Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97581

Responder esta

Respostas a este tópico

Adriano,

Os resistores de 120 ohm fazem a terminação da rede. Devem estar ligados apenas nos extremos da rede.

Os resistores de 560 ohm fazem o bias ou seja, polarizam o barramento de forma a estabilizar os níveis de tensão quando a rede estiver em idle ( estado inativo, sem transmitir dados ).

Apenas um dos conversores deve estar com estes resistores ligados em toda rede.

Entendeu?

Abraço.

Oi Marcos,

Do mesmo jeito que todo mundo to apanhando um pouquinho, a sua informação já ajuda bastante no entendimento do circuito, vou ler o material postado aqui no post do scadabr para testar a rede.

obrigado Marcos.

É isso ai, Adriano, estude os posts, mas se não entender algo peça ajuda pra galera.

É Marcos já to apelando, não tem jeito.

Aqui tem um imagem do erro que esta dando quando tento carregar o codigo ,o codigo, eu acredito estar correto, pois tinha passado na verificação mas o arduino mostra erro de upload na board.Já revisei varias vezes o circuito na protoboard e corrigi varios erros da montagem mas agora nao vejo erro na montagem do circuito.tem algum teste que eu posso fazer no conversor usb?

Adriano,

Pra fazer o upload do sketch pro arduino voce deve desligar os fios dos pinos RX e TX do arduino!

Deve ser só isso.

Abraço.

Mas Marcos, quando vc carrega o sktech é pelo usb normal sem ser o usb do conversor RS485?

EU acreditava que eu carregava o sketch pelo proprio barramento do RS485.

eu to enganando?

Adriano,

Pra fazer o upload do sketch pro arduino use o cabo usb sem se esquecer de desligar os fios dos pinos RX e TX do arduino. Verificar também na IDE do arduino se está selecionado a porta e a versão da placa usada. Após o uload ser feito corretaemente, religar os fios nos pinos RX e TX e então testar com o scadabr e o conversor usb/RS485.

Tentar fazer o upload pela rede RS485 não funciona, para isso seria preciso modificar o bootloader e a IDE do arduino pra gerenciar a rede RS485, que por ser uma rede half duplex a transmissão e a recepção não podem ocorrer simultaneamente e também é necessário o uso de um pino para o controle para habilitar a transmissão/recepção.

Abraço

AAAAHHHH!!Caraca, e eu tentando carregar pelo RS485, po Marcos , se tu nao existisse iam ter que te inventar...

agora vou fazer os teste.

valeu

hahahaha!!!! Aproveita que aqui eu não tô cobrando pra dar consultoria rsrsrsrsrs

BEm,

relatorio do dia, conseguir carregar o codigo modbus RS485 no arduino, e depois descobrir que o java 7 nao roda o tom cat 6 pois deu incompatibilidade entao retirei o jdk7 e instalei jdk6 ai voltou a funcionar o scadabr, agora vou passar paraa instalação do modbus-RS485 com o escadabr se tudo funcionar passei de fase, é foi um domingo trabalhoso.

Olá Marco,

O Mudbus do jpmzometa não implementa a função de escrita. dê uma olhada no arquivo em anexo deste link na Wiki do ScadaBR

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

A equipe do ScadaBR modificou a biblioteca do jpm para fazer a escrita. Dai vai funcionar ;)

Abs

Caro Diego,

Acho que voce está equivocado e acabou por confundir as informações contidas no ótimo tutorial feito pelo Victor da equipe do ScadaBR, vou então tentar esclarecer as coisas para você.

Primeiro, na biblioteca jpmzometa foi implementado as funções 3, 6 e 16 do protocolo MODBUS:

- função 3, read holding registers, lê um número variável de registros retentivos (saídas analógicas ou memórias) 

- função 6, preset_single_register, escreve em um único registro (altera o estado de uma saída analógica ou memória)

- função 16, preset multiple registers, escreve em uma quantidade variável de registros (saídas analógicas ou memórias)

Percebeu que que existe a função de escrita? Aliás, foram implementadas as duas funções de escrita em holding registers previstas no protocolo MODBUS (comandos 6 e 16)

Segundo, a biblioteca jpmzometa funciona sem problemas com as versõesda IDE até a  23 e foi testada diversas vezes conforme podemos comprovar nas postagens, depoimentos e vídeos de vários integrantes aqui deste tópico.

Acontece que a biblioteca foi escrita antes da implementação da nova IDE  1.0 do arduino onde foram feitas algumas modificações na sintaxe de alguns comandos como o:

Serial.print(query[i], BYTE);

que mudou para:

Serial.write(byte(query[i]));

Terceiro, o artigo da equipe do ScadaBR atenta para essa modificação na sintaxe do comando que deve ser alterado no código apenas se voce for utilizar a versão 1.0 da IDE, para as versões anteriores não é preciso fazer nada.

Portanto, sua afirmação de que o jpmzometa não imlementa a função de escrita e que estas foram implementadas pela equipe do scadabr está completamente equivocada, eles ( o Victor ) conseguiram sim tornar o uso desta biblioteca compativel com a versão 1.0 da IDE.

Parabéns pra você Victor, obrigado!

Entendeu agora Diego?

Abraço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço