O que acham de lançarmos o satélite lab de garagem? Tendo sei lá, uns 60cm. A parte fácil seriam as placas solares, e fazer um sistema com fotocélulas e servos para ajustar para a melhor localização do sol. As partes difíceis (mas não impossíveis) seriam a comunicação sem fio, e o lançamento. O satélite poderia ter algumas funções, por exemplo, poderia ser equipado com um arduino, e um relógio super preciso, para as pessoas consultarem o horário. Podia ter uma câmera pequena para tirar fotos, com algum processador que pudesse enviar as fotos por rádio. E até mesmo servir de mini servidor para comunicação e tal. Podemos inserir um motor com giroscópio para estabilizar o satélite, isso é fácil. Podemos enviar informações do espaço como temperatura, e tal. E poderia até ser acessado por qualquer um, por exemplo, com uma base de transmissão no próprio lab, que pudesse ser acessada por internet. Ele pode twittar do espaço. Enfim, dá pra fazer muitas coisas legais, podemos pensar em várias funções para o satélite!

 

Digam o que acham, e dêem suas ideias.

 

E lembrem-se: tudo é possível :)

 

Exibições: 2468

Responder esta

Respostas a este tópico

João e galera,

 

Eu acho que rola com balões de festa sim. Tem umas bexigas grandes de festa que devem ficar com 70cm de diâmetro, eu acho.

Qual será a taxa de expansão conforme ele sobe? Poderíamos calcular qual o volume mínimo para dar um bom empuxo de partida e deixar o resto do volume para expansão. Com a taxa de expansão, podemos estimar qual a altitude máxima que o balão vai chegar antes de estourar. A parte eletrônica é o de menos...

Outro problema, na minha opinião o mais complicado, seria encontrar uma região aberta, com vegetação não muito densa, e escolher uma data adequada com condição meteorológica favorável (ventos fracos), porque precisamos recuperar o equipamento (de preferência na mesma cidade hehehe...). Essa região também deve ter uma rede celular razoável, caso a gente não use transmissores de rádio.

Se a galera se animar mesmo, podemos marcar uns encontros virtuais/reais para organizar a empreitada, e tentar arrumar uma cidade para o lançamento não muito longe da maioria.

Só penso que não devemos inventar demais logo nas primeiras tentativas, sugiro começar com o básico e ir aprimorando as coisas aos poucos. Muita complexidade de partida pode acabar inviabilizando o projeto.

 

Abraços!

Marcelo, objetos que transitem acima de 2000m (nao tenho certeza desse numero) precisam de autorizacao da ANAC.

 

Esses lances burocraticos podemos nos informar com o pessoal que lanca foguete, por seguranca, esse requer uma area livre com radio livre de 500m.

 

Marcelo

 

A expansão do gás conforme a altitude já tem no gráfico que vc mesmo postou, o gráfico indica a pressão barométrica x altitude.

 

Abraços

E se for usado um balão que se expanda MUITO, mas que se encha bem pouco dele (porém de modo que suba), ele não explodirá? Até onde irá?

 

Bom, o balão não precisa transmitir a 2km de altitude, ele pode simplismente fazer o que tem que fazer e só transmitir sua localização quando voltar para o chão (basta medir com um sensor barométrico, eu acho)

 

Interessante o projeto!

sobre o espaço, a área aberta, pode ser problema se for a 25Km de altura

principalmente em SP

Acho que 2Km é um bom principio, para uma versão beta1.0

 

Imagine

com 2Km de altura, que segundo o Francis, deve ser a permissão da ANAC

Caindo a 50m/min (que vi em algum video a respeito hoje)

dá pra fazer até um carretel elétrico que traga ele de volta

2Km são praticamente 4 daqueles carretéis  grandes que soltávamos pipa (1800mts)

e isso já é alto pra cacete!

esse peso pode ser facilmente compensado com um balão a mais...

e desse jeito não perdemos o equipamento, ele volta na mão

=D

 

uma dúvida,

Alguém tem idéia de quanto custa 1m³ de hélio??

não faço a menor idéia

Tenho um cliente que vende, inclusive se for rapido pode emprestar o cilindro (custo ~ R$ 700,00).


1m^3 = R$ 150,00

2.8m^3 = R$ 252,00

 

Agora quanto vai precisar...

Enche um balao com Xm^3 e mede quanto gera de empuxo, ver qual o volume desses baloes grandes, estimar o peso da carga e fazer continhas.

 

Essa semana ou a proxima vou no cliente concluir um servico, se a resposta nao aparecer (deve ter na web uma constante m^3 / N) eu calco a cara e encho uma bechiga para teste.

 

 


Joao Azevedo disse:

...

uma dúvida,

Alguém tem idéia de quanto custa 1m³ de hélio??

não faço a menor idéia

Achei um tanto salgado esse valor,

ainda mais que vai estourar e perder,

 

pelo que o Google me disse o empuxo do H fica por volta de  1.115Kg/m³

varia um pouco conforme a temperatura e pressão ambiente,

dá pra fazer todo o kit de proteção, equipamento de filmagem e rastreio com menos de 1Kg?

não tenho muita noção de volume, mais imagino que 1m³ de pra encher uns dois bexigões

 

--

Agora vou fazer uma pergunta que eu ainda não consegui entender...

Quanto mais o balão sobe, menor a pressão externa, mais maior o volume que ele ocupa (( ok? ))

Porem, a -60°C o volume de um gás deveria diminuir tendendo a virar liquido e super-resfriar, (( certo? ))

Agora, o balão estoura pq ele congela e não suporta as deformações ou porque ele expande mais que o látex suporta?

Vamos aos numeros, a densidade do helio eh 0.1785kg/m^3 (a zero graus), assumindo aceleracao da gravidade em 9,81m/s^2, entao temos:


E = d.V.g (onde [E] Empuxo, [d] densidade, [V] volume e [g] gravidade)

E = 0.18 * 1 * 9.81

E = ~1.77N

 

Entao para a v1.0 eh bom nao fazer um aparato muito pesado, algo em torno de 1 ou 2 kg (empuxo 1.77Kg/m^3).

Mas esses calculos sao tomando a densidade eh a zero graus, a temperatura ambiente a densidade diminue, sendo assim o empuxo tambem.

 

 


Francis David Donato Pereira disse:

...Agora quanto vai precisar...

Enche um balao com Xm^3 e mede quanto gera de empuxo, ver qual o volume desses baloes grandes, estimar o peso da carga e fazer continhas.

 

Essa semana ou a proxima vou no cliente concluir um servico, se a resposta nao aparecer (deve ter na web uma constante m^3 / N) eu calco a cara e encho uma bechiga para teste.

 

...

Ola pessoal,

Eu sou atualmente bolsista do CRN-INPE(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e o pessoal la

esta fazendo a parte eletronica para ser lancado com o Kit para satelite CubeSat(com 10cm^3). Este satelite

sera lancado de 'carona' junto com outros satelites maiores e mais caros.

como o Emerson Castro havia mencionado, duas grandes dificuldades que eu escuto o pessoal la discutindo sao:

A baixa temperatura, que pode fazer com que os circuitos parem de funcionar, fazendo-se necessario a utilizacao

de componentes especiais e espaciais :) . Acho facil de imaginar um cristal quartz sair da frequencia em meio as variacoes na temperatura..

 

Outra dificuldade sao as radiacoes, que podem gerar interfecencias no circuito.. e nao seria divertido perder a comunicacao com o satelite..

meu trabalho no INPE nao esta relacionado a esse satelite, e nao entendo profundamente sobre essas coisas.. e nem sei a altitude em que o CubeSat sera posicionado.

 

Podemos conseguir tudo o que quisermos, se apenas quisermos o suficiente!
Boa sorte! 

Eu acho que tem alguem comendo bola nesses calculos....

Experimente (nos seus calculos) mudar o helio para chumbo , e verá que terá um empuxo incrivel !! 

Algo está errado...

Francis David Donato Pereira disse:

Vamos aos numeros, a densidade do helio eh 0.1785kg/m^3 (a zero graus), assumindo aceleracao da gravidade em 9,81m/s^2, entao temos:


E = d.V.g (onde [E] Empuxo, [d] densidade, [V] volume e [g] gravidade)

E = 0.18 * 1 * 9.81

E = ~1.77N

 

Entao para a v1.0 eh bom nao fazer um aparato muito pesado, algo em torno de 1 ou 2 kg (empuxo 1.77Kg/m^3).

Mas esses calculos sao tomando a densidade eh a zero graus, a temperatura ambiente a densidade diminue, sendo assim o empuxo tambem.

 

 


Francis David Donato Pereira disse:

...Agora quanto vai precisar...

Enche um balao com Xm^3 e mede quanto gera de empuxo, ver qual o volume desses baloes grandes, estimar o peso da carga e fazer continhas.

 

Essa semana ou a proxima vou no cliente concluir um servico, se a resposta nao aparecer (deve ter na web uma constante m^3 / N) eu calco a cara e encho uma bechiga para teste.

 

...

KKKKKKKKKKKKK

Olha, agora que puxou a orelha que reparei.... e foi engracado a comparacao do chumbo :-)

Mas ainda nao sei o erro, mas nao conta por enquanto, deixa eu quebrar a cabeca.



Enio Benatti disse:

Eu acho que tem alguem comendo bola nesses calculos....

Experimente (nos seus calculos) mudar o helio para chumbo , e verá que terá um empuxo incrivel !! 

Algo está errado...

Galera,

 

Putz, eu ia adorar ter um tempo para fazer esses cálculos (sério! sou nerd mesmo), mas o tempo tá f... 

Algo me diz que vamos usar PV=nRT. Certo? E tem essas equações para o empuxo, para que a razão de subida seja razoável para o tempo de vôo não ser muito longo e esse balão não terminar no Atlântico ou no Pacífico...

Acho que dependendo do vento, 1 hora de võo já dá uns bons km de deslocamento horizontal, o que vai dar em um pouso em alguma cidade vizinha.

 

Outra pergunta, alguém poderia assumir a liderança do projeto? Sugiro isso, porque quando tem alguém agitando, as coisas acontecem. Tipo organizar a contaiada, distribuir tarefas, definir prazos, organizar votações e debates (a gente tem o TreinaTom para fazer apresentações/reuniões do projeto, e por aí vai...

O lab tem interesse total em apoiar esse projeto. Mas não temos pessoal disponível para liderar/organizar. :(

 

Não sei, mas acho bacana mesmo essa proposta. Gostaria de ver acontecer.

 

Abraços!!!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço