Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97581

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem gente, ja to plenamene convencido que é essa ide 1.0 que ta me sabotando mesmo.

o pior é que levei dois meses pra saber que é isso....mas vou testar agora

blz adriano. vê ai se da certo.

olá senhores,

não estou encontrando a versão executavel da ide 0.23

alguem pode me ajudar?

Adriano,

Baixa aqui: http://arduino.cc/en/Main/Software

No tópico Previous IDE Versions voce encontra todas as versões

Abraço

eu fiz isso anteriormente mas quando eu baxei me veio um ide 23 sem o executavel

achei estranho

é gente...

tres meses de pura inocencia...a rede funcionou, ou pelo menos o modbus carregou no arduino, detalhe no 23, é terrivel saber que eu fiquei parado no tempo por causa da versao da ide.

agora vou correr atras do tempo perdido.

Valeu Gente.

ola pessoal. Onde eu posso encontar um esquema de como fazer um conversor usb serial/rs485 para ligar no arduino. ja procurei o google ja e não achei detalhado pois não tenho muito conhecimento de eletronica

Thiago o sidney ja tem tudo isso pronto, mas no caso dele ele comprou o material ja pronto, de repente dependendo do valor vc nem precisaria montar um.é só pedi o material para o sidney e ele te arranja

blz Adriano vou perguntar a ele.

Ai pessoal, finalmente consegui comunicar via RS485!

A próxima etapa agora é colocar mais escravos e testar uma configuração mestre-multiescravos.

No PC estou usando um conversor USB/RS485 comercial como o da figura abaixo.

Montei eu mesmo o conversor do escravo, a figura abaixo mostra o diagrama elétrico, o microswitch deve ficar na posição ON apenas se o escravo estiver em uma das duas extremidades da rede.


marcos deixa ver se eu entendi. esse outro esquema que vc fez é a de ligar no arduino e o outro lado no barramento??

Sim Thiago,

Do lado esquerdo da figura estão os pinos do arduino:

5V = Alimentação para o conversor;

0 = RX;

1 = TX;

2 = EN ( quando em "1" habilita transmissão do escravo para o mestre e em "0" coloca o escravo na escuta );

GND = Terra comum entre os circuitos

No lado direito estão os pinos que devem ser ligados ao barramento da rede:

A = A ou + (depende da nomenclatura do conversor usado);

B = B ou - (depende da nomenclatura do conversor usado);

GND = GND ou malha do cabo usado.

As microchaves servem para ligar os resistores de terminação.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço