Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97571

Responder esta

Respostas a este tópico

Sidney, que pena pelo seu prejuízo, mas se servir de consolo, eu digo que isso já aconteceu com todos nós. Aquele que nunca queimou nada é porque também nunca deve ter experimentado ligar nada.

Bom eu já liguei várias vezes o meu arduino em fontes de até 18V sem problemas, inclusive, no vídeo postado eu estava usando uma fonte de 12V chaveada, uma de 15V e uma de 18V essas duas são fontes lineares comuns para alimentar os 3 escravos.

Tenha certeza de não usar o pino Vin para alimentar o conversor, pois neste pino temos a mesma tensão da fonte externa. O MAX485 opera normalmente com 5V, mas o datasheet informa que a máxima tensão é até 12V, se alimentar com 18V é fumaça na certa, se inverter +5v com GND também fumaça, por isso siga a regra:

"ANTES DE LIGAR O CIRCUITO CONFERIR AS LIGAÇÕES DE TODOS OS PINOS OBSERVANDO OS DIAGRAMAS DE LIGAÇÃO".

Bom isso são as recomendações para não queimar mais nehum conversor.

Quanto ao problema mostrado no seu último vídeo, a sua rede RS485 não está comunicando.

Faça o seguinte, coloque um resistor terminador de 120 OHMs na saída do conversor USB/RS485, notei que a minha rede ficava instável quando ligava somente o terminador no escravo.

Tenha certeza de que o pino TX do arduino esteja ligado ao pino 4 do circuito integrado do seu conversor e que o pino RX do arduino esteja ligado ao pino 1 do circuito integrado do seu conversor.

Verifique se o pino 2 do arduino está ligado ao pino 2 e 3 do circuito integrado do seu conversor.

Eu só não entendi o que são aqueles dips mestre escravo no seu conversor.

Verifica ai as ligações e põe o terminador que deve funcionar.

Abraços

Entendi. Vou conferir todas as ligações.

Quanto ao resistor de 120 OHMs eu devo colocar onde mesmo? na saída do conversor, isso significa que devo ligar os dois cabos com um conversor, como se ficasse uma letra "H?

o conversor foi montado para ser o mestre tambem, eu acho. boa pergunta.

 

É isso mesmo, mantenha os cabos ligados da mesma forma e acrescenta um resistor entre o T- e o T+ do conversor USB, e deixa o dip do terminador do conversor no escravo também fechado. Dá uma olhada no começo do meu vídeo.

Boa tarde pessoal estou com uma duvida. Como eu vou usar so um arduino eu tenho que deixar o conversor TTL com o dip fechado e na saida do conversor rs485 para o barramento tb??? ligando o A com o B??? Em cada extremidade eu tenho que ter um resistor terminador é???

É isso mesmo Thiago, o importante é ligar os resistores terminadores apenas nos dispositivos que estiverem nas extremidades do barramento RS485.

Os dispositivos que estiverem pendurados no meio do barramento não podem ter terminadores ligados.

Outra observação importante é sempre ligar os bornes com seus iguais, + com + ou A e - com - ou B .

Dependendo do conversor ou dispositivo  temos A ou + e B ou -.

A figura abaixo mostra a ligação.

Mais uma vez marcos vc sempre me ajudando muito obrigado mesmo. Mais uma coisa marcos eu to com outro problema em relação ao escada agora. Ele não esta mais abrindo, ja instalei duas vezes e so abre a primeira vez depois que eu fecho ela não abri mais e aparece essa mensagem.o que pode ser??

e tb toda vez agora que eu ligo o notebook aparece essa mensagem

PROBLEMA RESOLVIDO!!!!

Thiago, ver se o tomcat  ta executando, caso não esteja tenta acessa-lo pelo Menu iniciar do windows e dentro da guia SCADABR tem o monitor tomcat, só clicar para iniciar.

Se não resolver (da um erro), vc entra na pasta C:\Arquivo de Programas\ScadaBR\bin

e procura o arquivo tomcat6w, clica nele com botão direito do mouse, vá em propriedades, depois em compatibilidade e marca a opção compativel com windows xp sp2 e no final da mesma página marque a opção p/ executar como administrador. 

Aqui com windows 7 só ta funcionando assim, já no meu velho note com winXP funciona sem mexer em nada.

Abração!

foi isso mesmo que eu fiz Robson e resolveu. Valeu pela dica.

Prezado Wiechert,

Sou novato aqui. Me interesso pelo assunto da comunicação serial Half Duplex via RS-485. Pelo que pude verificar nos manuais de SPEED DOME e mesa controladora (keyboard control), a resistência usada é apenas uma com 120 ohms. Se colocamos outra em paralelo, mesmo a uma certa distância, iremos reduzir a impedância equivalente. O que pude supor é que esta "resistência" é usada para evitar o "eco" (conforme o manual). Pela minha visão equivale ao casamento de impedância para haver a máxima transferência de sinal (considerando que a impedância equivalente dos blocos (amplificadores operacionais no modo diferencial). Poderiam comentar esta observação?

Em uma linha de transmissão devemos ligar um resistor em cada extremidade da linha. O valor de cada resistor deve ser igual ao valor da impedância da linha de forma a minimizar reflexões do sinal na linha. 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço