Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97573

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite pessoal do Lab Garagem,

É meu primeiro post aqui :-)

Trabalho com o projeto ScadaBR, na MCA Sistemas que é a empresa que está puxando o projeto. Ouvi falar no lab de garagem há alguns meses (acho que foi em uma revista no aeroporto) mas só agora que vim me cadastrar. Tomei um susto quando meu colega Douglas mostrou esse post com mais de 300 mensagens! :-)

Também tinha ouvido falar do Lab através de pessoas como o sidney, que encontrei no youtube, do Eduardo e da spreadcom que conheci em Campinas, mas não tinha idéia do movimento que estava rolando ao redor do quarteto-fantástico "arduino+modbus+485+scadabr" até chegar aqui.

Bom vamos ao que interessa, passei a tarde folheando os posts e fiquei feliz de terem tido bastante avanço por conta própria, programando o Arduino, criando os datasources e telas, etc. Mas confesso que fiquei um pouco zonzo e não sei bem quais projetos andaram, quais ficaram parados, o que está travando etc. Então apenas para retomar o fio da meada, pediria que quem ainda tivesse alguma dúvida do modbus ou outra específica do ScadaBR, que perguntasse novamente indicando em que ponto parou.

========

sobre o 485 especificamente, ainda não fizemos muitos testes com o Arduino usando esse barramento, então não tenho certeza se posso ajudar. o que costumamos fazer é "isolar" o problema separando em partes menores, sempre fazendo testes similares a estes:

[ PC1/terminal ]   <->  [Conversor1 Usb ou serial/485]  <-> [Conversor2 Usb ou serial/485] <-> [ PC2/terminal ]

ou

[ PC1/terminal ]   <->  [Conversor1 Usb ou serial/485]  <-> [Arduino modificado enviando caracteres]

assim descartamos rapidamente conversores ruins, e não misturamos questões relacionadas ao software ou equipamento até termos certeza de que os conversores estão 100% legais (as vezes até os de 20 pila funcionam... boa sorte!!!) As melhores experiencias que tive foram com conversores Novus (mas ficam numa faixa de preço talvez muito elevada para projetos caseiros, pois é um conversor industrial), ou então os da Comm5 que já vem num preço legal, abaixo de 100 reais.

show de bola as iniciativas de montar o conversor ttl-485 direto ou shield, vou ficar de olho pois tambem estamos trabalhando em uma linha didatica com Arduino, mas nossas primeiras versões foram apenas USB e 232 mesmo.

======

Principalmente para a Patricia que perguntou sobre a HMI, primeiro recomendo ler todo o "iniciando o scadabr":

https://sites.google.com/a/certi.org.br/certi_scadabr/home/minicurs...

e principalmente ver os videos no youtube, que tornam tudo bem mais intuitivo, esse por exemplo ajuda a entender as representacoes graficas:

http://www.youtube.com/watch?v=qYdXKcXrgws

sobre a HMI Builder Flex (flash) é uma das partes do software que ainda esta sem manual, e normalmente fica melhor para usuários mais avançados. A propósito esta parte não está pronta na versão do site (0.9.1) e ainda precisa de uns "contornos manuais" (gambiarras ou workarounds como vc preferir), mas se vc quiser navegar por conta e risco, as dicas mais importantes são:

0) não esqueça de assistir http://www.youtube.com/watch?v=Pl3SY4l2T3Y&feature=related

1) crie primeiro um grupo com uma taxa de atualizacao de 1000ms ou maior para não sair sobrecarregando o sistema

2) endereço da API = http://localhost:8080/ScadaBR/services/API?wsdl

3) para rodar a primeira vez é preciso inicializar a API abrindo com um navegador o endereço http://localhost:8080/ClienteJavaWeb e após isso, acessar a aba DA/History e clicar uma vez sobre browse tags (certifique-se de preencher corretamente login e senha)

===

Adriano, vc leu nossa mente quando disse que esse pode ser  "o linux da automação"... esse era nosso sonho inicial lá em 2005 ou 2006 e hoje, com o scadabr, com certeza já colocamos o primeiro tijolinho aqui no brasil!!!! Devemos muito também a outros projetos como o próprio Mango, o openScada alemão, CLDC/Luciol entre outros. Com certeza, só com uma grande comunidade dessas para desvendar "a caixa preta" como vc mesmo falou.

bom pessoal, esperamos melhorar sempre nossa documentação para ficar mais intuitiva para vocês, e sinto muito pois as páginas do wiki estavam tão "escondidas". Parece que o Marcos e outros conseguiram atravessar o pedregoso caminho inteiro :-) e com a colaboração de muitos, já estão saindo os primeiros resultados.

espero poder interagir bastante com o Lab de Garagem respondendo dúvidas e ajudando a ir atrás de voluntários, viabilizar cursos, fazer projetos em conjunto etc. Hoje nossa empresa "vive" principalmente dos projetos comerciais, mas já estamos nos organizando para dar todo o suporte ao pessoal hobbysta/experimental/DIY, dos quais esse grupo de garagistas é um ótimo exemplo.   Com certeza com o aumento da popularidade do sistema, poderemos ampliar a equipe e prestar atendimentos muito mais rápidos.

----

desculpem a propaganda incidental, mas não deixem de olhar o fórum do scadabr também, às vezes sua dúvida pode ter sido respondida lá ;-)

um abração a todos do LdG!!!

Victor

Caro vitor,

concerteza sua contribuição vem hoje, com um premio para nós aqui no lab_Garagem, pois foram muitas cabeçadas e massa cinzenta gastas pra desenvovermos um pequeno trabalho com o "quarteto-Fatastico", o que ainda nao chegou ao seu Estado da Arte, venho primeiro lhe dar as boas_vindas ao nosso post.

Falo que aqui vc vai trabalhar com todo tipo de gente o Eduardo, o Sidney, o Enio e atualmente o Marcos e o Tiago vem sendo o esqueleto base desse post.

  Trabalharmos no projeto de acordo com as palavras de JESUS que disse:

  "A cada dia sua pena"

Então passamos por fases que nos direcionam a evolução.

Entao chega de discurso e vamos trabalhar.

oi galera fiz um videozinho da minha primeira integração com o scadabr via modbus pela serial do usb, aqui o link:

http://www.youtube.com/watch?v=eJg6TTDlyhw&feature=youtu.be

Victor,

eu fiquei muito feliz com sua presença aqui. Seja bem vindo. O Adriano resumiu bem nosso sentimento.

Da minha parte consegui resolver bem o problema do scadabr e do arduino. Meu problema agora é fazer funcionar o RS-485. Não sei se meu problema está nos conversores ou no programa. Como vc falou vou trabalhar por partes. Vou testar primeiro a saída do scadabr. Depois vou checar o conversor USB-RS485 e depois vou checar o RS-485-TTL e por fim o arduino.

Acompanhe e contribua. Cada informação que colocar neste post será multiplicada por 1000.

ah, ja que pedir não faz mal vc poderia mostrar no que já está sendo usado o scadabr.

Cases de estudo.

Para vc ter uma ideia tenho o link do spreadcom na minha área de trabalho. Monitoro a estufa como se fosse minha.

Como a colega falou de tratamento de água fiquei impressionado com o video abaixo.

é isso que penso que o scadabr poderá fazer por nós.

http://www.youtube.com/watch?v=250JQ6K1pgY

Ah, Marcos,

então vc vive no paraíso tecnológico. Parabens.

Então agora que vc se torna mais essencial ao nosso projeto. Suas experiências nos enriquecerão muito.

Hoje testo meu conversor e quem sabe consiga encontrar a falha.

Um dia, quem sabe, possamos fazer uma visita.

isso explica tanta facilidade com informações de automação...

Olá pessoal,

Fiz uma alteração no conversor TTL/RS485, o valor dos resistores de 1k dos LED's agora são de 2k2, pois com valor menor estava dando problema quando a rede tinha mais de dois escravos.

Talvez seja uma boa usar transistores FET como driver para os LED's  para o caso de se montar uma rede com muitos escravos.

Mesmo sem ser essencial para o funcionamento do projeto, aconselho a quem for montar os conversores a acrescentar os LED's, pois se consegue rapidamente determinar o status de cada conversor na rede. O que sem dúvida facilita  muito a vida de quem for fazer a manutenção, além de ficar com um visual muito mais chique.

Com esses valores, a rede MODBUS RS485 com o mestre SCADABR mais 3 escravos baseados em Arduinos está funcionando muito bem.

Abraços.

bom, não sei se alguem já tinha achado esse video, http://www.youtube.com/watch?v=NyIFROKXaUE.

Janio,

esse video é um classico em nossos estudos. Foi um dos idealizadores dessa ideia.

Bom que está antenado. se achar outras coisas posta aqui para enriquecer a discussão.

Vc tem interesse no assunto?

Oi sidney,

comprei o material, logo que eu chegar em casa vou procurar monta-la, talvez nao vai ficar um luxo como o do marcos,mas se funcionar já cumpriu o objetivo

Olá Adriano,

Como você está pretendendo montar o conversor? No protoboard, em placa perfurada universal ou vai desenhar uma placa sua?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço