Amigos,
criei este post para mostrar a todos uma nova aquisição.
Como sabem tenho um ScadaBR rodando 24h e meus estudos são sobre como os softwares scada, especialmente este que é livre, podem modificar e facilitar nossas vidas, principalmente facilitando operações, registrando dados e melhorando nossa qualidade de vida.
O projeto atual é de um Multimedidor Kron Multi-K, como esse da foto.
Ele nativamente fala RS485, comunicação que uso muito, e protocolo modbus.
Sua lista de parâmetros é vasta:
Tensão (fase-fase, fase-neutro e trifásica)
Freqüência
Corrente (por fase e trifásica)
Potência ativa (por fase e trifásica)
Potência reativa (por fase e trifásica)
Potência aparente (por fase e trifásica)
Fator de Potência (por fase e trifásico)
THD (por fase de tensão e corrente)
Demanda ativa (média e máxima)
Demanda aparente (média e máxima)
Energia ativa (positiva e negativa)
Energia reativa (positiva e negativa)
Máximos (tensão e corrente)
Então, meu objetivo será monitorar os parâmetros de consumo de minha casa. Fato interessante que tenho alguns paineis solares e grid tie injetando energia na rede.
Vou então delinear a forma de monitorar todos esses parâmetros.
Qual a ajuda que preciso. Entender todos os parâmetros e suas funções e limites.
Espero que a empresa fabricante dê o suporte necessário, pois ter um potencial desses e não ter suporte seria muito frustrante.
Todos que quiserem ser atualizados se inscrevam no post e no canal do youtube para receber atualizações.
Esse será um grande projeto e podemos fazer coisas legais.
Detalhe, vamos dar um ar mais acadêmico a discussão, portanto vou buscar literatura e publicar também os autores.
Canal no youtube: www.youtube.com.br/farmsidney
Tags:
Quanto custou ?
Obrigado.
Comprei no ML, por 330,00. Ele custa geralmente 600,00.
Obrigado !
Olá amigo, tudo bom?
Sou estudante, e estou criando um supervisório para uma planta industrial que temos aqui na minha faculdade. Criei uma rede modbus para controlar as variáveis do meu processo, e preciso implementar este equipamento.
Mas não encontrei no manual nada a respeito dos endereços(Código da Função) para acessar valores como o de tensão e potencia ativa.Ex : envio para o endereço 3(endereço do meu equipamento na rede) o valor 405005(vou ler um valor word) que corresponde a tensão.
No manual deste equipamento esta muito vago, pois só diz que ele possui o protocolo de comunicação e mais nada. Qualquer duvida minha que você puder esclarecer ficarei muito grato, segue meu e-mail para contato: hugotrigomotta@gmail.com .
Sacanagem do fabricante não por no manual o mapa de memoria. Na verdade faz questão de não vender o produto.
Mais ta ai. pag 31
http://www.kronweb.com.br/download2.php?id=14525
Protocolo Aberto
Os multimedidores Mult-K realizam sua comunicação através do protocolo MODBUS-RTU, permitindo que, além dos softwares disponibilizados pela KRON, o mesmo se comunique com CLPs, sistemas supervisórios e qualquer outra aplicação que utilize o protocolo MODBUS-RTU. Para obtenção do Mapa de Registros do multimedidor, faça sua solicitação junto ao nosso Suporte Técnico.
Jucelei,
realmente acho uma sacanagem. Acho que eles deixam essa informação para o pós venda. Perda de tempo.
Mas o equipamento é bom. E como eu tinha a intenção de monitorar a energia solar produzida ele consegue medir esse parâmetro em energia ativa negativa.
Vamos fazer uma tela para ele?
Vou criar os datapoints e vc me ajuda com a tela gráfica? Topa?
Seu login está funcional, pode entrar lá.
Jucelei, bom dia.
Então eu ja até tinha visto isto no manual, e já faz uns dois dias que enviei o e-mail solicitando o mapa de registradores, mas até então nada. Hoje tentei novamente, e finalmente enviaram. O equipamento já está todo instalado e funcionando só faltava isso para adaptar meu no supervisório. Caso queira também me passa seu e-mail que lhe envio.
Muito obrigado pela ajuda!
Amigos,
agora tenho uma atualização. Depois de brincar com o equipamento isolado resolvi preparar um painel completo.
Vejam o vídeo do recebimento do painel. Claro que é algo bem caseiro. Estou com minha engenheira de automação dando o suporte, mas serve para ver o recebimento. Vou fazer agora o video de tudo funcionando.
Bem-vindo a
Laboratorio de Garagem (arduino, eletrônica, robotica, hacking)
© 2023 Criado por Marcelo Rodrigues.
Ativado por