Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97571

Responder esta

Respostas a este tópico

Vitor voce ja em para comercializar? Tem um manual para gente analizar?

Abraços

Oi Vitor,

Realmente seria muito bom ter esse equipamento documentado e assim, poderiamos adquirir conforme nossa necessidade, ter um equipamento absolutamente integrado ao scadabr seria muito bom, quanto ao valor ,quanto  mais popular melhor, como é com o arduino a ideia de ter um hardware aberto nos da a capacidade de melhora-lo conforme a necessidade da empresa, o que dificilmente conseguimos com produtos privados.

o foco deste post é em absoluto o scadbr e todo tipo de integração sobre o mesmo....

aqui na minha empresa vamos iniciar nosso projeto com a comunicação RS485-modbus o que vai nos elevar ao nivel que o nosso post está no momento.

Tiago,

parabens pelo feito da comunição com scadabr, e um prazer enorme ter a sua empresa desenvolvendo com apoio do nosso forum, como falei anteriormente,, aqui no rio de janerio vamos iniciar a integração RS485-modbus e depois parti pra um açao comercial.

oi vitor uma pergunta :

O que é um snapshot e um  Drobpbox?

esses termos tecnicos to por fora. rsrsrsr

Vitor para uma atividade mais profissional  o seu dispositivo seria proprio? , vi que vc nao falou sobre RTU, o que normalmente usamos por aqui, o arduino mesmo nao sendo uma plataforma profissional tem boa versatilidade para qualquer projeto.

ahauha deculpa os termos técnicos :-)

com certeza ele pode suportar o RTU, pois já é esse driver que está rolando por aqui. o ASCII é uma segunda opção do Modbus que atende a casos mais simples. pode vir com os 2.

"snapshot" eu quis dizer uma "foto" do projeto (postar aqui um jpg), pois não é muito prático ficar postando os arquivos completos do fritzing toda hora. Podemos fazer como o Marcos faz de vez em quando, postar evoluções do circuito.

o dropbox é uma plataforma de compartilhamento de arquivos. eu abro uma pasta no meu computador e vcs podem ter no computador de vcs, daí sim tem o projeto inteiro com fontes, sketckes etc.

abç

Oi Marcos,

tem uma chave que parece desligar e ligar um resistor terminador de 120 oms,

é isso mesmo?

Oi Fredman, fizemos cerca de 10 unidades para uso nos próprios cursos, mas ainda não está do jeito que eu comercializaria....

Quem sabe daqui a uns 15 dias eu retorno com uma novidade, estamos convertendo alguns arquivos do Fritzing para placa de circuito impresso e vamos ver como ela fica, assim um pouco mais profissionalizada.

valeu

Victor,

eu acho muito interessante esta ideia. Poderiamos nos concentrar em outras coisas e nossa interação só aumentaria.

Eu mesmo seria um dos interessados. Mas também me incomodaria estar comprando uma caixa preta, já que o garagista gosta de entender o que acontece.

Para você ter uma noção já discutimos, com a ajuda de várias pessoas, assuntos que são super interessantes.E contamos com a colaboração exatamente por todos terem a mesma opinião.

 

Pessoal,

queria saber quem conhece "clones de Arduino" completos, que foram feitos no Fritzing.

Achei esses dois trabalhos aqui muito muito bons:

http://www.pocketscience.com.au/etching/etching.html

http://fritzing.org/projects/forkuino/

O Forkuino praticamente rolou uma lágrima aqui :-) de tão bacana

Não posso me comprometer nas prox 2 semanas devido ao trabalho no scadabr, mas a minha idéia é abrir o .fzz do Forkuino e introduzir o circuito rs-485 "pre-acoplado" na PCI.

assim daria para fabricarmos sem muito estress o slave Mobdus para o Scada, senão o projeto podia levar meses.

quem se habilita? :-)

grande abraço.

Olá Victor,

Grande idéia essa de adaptar o RS485 no forkuino. Mas é necessário ter um adaptador USB/RS232/TTL  para programar o forkuino, pois ele não tem o adaptador interno como nos arduinos.

Eu estou trabalhando em desenvolver um shield com RS485, algumas entradas digitais opto acopladas e saidas a relé e a transistor.

Dessa forma a, galera que já tem qualquer modelo de arduino poderia ter um mini CLP apenas acoplando o shield.

Abraço

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço