Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97580

Responder esta

Respostas a este tópico

Engraçado,

eu estou com a montagem na protoboard e tem funcionado sem problemas.

Vamos testando até descobrir o que aconteceu.

Eu gosto do grupo animado, desenvolvendo, testando, isso produz tecnologia. Mesmo os erros são muito instrutivos.

Força ao grupo.

E aos novatos ânimo pois precisamos de novas cabeças.

OI Joca, vc não precisa botar um not na saida do pino 2 porque provavelmente esse not já vem no max485, o Marcos falou que o layout está correto da placa, agora vou retestar a placa feita pra ver se encontro onde  está o defeito da comunicação.Assim que encontrar vou postar a placa funcionando em um video,e se vc quiser vc já pode usar o layout feito pra montar essa placa pelo metodo térmico os materiais usados foram postado num video anterior aqui nesta mesma página 

Ola pessoal...

Muito bom esse post...

Estou me unindo ao coro ja estou rodando o scadabr aqui mais estou usando apenas na usb mesmo por enquanto...

Os posts me ajudaram pakas.... Estão todos de PARABÉNS....

Estava tentando adaptar o código do Arduíno mais estou batendo a cabeça aqui. Eu tenho um termopar tipo K ligado na Analógica 0 do arduino. 

O meu problema é que o valor mostrado no ScadaBR esta incorreto .

Na minha aplicação anterior eu usava o seguinte código para fazer a leitura:

#include <AD595.h> //Biblioteca que faz a linearização das leituras.

int temperatura;

AD595 thermocouple;

void setup() {
                   Serial.begin(19200);
                    thermocouple.init(0);

                       }

void loop() {

                 int C1;

                 C1 =   float(thermocouple.measure(TEMPC)); //Função definida pela biblioteca

                 Serial.println(C1);  

                 }

Acredito que terei de colocar esse codigo na minha nova aplicação para que o ScadaBR mostre os valores corretos.

Sera que existe algum Jedi  que pode me ajudar ???

Ola Fabiano,
No sketch do escravo arduino modbus, voce vai ter incluir a biblioteca de linearizacao, e no lioop fazer a leitura do sensor e depois salvar o resultado em um registro criado na tabela enum.
No scadabr no datapoint do sensor, selecione o tipo para variavel de ponto flutuante.
Abraco.

E mais uma duvida.

Trabalho em uma metalúrgica que vende torradores para cafe. 

O supervisório que estou  desenvolvendo sera parte deses torradores.

Minha duvida é a seguinte : Existe alguma forma de fazer fazer um tipo de instalador para não ser necessário ter que configurar tudo na mão em cada cliente que comprar o equipamento.

Sera que existe alguma forma de personalizar a interface para o cliente ter acesso apenas a visualização dos sensores e se for o caso alguma ferramenta de log?

Ola Fabiano,
Eu sei que existe a possibilidade de exportar o aplicativo para ser importado em outra maquina.
Abraco.

Fabiano eu to me atualizando com o pessoal da MCA pra ver essa questão de automatizar a instalação quanto a personalização eu nao to bem certo tb, mas o scadabr tem um webservice (que ainda não conheço bem, aonde vc poderia personaliza-lo)

TO vendo isso e logo te mando a resposta

Maravilha fico no aguardo.....

Tive uma discussão (não de briga), com o pessoal da MCA por causa disso, pois queremos suporte e mais informção da parte deles, e a empresa parece não tá dando conta, da quantidade de gente que pede informações.

Dei a idéia de uma revista tipo saber eletrônica, com varias noticias e informações sobre o scadabr, através da revistas poderiamos ter acesso a conteúdo de qualidade, novidades, macetes, tutoriais, que seria o suficiente  pra segurar o boom de usuários que trabalham com o scadabr.

Mas a MCA não tem condições de manter um revistas com todas essas abordagens, eles falaram que precisam de uma certa quantidade de usuários pra manter o custo. Então eu falei, que de repente a propria MCA não vai se garantir a atender e dar suporte a seus usuários a não ser que eles sejam empresas e paguem um custo de contrato.Que não é caso da maioria dos usuarios

Fabiano,

Pesquisei um pouco e vi que no caso da interface vc pode usar um webservice que seria uma interface  com o usuário que veria somente o que interessa pra ele.

Boa noite a todos

Acabei de fazer esta placa, é uma opçao às que ja existe, com uma pequena modificçao no layuot, se servir a alguem....

Segue a lista dos resistores (os demais é desnecessário)

R1 - 120R

R2 - 560R

R3 - 560R

R4 - 2K2

R5 - 2K2

C1 - 100nF

abraçao

Sérgio Sgarbi

Anexos

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço