Bom dia

 Alguém teria para disponibilizar o esquema de um circuito em que aplicando um sinal digital de 0 a 5v na entrada  eu tenha na saída um sinal analógico  de 0  a 10v  / 4 a 20ma?

  Obrigado. 

Exibições: 1372

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde. 

Eu tinha entendido  o inverso. 

Então veja se é isso que precisa:

https://www.circuitar.com.br/nanoshields/modulos/adc-4-20/index.html

(esse link tem até o diagrama esquemático) 

https://wiki.iteadstudio.com/4-20mA_Sensor_Brick

 José , esse módulo certamente resolveria, tem mesmo até o circuito, mas o meu caso ainda tem um agravante ... esse circuito demanda implementação de biblioteca o case do projeto não pode ter biblioteca ...  será que esse circuito funcionaria sem a biblioteca, acho q não né ?

Boa noite,

Não pode ter Biblioteca? Porque? Favor explicar. 

Trabalho de escola?

  Foi uma exigência do cliente ...   a parte de programação será dele, eu apenas estou construindo o hardware . O processador é o Atmega 328

  Me parece uma espécie de CLP no fim das contas. Não exatamente uma CLP mas algo bem próximo e ele disse que fará a programação do hardware em LADDER,
  Tenho tudo estruturado a nível de hardware, apenas preciso resolver essa problemática das analógicas.

 Tem sensores que usam 4 fios , neste caso a leitura é via tensão e tem sensores de 2 fios apenas neste caso a leitura é por corrente ....

Olá Syscom!

   Desculpa, mas ainda não ficou claro para mim.

   Quando você diz "tem sensores de 2 fios apenas neste caso a leitura é por corrente ....", sinto um "cheiro" de sensor do tipo Namur. Neste caso, como se diz popularmente, "o furo é mais embaixo".

   Para este tipo de sensor o circuito de interface é mais sofisticado, pois o sensor funciona como uma fonte de corrente controlada pela grandeza que mede. O sensor tem de ser alimentado e gera uma corrente no próprio fio de sua alimentação. Veja neste LINK -> What's a Namur sensor

   Você poderia dar exemplos destes sensores de 4 e 2 fios? Os de 2 fios por corrente são do tipo Namur?

   Grato!

D.T. Ribeiro.

 Neste vídeo ele mostra um mesmo sensor versões com 4 ou 2 fios .

 https://www.youtube.com/watch?v=Hr81-_SNqpMhttps://www.youtube.com/...

4:19 min   4 fios
4:49 min   2 fios

Bingo!

   O sensor a dois fios mencionado é o sensor tipo Namur. Apenas a título de informação, esta nomenclatura não é oficial, mas consagrada pelo uso na indústria. O nome mais adequado foi o que o rapaz do filme utilizou: sensor passivo a dois fios. Eu acrescentaria: Analógico, com saída em corrente, de 4 mA a 20 mA.

   Existem sensores analógicos a dois fios que não sejam Namur? Sim, termopares, por exemplo.

   Mas acho que só estás interessado em sensores analógicos que forneçam tensões na faixa de 0 V a 5V ou 10 V ou correntes na faixa de 0 mA a 20 mA.

   Bem, no caso do sensor analógico passivo a dois fios com saída em corrente ( entendeu porque a galera usa Namur? ), a mesma entrada analógica de corrente vai funcionar, com a vantagem adicional de que você só alimenta o sensor com +VDC, tipicamente +24 VDC, e não precisa do GND no sensor. O único cuidado é que o GND da fonte cujo +VDC vai para o sensor, tem que ser o mesmo da alimetação do conversor A/D do µC.

   No próprio filme há um trecho em que ele mostra como o sensor é usado no PLC. No µC é a mesma coisa.

Abração.

D.T. Ribeiro.

 Entendi. Obrigado pela explicação.

 No caso então dos sensores de 4ma a 20Ma não funcionaria né?  Muda tanto assim o circuito para q funcionasse tmb (Datur) ?

 Uma coisa que observei é que as Plc em geral são apanas 2 portas dessas analógicas de entrada, é isso mesmo?

Olá, Syscom!

   Vai funcionar, sim. O único cuidado é ligar os sensores conforme está no filme. Um fio do sensor vai ao +24 VDC e o outro à entrada analógica em corrente do sistema ( PLC ou a tua placa ).

   O GND do +24VCC que vai no sensor tem que estar ligado ao GND do circuito de entrada do conversor A/D.

   Quanto ao número de portas analógicas dos PLCs, alguns tem uma ou duas no módulo que a gente costuma chamar de MAIN ou CPU, mas praticamente todos permitem o acréscimo de módulos adicionais, via um sistema de conexão conveniente. Estes módulos podem ser de entradas e/ou saídas digitais, entradas analógicas, saídas analógicas, interfaces de comunicação, etc.

   Ocorre que os módulos mais caros dos CLPs costumam ser as entradas analógicas, daí porque  talvez você tenha visto poucas.

Abração!

D.T. Ribeiro.

 Prezado D.T. Ribeiro. ,

 

  Muito agradecido por todas as suas explicações.

You're welcome!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço