Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97580

Responder esta

Respostas a este tópico

Eduardo e o fieldtalk vc conhece,sabe se pode nos ajudar eu to lendo o manual dele e o manual é bem explicativo,e parece que pode ajudar...o codigo do jmpzometa me complica pois não tem um manual explicativo e bem ainda tenho que ver como vai ser...

por enquanto estou lendo os posts aqui do forum

Hey pessoal, boa tarde

eu estou trabalhando num projeto na faculdade em que instalamos um CLP num laboratório

para através de seus relés ligar e desligar uma lâmpada através de protocolo modbus / TCP. 

Eu consegui fazer funcionar mas utilizei o software da própria fabricante do CLP. Me interesso muito

por protocolo modbus e só agora descobri o Scadabr. Ainda não tenho o software e por sorte encontrei

essa discussão aqui no lab de garagem. Sou muito familiarizado com a plataforma Arduino Uno e achei muito interessatne a idéia de utilizá-lo com protocolo MODBUS. Gostaria de saber mais sobre o Scadabr pois pretendo utilizá-lo no meu projeto e se der certo até postar aqui no lab. Vocês poderiam indicar onde posso encontrar mais informacoes e projetos utilizando esse software? 

Att Rafael

Oi Rafael,

eu te indico este site para começar:

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

normalmente fica masi facil quando os dispositivos  ja vem com o modbus implementado sobre uma rede fisica qualquer como RS485, como por exemplo o CLP clic02, etc...Mas nossa proposta é criar um code Modbus-slave sobre RS485 para o arduino fazer comunicação com Scadabr, No momento ainda não consiguimos passar dessa fase, para encadear outros trabalhos de automação e integraçao no scadbr.

Vc pode dar uma olhada nos Posts para de repente ter uma ideia.

Ta na mão.

http://www.scadabr.com.br/

O software é livre e o download é gratis  , bom divertimento.

Enio.

Para quem tem duvidas sobre as linhas de transmissão , como RS485 , ou mesmo coaxiais , 

preparei este material teorico introdutório linhas de transmissão ( de dados ou RF )

Novidade Novidade,

 

Depois de alguns testes, muitos no escuro, consegui ligar o arduino na rede RS485. Fiz o teste com um programa que acende e apaga o led da porta 13 do arduino.

Foi fantástico. Vou publicar um video mostrando os progressos e peço a ajuda de todos agora para configurar mais parâmetros e detalhes.

 

Agora teremos muito para testar.

 

Até

 

Amigos,

depois de horas tentando subir o video cheguei ao exito.

Então, observem que fiz o primeiro contato entre o scadabr e o arduino usando o modbus slave.

Preciso de ajuda para configurar os dados agora.

Quero um arduino controlando temperatura, umidade e um fan e no outro controlando iluminação e uma lâmpada.

Vamos contribuir para o crescimento dessa idéia.

http://www.youtube.com/watch?v=LglxJeWiqFI

Colegas,

vcs vão ficar orgulhosos do nosso trabalho a trinta mãos!

Estamos chegando perto. Resta mais essa dúvida:

Criei os registradores no arduino e estou armazenando neles três parâmetros: Temperatura, umidade e status de um fan.

Criei o datasource no scadabr perfeitamente. Agora quando vou criar os datapoints como fazer para que cada datapois aponte para seu respectivo endereço no registrador do arduino? Toda vez que crio um novo datapoint ele fica igual ao anterior. Inclusive quando mudo um os outros também mudam.

 

Ajudem a definir os datapoints no scadabr. Qualquer dica é bem vinda.

Estamos nos dedicando neste projeto e vamos divulgar este trabalho para que a comunidade possa melhorá-lo ainda mais.

aguardo

Tava pesquisando na net sobre isso e aqui os amigos estão debatendo o assunto. Não consegui entender muito bem o funcionamento. QUais os passos para fazer o arduíno se comunicar com scadabr?

vi os vídeos do Sidney e achei bacana o andamento do pro jeto, tava pensando em fazer testes também por aqui.

Agradeço!

Robson,

seja muito bem vindo. O labdegaragem é um excelente lugar para debater, doar e receber informações.

Sobre o ScadaBr e arduino nós estamos trabalhando sim. Estamos construindo uma ideia coletivamente e o projeto está ficando muito bonito.

Leia os posts primeiro, para se atualizar. Depois podemos colocar vc atualizado com o  andamente e por fim seguiremos juntos.

Já de ante mão não sei se você viu mas estamos parados com um problema. Ao ligar o scadabr com o arduino temos acesso a um dos registradores mas não sabemos como incluir outros. Toca vez que se cria um novo datapoint ele aponta para o mesmo lugar.

Tem alguma ideia do que está acontecendo? Pesquise, estude e divulgue.

 

até a proxima discussão.

Pessoal,

depois da dica do colega para usar o software modscan32 aceitei a proposta e procurei o software. Acabei pegando o modscan64 pois estou usando o seven (a contra-gosto).

Percebi que a ferramente é muito legal. Agora o interessante foi que só um dos registradores está sendo usado.

Imagina, agora a missão é saber o motivo de não estar sendo armazenado dados nos registradores.

Alguem chuta algo? Vou colocar a programação para que deem uma olhada.

Bem aqui está um teste com um simulador modbus, o legal é que ele comunica com o arduino mesmo sem ele ter um codigo se quer, 

o modbuspoll gerou time out provavelmente porque o meu arduino nao tem um programa funcionando,

depois fez essa sequencia no monitor;

0000-TX01030000000AC5CD

o que eu entendo é que o polling solicita uma infomação do RX para o slave1, com uma função de registro 03, que eu acho que lê o conteudo de um só registro depois envia  um dado e depois vai CRC, e isto deveria ter uma resposta.

vcs podem dar uma olhada

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço