Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97577

Responder esta

Respostas a este tópico

Pessoal, está acontecendo um efeito estranho no meu ScadaBR. Vou tentar explicar com os gráficos.

Eu estou monitorando uma grandeza. Enquanto ela está variando está tudo certo. Acontece que tem instantes que o valor dela fica fixo por um tempo. Ai o ScadaBR para de registrar o valor.

Nessa primeira figura estou solicitando para exibir o gráfico entre 13:00hs e 12:00hs do dia seguinte. Mas reparem que o gráfico para aos 15:10hs. É como se não tivesse dados após esse ponto. Mas eu sei que os dados estavam sendo enviados, o que acontece é que esse dado ficou em um valor fixo.

Para demonstrar o efeito, após as 13:00hs eu forcei uma alteração no valor, reparem o que o ScadaBR fez. Pegou o novo valor, e ainda uniu os dois pontos. Como se estivesse sem dados no intervalo.

Olhando esse gráfico acharíamos que as 01:00hs a grandeza valia 79, mas eu sei que o valor estava naquele 84, quando as variáveis pararam de serem registradas.

Ah, no histórico os valores também não estão lá. 

Outra coisa, sei que não aconteceu problema de comunicação, pois tem outra variável monitorada que tem um ruido, e essa variável está completa.

Alguém sabe o que pode ser?

Assim que coloquei a pergunta, acho que achei onde está isso no ScadaBR. Mas em vez de deletar a pergunta, resolvi colocar a solução pois pode ser a dúvida de alguém depois.

Nas Propriedades do data point 

Em propriedades do registro, tem uma opção:

"Tipo de registro" - Estava marcado "quando o valor do datapoint muda".

Troquei para "Todos os dados"

Esta opção como estava marcada serve para diminuir o tráfego na rede e também o tamanho do arquivo do histórico. Em projetos grandes ou com muitas variáveis (data points) que quase não mudem de valor este recurso pode ser bastante útil.

Antonio,

que bom que entrou no forum do Scadabr.

A solução é essa mesmo. Eu também percebi isso. Não estou ativo pois to com muitos compromissos mas to sempre de olho no que estão fazendo.

Fale um pouco sobre sua aplicação.

Obrigado Sidney,

Bom conheci o ScadaBR a pouco mais de uma semana, e venho "fuçando" bastante. Acho que tem inúmeras aplicações, já consegui fazer muita coisa. Mas por enquanto estou mexendo muito para aprender mesmo.

Estamos começando uma empresa e temos desenvolvido alguns sistemas de aquisição, na faculdade trabalhamos muito com isso, principalmente baseados em PIC e STM.

Aproveitando estou com um outro problema com o ScadaBR, acho que postei a dúvida no local errado, as vezes aqui alguém me ajuda.

Estou tentando implementar para o ScadaBR ler o dado de uma porta serial. Já tentei fazer exatamente o que está escrito nesse tutorial https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs... mas não funciona.

Estou tentando usar uma comunicação ASCII Serial.

Para testar liguei o ScadaBR atravez da serial em outro computador. Quando o ScadaBR pergunta :C10# o outro computador responde $,0000,! ou seja exatemente como está no exemplo.

Eu só recebo essas mensagens;

Informação16:45:57: 'AQ': AQ: Sem dados disponíveis !
Informação16:45:56: 'AQ': AQ: No group 1
Já dupliquei os cabos das seriais e as frases estão corretas, ou seja se leio o TX do computador com o escada vejo a frase :C10# , e se leio o RX vejo a frase $,0000,!
 
Mas não funciona
 
Já tentei todos os modos de parada é não consegui. Por exemplo mudar a resposta para $,0000,!S e usar o caracter S como critério de para, mas não funciona também. Tentei por timeout também e não dá.
 
Estou com dúvida de não e necessário alguma caracter após a resposta, tipo um "enter", 0x0D, 0x0A mas já tentei isso e não funcionou também.
 
Alguém sabe o que pode ser?
 
Sei que não é problema da comunicação, pois se usar modbus tudo funciona. Alguém sabe o que pode ser?

Completando com mais um comportamento estranho que notei fazendo mais testes.

Estou colocando por exemplo para pedir o comando a cada 6s, com um timeout de 1s e com 2 retries.

No modbus e comportamento está correto. Se não tiver nenhuma resposta do outro lado o ScadaBR manda 3 perguntas (2 retries) de um em um segundo. E depois de 6 segundos ele pergunta novamente. De acordo com o configurado.

Já se coloco esse mesma configuração no ASCII serial, o ScadaBR manda uma pergunta a cada 6s, como se ele estive ignorando que deu timeout e não estivesse tentando o retries.

Use um software como o Realterm e faça monitoração da porta, lendo os dados como unsigned char ou hexa, e verifique quais e quantos caracteres não imprimíveis a resposta tem.

Jucelei,

Estou usando o Docklight. Como estou testando estou fazendo o ScadaBR perguntar e usando o Docklight para responder.

No Docklight a pergunta chega --> :C10# [3A 43 31 30 23]

E então eu respondo --> $,0000,! [24 2C 30 30 30 30 2C 21]

Exatamente assim, sem caracteres não imprimíveis.

Será que existe tipo um LOG como o ScadaBR está tratando o que ele recebe da serial?

Não daria de usar o modbus RTU mesmo? Se esse não funciona...

O problema é que o que preciso ler é um dado que o microcontrolador grava em alta taxa em um cartão. Uma taxa de tipo 1kHz. Portanto não dá para ficar lendo em tempo real com o modbus. Preciso ler ao final do processo, e ainda assim ler o valor da variável e do time stamp, o que parece ser possível usando o ASCII Serial.

Caros senhores, estou usando o Regex para adquirir os caracteres de um servidor http conpot para o scadabr e estou utlizando o datasource chamado "recuperador http" mostrado abaixo:eu utilizei um Regex geralzão para pegar todas as informações da pagina html servida pelo http do conpot mostrada abaixo:

Se vcs verem são apenas algumas tags que devem aparecer no scadabr, queria saber se alguém tem alguma ideia da solicitação do scadabr, pois acredito até que houve estestabelecimento de conexão do scadabr com o conpot mas o datasource requisita mais parametros

a imagem abaixo mostra mais algumas informações:

aqui a imagem do servidor conpot(no ubuntu) aceitando a conexão:

entao mesmo com todos esses parametros não consegui salvar o datapoint para poder ver no watchlist do scadabr. se alguem tiver uma ideia, enquanto isso vou ficar pesquisando aqui. valeu.

Então gente depois de um tempão analisando aqui a unica conclusão que conseguir chegar é que eu não estou conseguindo definir o Regex certo para o servidor http do conpot, o conpot estabelece comunicação e atualiza a cada 5 segundos como eu definir mas não aparece nada no watchlist.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço