O que acham de lançarmos o satélite lab de garagem? Tendo sei lá, uns 60cm. A parte fácil seriam as placas solares, e fazer um sistema com fotocélulas e servos para ajustar para a melhor localização do sol. As partes difíceis (mas não impossíveis) seriam a comunicação sem fio, e o lançamento. O satélite poderia ter algumas funções, por exemplo, poderia ser equipado com um arduino, e um relógio super preciso, para as pessoas consultarem o horário. Podia ter uma câmera pequena para tirar fotos, com algum processador que pudesse enviar as fotos por rádio. E até mesmo servir de mini servidor para comunicação e tal. Podemos inserir um motor com giroscópio para estabilizar o satélite, isso é fácil. Podemos enviar informações do espaço como temperatura, e tal. E poderia até ser acessado por qualquer um, por exemplo, com uma base de transmissão no próprio lab, que pudesse ser acessada por internet. Ele pode twittar do espaço. Enfim, dá pra fazer muitas coisas legais, podemos pensar em várias funções para o satélite!

 

Digam o que acham, e dêem suas ideias.

 

E lembrem-se: tudo é possível :)

 

Exibições: 2468

Responder esta

Respostas a este tópico

Mas com o barbante, o balão não subirá tanto a ponto de explodir, e não se perderá pois poderemos recolher de volta. Uma pergunta: e se deixarmos ele lá, o que acontecerá?

Enio Benatti disse:

Caros amigos, 

Vcs lembram de um grego famoso chamado Arquimedes ?

Ele nos diz que o empuxo de um corpo mergulhado em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado por este corpo !!

Ora , se temos um balão , cheio de alguma coisa flutuando no AR , o empuxo é dado pelo peso do volume de AR deslocado ! Não importa o que tem dentro do balão se é hidrogenio ou chumbo , o empuxo é o mesmo !

Portanto o empuxo é dado pelo volume do balão[m3] * peso por m3 de Ar (d=1,225Kg) (fonte).

obviamente , temos que descontar o peso do gas dentro do balão.

Como não vamos usar chumbo e sim o Helio d=0,1785 kg/m3 (fonte) Bem levinho este gas heim ?

Subtraindo um do outro temos um empuxo liquido de 1,225-0,1785= 1,0465 kg por m3 de balão.

Arredondando podemos assumir um empuxo de 1 Kg por m3 de balão ,usando o Helio. 

Agora este empuxo tem que levantar o balão (seja de que material for) , os equipamentos e 400m de barbante.

Não precisamos usar o valor de g , porque ambos os gases e as cargas úteis estão submetidas à mesma aceleração da gravidade.a não ser que os mais puristas queiram calcular o peso em Newtons.

Ao subir , a pressão atmosferica diminui , e o balão expande aumentando de volume.

O empuxo todavia não aumenta pois embora o volume tenha aumentado a densidade do ar diminuiu , cancelando o efeito do aumento do volume. Como a diferença entre as massas do Ar deslocado e do Helio dentro do balão continuam constantes , o empuxo deve se manter constante (não tenho certeza,preciso calcular).

Vai chegar uma hora que o volume é tão grande que o balão estoura e cai.

Acho que ja está bom por enquanto.

Abraços.

Enio

Até onde iria o balão se usassemos um balão MUITO GRANDE, de modo que mesmo expandindo MUITO, não exploda?

 

a minha dúvida é

"qual seria o material desse barbante?"

pois para "empinar" um balão desses em uma altitude relativamente alta o material a se usar tem que ser muito resistente

no final seria um cabo.

o problema: dependendo do material do cabo o peso dele seria tanto que não daria para erguer o balão a tal altura pois ele adicionaria  muito peso ao balão, assim o parando.

Teoricamente ele iria até os limites da Atmosfera , em torno de uns 100 Km de altitude , mas na pratica ele estoura antes porque o volume do balão teria que ser astronomicamente grande devido a enorme expansão do gas , praticamente no vacuo !

 

O recorde de altitude foi de um balão japonês de 60.000 m3 feito de um filme de polietileno de apenas 3.4 µm , que atingiu 53.000m de altitude !  Fonte:

In 2002 Japan achieved a new record: an ultra-thin-film balloon named BU60-1 made of polyethylene film 3.4 µm thick with a volume of 60,000 m³ was launched from Sanriku Balloon Center at 6:35 on May 23, 2002. The balloon kept ascending slowly at a speed of 260 m per minute and successfully reached the altitude of 53.0 km (173,900 ft), establishing a new world record for the first time in 30 years.[21]

Lucas Zanella disse:

Até onde iria o balão se usassemos um balão MUITO GRANDE, de modo que mesmo expandindo MUITO, não exploda?

 

O material mais obvio seria linha de pescar.

É forte , é leve , é barata , e principalmente é isolante !

Vc não quer atrair um Raio para o nosso balão não é mesmo ?

Mais forte seria uma linha de Kevlar , mas aí é muito caro ( talves não seja tão caro ).

Fibra de carbono não serve pois é condutor ( mesmo maus condutores podem conduzir o suficiente para

elevar o campo eletrico entre o condutor e uma nuvem carregada e provocar ionização.

Depois que ionizou , um abraço , é raio na certa).

Leonardo Yoshiaki Kamigauti disse:

a minha dúvida é

"qual seria o material desse barbante?"

pois para "empinar" um balão desses em uma altitude relativamente alta o material a se usar tem que ser muito resistente

no final seria um cabo.

o problema: dependendo do material do cabo o peso dele seria tanto que não daria para erguer o balão a tal altura pois ele adicionaria  muito peso ao balão, assim o parando.

cara, quanta linha de pesca pra aguantar o tranco de um balaão desses???

acho que até uma linha de pesca fininha aguentaria

se o empuxo vai ser de mo maximo 2Kg, essas linhas aguentam 10Km fácil...

 

A linha tem que suportar (empuxo do balão - peso dos equipamentos) + arrasto do vento no local.

No meu entender o maior problema é o vento , já que o empuxo do balão vai ser muito proximo

do peso dos equipamentos.

Não acho que seja um problema muito grande para alturas de até 1000 m.

Quanta linha tem num carretel de pesca , quanto pesa ? quanto aguenta ?

Aguentando uns 10 Kg já esta de bom tamanho.

Dados de linha de pesca 

então, por isso que eu me referi a "empinar" pois o vento seria o problema...

Enio, você que sabe como é o tempo lá em cima, pode fazer a aproximação da velocidade do vento no melhor dia possível para soltar o balão no lugar mais apropriado em sua opinião?

 

Vlw!

Pelos dados do site , para suportar 10kg tem que ser linha de 0,37 mm de diametro.

o peso da linha será (area x comprimento X densidade ) = pi x r2[m2] x 1000m x 1500Kg/m3=

107,5 EE-9 m2   x 1000 m x 1500 kg/m3 = 162 gramas ! é bem levinho !

Enio Benatti disse:

A linha tem que suportar (empuxo do balão - peso dos equipamentos) + arrasto do vento no local.

No meu entender o maior problema é o vento , já que o empuxo do balão vai ser muito proximo

do peso dos equipamentos.

Não acho que seja um problema muito grande para alturas de até 1000 m.

Quanta linha tem num carretel de pesca , quanto pesa ? quanto aguenta ?

Aguentando uns 10 Kg já esta de bom tamanho.

Dados de linha de pesca 

aqui: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/11976 tem um trabalho de mestrado sobre os ventos no Brasil , de uma olhada , com calma e veja o que descobre.

Leonardo Yoshiaki Kamigauti disse:

então, por isso que eu me referi a "empinar" pois o vento seria o problema...

Enio, você que sabe como é o tempo lá em cima, pode fazer a aproximação da velocidade do vento no melhor dia possível para soltar o balão no lugar mais apropriado em sua opinião?

 

Vlw!

se deixar lá , mais cedo ou mais tarde uma rajada de vento mais forte leva o balão embora !

A força que o vento faz no balão é proporcional ao quadrado da velocidade !

cada vez que dobra a velocidade do vento , multiplica-se por 4 a força na linha.

se o vento subir de 5 para 50 km/h a força na linha pode subir de 1kg para 100kg ! 

Uma linha que suporte 100 kg teria que ter 1,2 mm de diametro e pesaria 1,7 Kg/km.

Ainda é viavel...masteriamos que ter um empuxo extra de 1,7 Kg.

Tudo depende do tamanho do balão , e da velocidade máxima que se espera que ele suporte.

Lucas Zanella disse:

Mas com o barbante, o balão não subirá tanto a ponto de explodir, e não se perderá pois poderemos recolher de volta. Uma pergunta: e se deixarmos ele lá, o que acontecerá?

Enio Benatti disse:

Caros amigos, 

Vcs lembram de um grego famoso chamado Arquimedes ?

Ele nos diz que o empuxo de um corpo mergulhado em um fluido é igual ao peso do fluido deslocado por este corpo !!

Ora , se temos um balão , cheio de alguma coisa flutuando no AR , o empuxo é dado pelo peso do volume de AR deslocado ! Não importa o que tem dentro do balão se é hidrogenio ou chumbo , o empuxo é o mesmo !

Portanto o empuxo é dado pelo volume do balão[m3] * peso por m3 de Ar (d=1,225Kg) (fonte).

obviamente , temos que descontar o peso do gas dentro do balão.

Como não vamos usar chumbo e sim o Helio d=0,1785 kg/m3 (fonte) Bem levinho este gas heim ?

Subtraindo um do outro temos um empuxo liquido de 1,225-0,1785= 1,0465 kg por m3 de balão.

Arredondando podemos assumir um empuxo de 1 Kg por m3 de balão ,usando o Helio. 

Agora este empuxo tem que levantar o balão (seja de que material for) , os equipamentos e 400m de barbante.

Não precisamos usar o valor de g , porque ambos os gases e as cargas úteis estão submetidas à mesma aceleração da gravidade.a não ser que os mais puristas queiram calcular o peso em Newtons.

Ao subir , a pressão atmosferica diminui , e o balão expande aumentando de volume.

O empuxo todavia não aumenta pois embora o volume tenha aumentado a densidade do ar diminuiu , cancelando o efeito do aumento do volume. Como a diferença entre as massas do Ar deslocado e do Helio dentro do balão continuam constantes , o empuxo deve se manter constante (não tenho certeza,preciso calcular).

Vai chegar uma hora que o volume é tão grande que o balão estoura e cai.

Acho que ja está bom por enquanto.

Abraços.

Enio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço