando o estado das entradas. Caso a conexão entre o mestre e o escravo tenha algum problema o escravo congela conforme o ultimo comando, ou desliga todas as saídas depende da forma como for implementado. Isso é um legado dos primórdios da automação industrial que ainda é usado conforme as necssidades  do sistema.

Nas aplicações mais modernas, o escravo é dotado de certa autonomia, podendo trabalhar sem que seja necessário estar conectado ao mestre da rede. Neste caso é de boa praxe usar holding registers para comunicação entre mestre e escravos. Pois ao inves de comandar diretamente em um registrador de saída do escravo, escrevemos em um registrador dp tipo holding  que na verdade não é mais nada que uma posição de memória que será usada pelo programa que está rodando no escravo, no nosso caso o arduino.

Cada sistema tem suas vantagens e desvantagens, e seus defensores ferrenhos.

Abraço

Olá pessoal,

Conforme tinha prometido, estou postando um resumo do protocolo MODBUS-RTU. O perfeito entendimento da alocação de memória de registros de um dispositivo que se comunica por meio deste protocolo é essencial para a integração entre o mestre e o escravo, sejam eles um SCADA e um CLP ou outos dispositivos quaisquer. 

Abraços.

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço